WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Internacional
Ano 4 - N° 164 – 27 de Junho de 2010

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Madri (Espanha) 

 

A pequena Nieuw-Vennep sedia o II Encontro Fraterno Holandês

Promovido pelo Conselho Espírita Holandês, o Encontro tem como objetivo principal integrar ainda mais as crianças, os jovens e os adultos ao movimento espírita
 

Foi com alegria que retornamos a Holanda, desta vez visitando a charmosa cidade de Nieuw-Vennep, onde participamos no último domingo, dia 20 de junho, do II Encontro Fraterno Holandês (fotos).

Nieuw-Vennep é uma pequena cidade situada na província da Holanda do Norte, localizada a 30 km da capital do país, Amsterdã. A cidade, apesar de pequena, possui uma ótima infraestrutura, é bem organizada, limpa e moderna.

O povo da cidade provém de várias partes do mundo e dos Países Baixos, e por se localizar muito próxima de Amsterdã possui a mesma riqueza cultural da capital neerlandesa, permitindo que estrangeiros de diferentes credos e culturas convivam pacificamente.

Chegamos a Amsterdã na 6ª feira, dia 18, já que no sábado realizamos uma pequena reunião visando avançarmos no planejamento das atividades infanto-juvenis que, inicialmente, estão previstas para setembro deste ano, já que é uma prioridade do Conselho Espírita Holandês.

O domingo chegou chuvoso e frio, mas fomos recolhidos no hotel pelo confrade holandês Loek Schilder que, com seu sorriso e sua boa vontade, inundou nosso domingo de luz e transformou nossa viagem até Nieuw-Vennep numa agradável conversa de amigos, apesar de ter sido a primeira vez que nos encontrávamos.

O local escolhido para o Encontro foi o acolhedor Ontmoetings Centrum‎, um confortável complexo de salas, café, teatro, onde funciona a Associação de Moradores. Além de confortável, o espaço possui uma atmosfera agradável, aconchegante, com um atendimento ímpar do funcionário local. Realmente foi um local muito bem escolhido pela organização do evento, assim como pela Espiritualidade Superior.

O II Encontro Fraterno foi promovido pelo Conselho Espírita Holandês e teve como objetivo principal integrarmos ainda mais as crianças, jovens e adultos ao movimento espírita, visando promover a união de todos em prol do estudo e da vivência dos ensinamentos contidos na Codificação Kardequiana.

O evento é realizado na Holanda de maneira pioneira aqui na Europa e consiste especialmente em trabalharmos juntos, através de atividades e dinâmicas específicas, crianças, jovens e adultos.

O tema abordado neste ano foi “Construindo a Paz”, tendo como base para as atividades a seguinte frase de Chico Xavier: “... Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode iniciar agora e fazer um novo fim”.

A Dinâmica de Apresentação teve como objetivo principal estreitar as relações dentro do grupo

Fatores que contribuem para a construção da paz, como a percepção e o respeito aos valores individuais e coletivos; a convivência e o respeito às diversidades; a necessidade da cooperação e da solidariedade; a importância da responsabilidade social; a reflexão sobre preconceitos... foram tópicos desenvolvidos durante o evento, que foi aberto por Maria Moraes, presidente do Conselho Espírita Holandês, que amorosamente agradeceu a importante presença de todos, já que naquele dia eracomemorado o Dia dos Pais na Holanda  e,  mesmo  assim,   as   pessoas

Local do evento

Grupo de participantes

Marina, Bianca, Claudia, Obed,
Elisangela, Maria e Dalva.

Trabalho em grupo

Trabalho em grupo

Paulo, Brian e David

Claudia Werdine e Maria Moraes, presidente do Conselho Espírita Holandês

Gerlane e Jasmiyn

conseguiram  encontrar um tempinho para estar conosco e estudarmos juntos. A seguir, Marina Steagall proferiu a prece de abertura, convidando-nos ao estudo dedicado e ao trabalho renovado.

Dando continuidade, iniciamos as atividades programadas da seguinte forma:

1. Dinâmica de Apresentação, que teve como objetivo principal estreitar as relações dentro do grupo, visando promover a confraternização e a inibição dos participantes. Esta atividade foi realizada com a participação de todo o grupo, ou seja, as crianças, jovens e adultos. Foi um momento muito descontraído e divertido, que aproveitamos para dar boas risadas.

2. Trabalho em Grupos:

Crianças: Vivendo em Sociedade – a maledicência.

Responsável: Gerlane.

O tema foi trabalhado através da história “As Três Peneiras: Verdade, Bondade e Utilidade”.

Jovens: Minha responsabilidade – Manifesto UNESCO 2000, Década da Cultura de Paz para as Crianças e Jovens do Mundo.

Responsável: Paulo

Os jovens iniciaram a atividade assistindo a um vídeo sobre a violência, discutiram suas responsabilidades perante a construção da paz e debateram cada item do Manifesto UNESCO 2000.

Adultos: O que é ser espírita? Suas responsabilidades perante a construção da Paz: vivenciar em todos os momentos os ensinamentos da Doutrina Espírita.

Responsável: Marina.

Os adultos se subdividiram em grupos menores e debateram a relação entre Educação e Espiritismo, Ser Espírita e suas Responsabilidades.

A presença da Espiritualidade Superior pôde ser sentida de maneira muito clara durante todo o evento

 “... Eduque-se o homem e teremos a Terra verdadeiramente transformada e feliz!...”  - Guillon Ribeiro.

“... Filhos, somente através do Evangelho vivido à luz da Doutrina Espírita encontrará o homem a paz, a serenidade e o caminho do amor nobre...” – Bezerra de Menezes.

3. Apresentação das conclusões e de um vídeo específico sobre como nossos exemplos podem sensibilizar as pessoas, com vistas a uma modificação de conduta na direção da edificação da paz no mundo, paz esta que deve iniciar dentro de cada um de nós.  Esta atividade foi realizada com a participação de todos juntos novamente.

4. Dinâmica de Encerramento, que teve como objetivo principal a união de todos visando superarmos nossas dificuldades íntimas e seguirmos na direção da construção de um mundo novo, mundo este onde a paz e o amor serão a base da Sociedade.

Todos receberam mãozinhas confeccionadas em papel cartão colorido, em que cada um escreveu uma mensagem de amor, paz, encorajamento... 

Após a apresentação do vídeo da música “A Paz” do conjunto Roupa Nova, quando todos nos emocionamos muito, as mãozinhas foram redistribuídas e todos receberam uma linda mensagem, assim como chocolates e abraços apertados.

O evento foi traduzido e registramos a presença alegre e entusiasmada do companheiro holandês Obed Broersma, que está se iniciando na leitura espírita e participava pela primeira vez de um evento desta natureza.

Visando encerrar mais um Encontro Fraterno, cujos resultados alcançados foram muito mais além das nossas perspectivas, tanto em relação a nós como, principalmente, aos trabalhos realizados pelos Benfeitores Espirituais durante o evento, ainda embalados pela emoção, Maria Moraes mais uma vez agradeceu a valiosa presença de cada um e Dalva Marçal da Cruz proferiu a prece final.

Gostaríamos de abrir um parêntese para ressaltar a atmosfera diferente e inebriante que todos sentimos desde o início do evento, levando até mesmo algumas pessoas às lágrimas. A presença da Espiritualidade Superior pôde ser sentida de maneira muito clara, como também os irmãos desencarnados que ali estavam para estudar conosco.

Ficamos emocionados e agradecidos pela confiança em nós depositada e o carinho que os Benfeitores Espirituais dedicam ao nosso trabalho.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita