WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 164 – 27 de Junho de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Jaqueline Bampi (Caxias do Sul, RS)
Sábado, 19 de junho de 2010 às 16:44:47

Olá! Mais uma vez recorro aos amigos para obter uma informação: durante a gestação, o espírito do bebê fica junto com o corpo do bebê, no ventre da mulher, ou fica próximo, mas do lado de fora do corpo da mulher até o momento do nascimento?
Muito obrigada, novamente!
Jaqueline
 

Resposta do Editor: 

O assunto objeto da mensagem acima foi tratado nesta revista na edição 24, que a leitora pode acessar clicando em http://www.oconsolador.com.br/24/esde.html. Lemos no texto mencionado que no período que se estende da concepção ao nascimento o estado do encarnante assemelha-se ao do Espírito encarnado durante o sono. Os Espíritos mais evoluídos gozam de maior liberdade, mas desde o momento da concepção o Espírito sente as consequências de sua nova condição e começa a sentir-se perturbado. Uma espécie de torpor, agonia e abatimento o envolve gradualmente, intensificando-se até o término da vida intrauterina. Suas faculdades vão-se velando uma após outra, a memória desaparece, a consciência fica adormecida, e o Espírito como que é sepultado em opressiva crisálida. Esse fenômeno se deve à constrição do perispírito e à sua limitação pelo corpo, que fazem com que a existência no Plano Espiritual e a consciência das vidas pregressas volvam ao inconsciente.

No livro Missionários da Luz, cap. 14, pp. 242 a 249, André Luiz traz informações interessantes sobre o assunto. Mencionando o caso Segismundo, diz ele que depois do vigésimo dia de gestação, quando o embrião atinge a configuração básica, Raquel e Segismundo – mãe e filho – poderiam ser visitados a qualquer hora, porque então  conseguiriam ausentar-se do corpo com facilidade. Na noite do vigésimo dia, a visitação passou a ser permitida e não foram poucos os amigos espirituais que aguardavam esse momento. Raquel sentia-se agora aliviada e quase ditosa, o mesmo ocorrendo com Segismundo, que fios tenuíssimos prendiam à organização fetal. À medida que Raquel se afastava, Segismundo também podia afastar-se, não lhe sendo possível abandonar a companhia maternal. Raquel asilava-o, então, nos seus braços carinhosos, enquanto sorria fora do campo material mais denso.

Registre-se por fim que, excetuado o livro citado, há poucas referências na literatura espírita sobre o tema em foco.

 

De: Luiz Bregantim (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 16 de junho de 2010 às 10:56:59

Adorei o Evangelho aberto ao acaso. Tenho um site da minha casa espírita (desses grátis). Eu poderia colocá-lo na minha página? Se sim, como faço?

Luiz
 

Nota do Editor: 

A direção da revista entrará em contato diretamente com o leitor.

 

De: Marta B. (Porto Alegre, RS)
Sábado, 19 de junho de 2010 às 22:42:57

Senhores, tenho algumas dúvidas que desejo elucidar. Devo mandar minhas perguntas via correio ou e-mail?
Grata.

Marta
 

Resposta do Editor: 

As perguntas dos leitores devem ser enviadas por e-mail à redação da revista.

 

De: Liliane Bernardes (Francisco Morato, SP)
Quinta-feira, 17 de junho de 2010 às 13:57:35

Eu gostaria de saber sobre a questão da alma gêmea, se essa questão realmente existe ou se é um mito que surgiu e até hoje é forte entre os seres humanos mencionar essa questão...
Existe ou não?
Grata,
Liliane Bernardes
 

Resposta do Editor: 

O tema alma gêmea foi tratado na seção O Espiritismo responde, que a leitora pode acessar clicando em http://www.oconsolador.com.br/11/oespiritismoresponde.html/.

