Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão em português do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/tb.
As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo.
Questões para debate
1. Elias já veio e não o conheceram. Ao dizer esta frase a quem Jesus se referia?
2. Num dia de sábado, como os discípulos de Jesus tivessem fome, eles colheram as espigas que encontraram e comeram. Os fariseus, indignados com o que viram, disseram a Jesus que não era lícito seus discípulos procederem daquele modo num sábado. Que Jesus lhes respondeu?
3. A cura de um endemoninhado cego e mudo, promovida por Jesus, excitou a inveja dos fariseus, que diziam que Jesus expulsava os demônios porque tinha parte com Belzebu. Que resposta Jesus lhes deu?
4. Que nos narra a parábola do semeador e como Jesus a interpretou?
5. Qual é, segundo Jesus, o significado da parábola do joio do campo?
Texto para leitura
33. A boca fala do que está cheio o coração - Na sua caminhada, Jesus ia transmitindo ensinamentos valiosos aos que o seguiam. Eis, de forma resumida, alguns deles: “Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.” “Pelo fruto se conhece a árvore.” “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” “O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.” (Mateus, 12:31 a 12:37.)
34. Os escribas pedem, e Jesus lhes dá um sinal - Então, alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: “Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal”. Jesus lhes respondeu: “Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra”. E acrescentou: “Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas. A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é mais do que Salomão. E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros”. “Assim acontecerá também a esta geração má”, acrescentou Jesus. (Mateus, 12:38 a 12:45.)
35. Jesus e sua verdadeira família - Jesus falava à multidão quando chegaram sua mãe e seus irmãos, que queriam falar-lhe. Alguém então lhe disse: “Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te”. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: “Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?” E, estendendo sua mão para os seus discípulos, disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Mateus, 12:46 a 12:50.)
36. Jesus e as parábolas - Após narrar a parábola do semeador, Jesus explicou aos seus discípulos por que falava ao povo por parábolas: “Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem, se dará, se terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram”. (Mateus, 13:10 a 13:17.)
37. O reino dos céus é como o fermento - Jesus propôs-lhes então outra parábola, dizendo: “O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; o qual é, realmente, a mais pequena de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu e se aninham nos seus ramos”. E contou-lhes também esta outra: “O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado”. Tudo isto disse Jesus por parábolas, e nada falava à multidão sem parábolas, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: “Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo”. (Mateus, 13:31 a 13:35.)
38. O reino dos céus é como uma pérola valiosa - Depois de explicar o sentido da parábola do joio do campo, Jesus contou-lhes estas outras parábolas: “Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a. Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora”. Dito isto, acrescentou o Senhor: “Assim será na consumação dos séculos; virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes”. (Mateus, 13:44 a 13:50.)
Respostas às questões propostas
1. Elias já veio e não o conheceram. Ao dizer esta frase a quem Jesus se referia?
Ele se referia a João Batista, afirmando com toda a clareza que um e outro eram a mesma pessoa. (Mateus, 11:12 a 11:15.)
2. Num dia de sábado, como os discípulos de Jesus tivessem fome, eles colheram as espigas que encontraram e comeram. Os fariseus, indignados com o que viram, disseram a Jesus que não era lícito seus discípulos procederem daquele modo num sábado. Que Jesus lhes respondeu?
Primeiro, ele lembrou-lhes que Davi e seus companheiros, em pleno sábado, entraram na casa de Deus e comeram os pães da proposição, que apenas aos sacerdotes era lícito comer. Depois, disse: “Aqui está o que é maior que o templo”, acrescentando que o Filho do homem é senhor do sábado. (Mateus, 12:1 a 12:8.)
3. A cura de um endemoninhado cego e mudo, promovida por Jesus, excitou a inveja dos fariseus, que diziam que Jesus expulsava os demônios porque tinha parte com Belzebu. Que resposta Jesus lhes deu?
Jesus lhes disse: “Todo o reino dividido contra si mesmo será desolado, e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expele a Satanás, está dividido contra si mesmo; como, então, subsistirá o seu reino? Se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expelem vossos filhos?”. (Mateus, 12:22 a 12:30.)
4. Que nos narra a parábola do semeador e como Jesus a interpretou?
Segundo a parábola do semeador, um homem saiu a semear. Quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram-na. Outra parte caiu nos lugares pedregosos, onde não havia muita terra; logo nasceu, porque a terra não era profunda, e tendo saído o sol, queimou-se; e porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra caiu na boa terra e dava fruto, havendo grãos que rendiam cem, outros sessenta, outros trinta por um. Eis a explicação dada por Jesus: Quando alguém ouve a palavra do reino e não a entende, vem o maligno e tira o que tem sido semeado no seu coração: este é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado nos lugares pedregosos, é quem ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem em si raiz, antes é de pouca duração; e sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é quem ouve a palavra, mas os cuidados do mundo e a sedução das riquezas abafam a palavra, e ela fica infrutífera. O que foi semeado na boa terra é quem ouve a palavra e a entende, e verdadeiramente dá fruto, produzindo a cem, a sessenta ou a trinta por um. (Mateus, 13:3 a 13:8; 13:18 a 13:23.)
5. Qual é, segundo Jesus, o significado da parábola do joio do campo?
Diz essa parábola que o reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo, mas, enquanto os homens dormiam, veio um inimigo dele, semeou joio no meio do trigo e retirou-se. Quando a erva cresceu e deu fruto, então apareceu também o joio. Chegando os servos do dono do campo, disseram-lhe: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Pois donde vem o joio? Ele respondeu-lhes: Homem inimigo é quem fez isso. Os servos continuaram: Queres, então, que vamos arrancá-lo? Não, respondeu ele, para que não suceda que, tirando o joio, arranqueis juntamente com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar, mas recolhei o trigo no meu celeiro. A interpretação dada por Jesus foi esta: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são anjos. Pois assim como o joio é ajuntado e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino tudo o que serve de pedra de tropeço e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. (Mateus, 13:24 a 13:30; 13:36 a 13:43.)