Segundo Emmanuel, almas gêmeas existem, sim, e diversos autores desencarnados respeitados, a exemplo de Jésus Gonçalves, André Luiz, Manoel P. de Miranda e Victor Hugo, o apoiam, porque todos eles se valeram dessa expressão em um e outro momento de suas obras. A questão consiste em definir o que sejam almas gêmeas, cabendo-nos lembrar que, segundo a doutrina exposta em "O Livro dos Espíritos", não existem almas feitas aos pares, não existem almas idênticas a outras, e não se aplica aos Espíritos o conceito usual pertinente ao vocábulo gêmeos tal como o utilizamos quando nos referimos a irmãos que nascem decorrentes de uma mesma gestação. As almas gêmeas seriam pessoas que se buscam, que nutrem uma pela outra um carinho especial, e tal relação prossegue até que ambas atinjam o estágio da perfeição. Essa afeição nasce certamente de uma espécie de afinidade especial decorrente, talvez, do fato de haverem iniciado juntas o processo evolutivo.

 

De: Ellsworth Braun de Oliveira Soares (João Pessoa, PB)
Quinta-feira, 17 de junho de 2010 às 15:26:08

Eu gostaria de ganhar um livro gratuito de Allan Kardec ou Chico Xavier.

Ellsworth

Resposta do Editor: 

Nossa revista não é vinculada a nenhuma livraria ou distribuidora de livros espíritas, mas a leitora pode baixar diversos livros de Kardec e de Chico Xavier clicando no link Biblioteca Virtual que figura à esquerda na página inicial de nosso site – www.oconsolador.com/.

 

De: Claudia Werdine (Madri, Espanha)
Sexta-feira, 18 de junho de 2010 às 16:37:37

Gostaria de parabenizar ao companheiro Marcos Vinicius pelo brilhante artigo intitulado "A Casa Espírita roubou meu pai...". Concordo plenamente com as colocações apresentadas, pois como evangelizadora observo as consequências que este excesso de permanência na Casa Espírita se manifesta no comportamento infanto-juvenil.
Claudia Werdine

 

De: Vanildes Rodrigues dos Santos (Alagoinhas, BA)
Sexta-feira, 18 de junho de 2010 às 17:48:44

Gostaria de saber se algum membro da FEB já tomou conhecimento da ABRAN (Associação Brasileira de Numerologia), fundada em São Paulo, por Roberto Machado (Roberto Numerólogo) e qual a posição da mesma, visto que ele diz que esta é uma ciência de autoconhecimento, sem cunho religioso, mas consequentemente de prática espiritual.
Grata desde já!
Vanildes
 

Resposta do Editor: 

Não temos conhecimento do assunto. A leitora deve dirigir-se diretamente à Federação Espírita Brasileira.

 

De: Roberto Monteiro Costa (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 19 de junho de 2010 às 17:51:34
Assunto: Especial 162 - Pureza doutrinária - Parte 2

A cada assunto que leio sobre o Espiritismo eu me entusiasmo mais com os ensinamentos.

Obrigado.

Roberto

 

De: Tony Corona (São Paulo, SP)
Domingo, 20 de junho de 2010 às 09:59:25

Tenho em arquivo (PDF) a obra Exilados de Capela que nosso irmão Nedi Moraes, de Camboriú/SC, está procurando para download. Se ainda tiver dificuldade em achar na Web, mande um e-mail que eu retorno com o arquivo.

Tony

 

De: Joana Ocha (São Paulo, SP)
Domingo, 20 de junho de 2010 às 20:47:00
Caros amigos, muita paz!
Como foi excelente relembrar a presença da parapsicóloga e sensitiva russa Bárbara Ivanova. Estive em sua palestra em Recife há vinte anos atrás. Fiquei maravilhada com sua declaração publica em ter a nítida certeza de que numa de suas últimas encarnações viveu como um humilde seringueiro, no interior da Bahia. Até mesmo o fato de ter facilidade em se expressar em português atestava este fato. Por estas e outras COMPROVAÇÕES, vi naquela nobre "profeta" a humildade  de uma cientista que compreende os desígnios de Deus.
Ela falou-nos nas transformações no planeta com a verticalização do eixo da Terra e as consequências do nosso comportamento ético, pelo que os dilúvios, terremotos e vulcões são a resposta da Terra aos nossos males. Lamentamos este ataque que se torna mais selvagem HOJE para com a NOSSA MÃE TERRA-ESCOLA, quando a cada dia que passa barris de petróleo vomitam em sua artéria vital que é o OCEANO, o veneno da ganância fratricida. Apenas, ressalvo que TUDO isto precisa vir à tona para que o joio seja desmascarado e que o TRIGO POSSA SER fortalecido! Para que "os mansos e pacíficos" herdem a terra e que o "REINO CRÍSTICO" IMPERE NA NOVA ERA.   
Assim, gratificada estou por ter tido a resposta ao meu e-mail anterior e por poder interagir com a edição 163 do virtual O Consolador. Estamos fadados a admitir que haveremos de sofrer estes embates físicos e psicológicos em nossa existência atual, porém para que a árvore proporcione frutos saudáveis a PODA, A PULVERIZAÇÃO E A ADUBAÇÃO são feitas e as pragas são expulsas para que as abelhas, borboletas, pássaros e pomicultores se nutram de sua vitalidade. Assim é nosso processo retificador:  
saem as ervas daninhas, brotam as flores e frutos para que o JARDINEIRO CELESTE possa  apreciar a  TERRA regenerada.
Grande tributo foi prestado a Bárbara Ivanova. 
Parabéns a "O CONSOLADOR", pela homenagem prestada.
Sua mais recente leitora,
Joana Ocha 

 

De: Karin Torciano (Penápolis, SP)
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 às 14:57:45

Boa tarde! Gostaria de saber sobre um artigo que ouvi dizer sobre a reencarnação de André Luiz. Se puderem me informar como achá-lo, só tenho a agradecer.

Até mais.

Karin

Resposta do Editor: 

Não temos nenhuma informação confiável a respeito do retorno de André Luiz à existência terrestre. 

 

De: Tino Perez (São Paulo, SP)
Terça-feira, 22 de junho de 2010 às 00:14:47

Aos Amigos, como deve ser de seu conhecimento o Posto Samaritano Abolição, vinculado ao Programa CVV de Prevenção ao Suicídio e Apoio Emocional, realiza há 48 anos um trabalho para a sociedade de apoio emocional e consequentemente evitando o suicídio e utiliza o telefone como ferramenta para aqueles que desejem fazer contatos com nossos voluntários. O Posto Abolição é o primeiro posto a fazer este tipo de contato com a população tentando prevenir o suicídio.
Para que isso aconteça é preciso sempre manter um numero razoável de voluntários para que o serviço possa existir e com objetivo de ampliar o quadro de voluntários estaremos realizando nos dias 17/07 e 18/07/2010 um novo curso e para isso precisamos da sua colaboração em divulgar o evento conforme release abaixo.
Portanto a participação do amigo na divulgação ou participação do evento é de muita importância.
Tino
 

Nota do Editor: 

Com a mensagem acima veio a seguinte nota:

O Posto Samaritano Abolição, Vinculado ao Programa CVV de Apoio Emocional e Prevenção ao Suicídio, nos dias 17 e 18 de julho realizará curso para a seleção de novos voluntários da entidade. Nos dois dias do evento, que no sábado, dia 17, vai das 13h às 19h e no domingo, dia 18, das 13hs às 19h, será apresentada a filosofia da entidade e a forma de conduta a ser seguida pelo voluntário. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na sede da entidade na Rua da Abolição 411 - Bela Vista - SP em horário comercial ou pelo telefone 3242-4111 após as 19 horas ou por e-mail: samaritanos.abolicao@gmail.com

Durante a atividade - que é gratuita - haverá seleção dos interessados em colaborar com a entidade. Para ser voluntário Samaritano, vinculado ao Programa CVV Prevenção ao Suicídio, Apoio Emocional e Valorização da Vida, basta ter mais de 18 anos, ter disponibilidade de tempo (média de 4 horas e meia por semana), disposição para ajudar o próximo e abertura para o autoconhecimento.

Instituição sem fins lucrativos, os postos Samaritanos desenvolvem trabalhos de apoio emocional por meio de contatos telefônicos, atendimento pessoal, via correio, e-mail e mais recentemente, via chat, no próprio site da entidade(www.cvv.org.br).”

 

De: Anísio Antonio Izidoro Gleisson Roberto de Medeiros (Betim, MG)
Terça-feira, 22 de junho de 2010 às 06:45:49

Exmo. Senhor,
Venho por meio convidar Vossa Senhoria para conhecer a nossa comunidade nos ajudar na conclusão das obras de construção de um Centro Comunitário, que já estão bastante adiantadas. Custo para conclusão das obras R$ 10.000,00 "dez mil reais", qualquer ajuda é bem vinda, não estamos estipulando valores ou quantia, não em dinheiro e sim, doações em materiais de construção, falta, piso, parte elétrica, hidráulica, reboco e pintura.
Esse espaço será um mecanismo de inclusão social, especialmente para as mulheres chefes de famílias vitimas da hanseníase, de violência doméstica ou discriminação, queremos acolher crianças e jovens, filhos de Leprosos, que estão deixando de ir para a escola, para pedir esmolas pelas ruas e semáforos, enquanto isso, aumenta as estatísticas de evasão escolar, analfabetismo, são vitimas de exploração de mão-de-obra, trabalho e prostituição infantil.
Várias crianças com idade entre 12 e 21 anos, acabaram se envolvendo como uso e álcool, drogas, pedófilos, passaram a cometer crimes (roubo de carteiras, bolsas, relógios) de condutores de veículos que ao pararem nos semáforos, se negam a dar, muitos tiveram seus veículos danificados ou foram ameaçados.
Nossa Entidade, não tem fins lucrativos ou econômicos, a nossa missão é resgatar a dignidade humana, moral e cultural daqueles que vivem em situação de exclusão social, por meios de programas e atividades que possam inserir na sociedade seres humanos plenamente restaurados em sua civilidade.
O Centro Comunitário, oferecerá cursos de inclusão digital, manutenção e montagem de computadores, alfabetização para jovens, adultos, artesanato, corte e costura, design de modas, cursos de qualificação, para melhorar a qualidade de vida, diminuir as desigualdades sociais e sair da pobreza e da miséria em que sobrevivem. 
A construção desse espaço comunitário, será um investimento social inovador e da maior importância, causará um impacto social. Não se trata apenas de uma construção e sim, da oportunidade de superação da pobreza, da miséria, da exclusão e desigualdades sociais. 
Queremos tirar das ruas mulheres vitimas da lepra, que estão se prostituindo e colocando os seus filhos para pedir esmolas, enquanto isso deixam de ir para a escola, aumentando os índices de crianças e adolescentes com HIV, prostituição e trabalho infantil, nossa meta é combater a fome, a miséria, a desnutrição infantil e a violência, causados pela fome, dar a essas famílias, educação, cidadania, lazer, atividades artísticas e culturais.
Local da obra: Rua Padre Damião, numero 254, ao lado da Igreja Presbiteriana, na Colônia Santa Izabel "Rua principal da Colônia Santa Izabel".
Contato: (031) 3530.7228 - 9744 60 59 anisioizidoro@ig.com.br Gleisson_mederios@yahoo.com.br

Cordialmente,
 
Anísio Antonio Izidoro Gleisson Roberto de Medeiros 
Coordenador e Idealizador do Projeto PRESIDENTE

 

De: Lorena Costa Azevedo (Biguaçu, SC)
Terça-feira, 22 de junho de 2010 às 17:14:37

Boa Tarde a todos,
Sou evangelizadora no centro espírita Caminho de Luz no bairro Procasa no município de São José-SC, o que para mim é motivo de muita felicidade.

Gostaria se possível receber sugestões de filmes pra os evangelizandos, trabalho com as crianças de até 6 anos, mas estou aberta para qualquer sugestão, assim repasso para os meus amigos evangelizadores.

Obrigada desde já, que Deus nos abençoe.
Lorena Azevedo

Resposta do Editor: 

Há sites excelentes para quem trabalha na área da evangelização.

Um deles é este: http://www.projeto1868.org/, em que vídeos, apresentações em PPS e sugestões diversas podem ser obtidos via internet, gratuitamente. Outro site importante, mantido pelo Grupo Espírita Seara do Mestre, é http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao, que apresenta igualmente um farto material de grande qualidade para os que atuam na atividade de evangelização infanto-juvenil.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita