WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 190 - 2 de Janeiro de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Andreia Santos (Jaraguá do Sul, SC)
Quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 às 11:22:44

falei com tantas pessoas mas estou com muita angústia. Meu filho faleceu no dia 2/02/2010 de leucemia. Era meu único filho; já não aguento mais a falta de Lucas. Tenho muitas saudades, tenho momentos de desespero e aflição. Penso que não vou suportar mas ao mesmo tempo sei que terei que aguentar. Só tenho 36 anos. Se for da vontade de Deus que eu chegue a ser uma pessoa idosa, quanto tempo tenho ainda para viver esses sentimentos que a cada dia penso que estão aumentando. Só queria ter a certeza que um dia irei rever Lucas, meu filhinho amado. Ele era muito pequeno para ter que partir, pois tinha 4 anos e 10 meses, e nem em sonho estou tendo o merecimento em ver ele para me aliviar a dor, e se tive contato com ele não permitem que eu lembre. Preciso de ajuda, estou desesperada.

Andreia
 

Resposta do Editor: 

Em casos assim, sugerimos à leitora buscar o apoio de um Centro Espírita, onde receberá a orientação adequada e a ajuda por meio dos passes. Um dia, com toda a certeza, as mães reencontrarão os filhos amados que a morte levou para o outro plano da vida. O caso da leitora não constituirá, pois, exceção. Em Jaraguá do Sul funciona o Centro Espírita Divino Mestre, situado na Rua Allan Kardec, 29, no bairro Czerniewicz.

 

De: Miriam de Souza (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 às 09:29:56

Olá amigos, envio essa mensagem com o coração muito triste e aflito. Vou ter meu bebê em abril de 2011. Engravidei na experiência de trabalho, e logo fui despedida. Eu peço por favor para vocês, eu aceito roupinhas usadas, aceito com muito carinho e de coração. Meu bebê não tem nada. Prometo cuidar com muito carinho, para passar para as próximas mãezinhas que vão precisar muito. É com muitas lágrimas que termino esta mensagem, Beijos para todos, e parabéns por ajudarem o próximo. Eu moro na Estrada da Riviera N. 540 - CEP 04916-000 Jardim Figueira Grande, telefone (11) 58915821/61080919. 
Aguardo contato.

Miriam

 

De: Lessandro Diniz da Encarnação (Houston, Texas)
Quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 às 04:09:08

Assunto: Especial 189 - Os seis estágios da morte e a vida no mundo espiritual 
Se uma pessoa que nasceu e viveu toda a vida no Brasil, faz uma viagem para o exterior e morre... para qual colônia (caso essa pessoa fosse merecedora) seria levada?

Lessandro
 

Resposta do Editor: 

A pergunta formulada pelo leitor foi respondida nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde, que sugerimos seja por ele consultada.

 

De: Viviane G. (Londrina, PR)
Terça-feira, 28 de dezembro de 2010 às 21:48:16

Oi, boa noite. Gostaria de saber se a doação de órgãos é algo permitido por Deus.

Obrigada,
Viviane

Resposta do Editor:

Sim, a doação e o transplante de órgãos são permitidos pelas leis de Deus. O assunto já foi tratado nesta revista na edição 184, na seção O Espiritismo responde, que a leitora pode acessar clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano4/184/oespiritismoresponde.html

 

De: Vanessa Pierini (Barretos, SP)
Quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 às 10:14:34

Qual o valor e como fazer uma assinatura anual desta revista?

Vanessa

Resposta do Editor:

Não trabalhamos com o sistema de assinatura. O acesso a esta revista é livre para qualquer pessoa. Não é preciso, pois, para lê-la, inscrição, senha ou pagamento de qualquer espécie. Basta acessar o site www.oconsolador.com/.

 

De: Fabio Luiz Azevedo Lima (Macaé, RJ)
Quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 às 22:28:34

Assunto: Especial 189 - Os seis estágios da morte e a vida no mundo espiritual 
Gostaria de receber mensagens.

Fabio

Resposta do Editor:

Esta revista não envia mensagens aos leitores. Para lê-la é indispensável acessar nosso site, sem necessidade de inscrição, senha ou pagamento de qualquer espécie. 

 

De: Niedma Grangeiro (Fortaleza, CE)
Quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 às 21:25:07

Assunto: Especial 189 - Os seis estágios da morte e a vida no mundo espiritual 
Excelente matéria para nossos estudos. A explicação citada referente a morte e desencarne é de suma importância. Parabéns pela forma sucinta como expõe o assunto.
Abraços de carinho fraterno.
Niedma

 

De: Zilda Nair da Silva (Sete Lagoas, MG)
Terça-feira, 21 de dezembro de 2010 às 18:52:19

Os ovoides têm perispírito?
Zilda
 

Resposta do Editor:

Primeiro, é preciso explicar o que se entende, na terminologia espírita, por corpo ovoide. Trata-se de uma espécie de atrofia ou retração do corpo espiritual provocada pelo pensamento fixo-depressivo, em circuito fechado, no qual o Espírito desencarnado abstrai-se de tudo o mais para deter-se exclusivamente em um desejo ou em uma ideia de natureza inferiorizante.  

Esse fato pode ocorrer principalmente nos casos de Espíritos desencarnados em profundo desequilíbrio, com ideia fixa em desejos de vingança ou em apegos doentios, dos Espíritos que foram na Crosta grandes criminosos e dos Espíritos de selvagens que podem, às vezes, ficar atemorizados com sua situação post-mortem. 

Sugerimos à leitora ler, sobre o assunto, um estudo publicado na edição 125 desta revista, que  poderá acessar clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano3/125/esde.html

 

De: Gilza de Andrade Silva (São Carlos, Uruguai)
Terça-feira, 21 de dezembro de 2010 às 00:12:49

Agradeço enviarme orações por Emilio Andres Lemos de Andrade.
Gilza

 

De: Robson Talma Cavaliere (Londrina, PR)
Quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 às 10:07:46
Assunto: Especial 188 - A obra "A Física da Alma"
 
Pessoas comuns como somos precisamos deste tipo de esclarecimento. Chamo-os de guardiões da doutrina espírita. Eu leio tudo, mas prefiro sempre me basear nas obras básicas de Kardec. Parabéns pela explicação. Se o Nosso Lar for uma mentira, estarei no ponto zero de minha vida. Não sei o que faria...

Obrigado.

Robson

 

De: Edison Araújo Lopes (Vitória, ES)
Sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 às 20:02:12

Experimente ouvir a Rádio Mundo Maior, uma emissora espírita que deseja ajudar na transformação para um mundo melhor.
Estamos transmitindo, diariamente, das 7h às 22h.
Ajude na divulgação deste projeto de edificação.
Estamos sempre 'à sua disposição.
www.radiomundomaior.com.br
Paz em Jesus
Edison Araújo

 

De: Ester Carlos (Luzinópolis, TO)
Sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 às 21:17:38

Estou saindo de uma depressão onde passei a me perguntar qual a minha mediunidade e o que fazer para que ela sirva aos outros. Não sei. Podem me ajudar?

Ester
 

Resposta do Editor: 

Sugerimos à leitora, para melhor compreender a questão da mediunidade, a leitura d´O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, e do livro Diretrizes de Segurança, de Raul Teixeira e Divaldo Franco. Seria interessante também buscar uma Casa Espírita e integrar-se nos grupos de estudo, onde receberá as informações necessárias e o preparo indispensável à prática da mediunidade.

No tocante ao Livro dos Médiuns, informamos que foi ele objeto de estudo nesta revista, nas edições n. 1 a 22, que a leitora poderá consultar acessando as edições anteriores. Para isso, existe na página inicial deste site um link próprio.

 

De: José Eustáquio Antonio (Uberlândia, MG)
Sábado, 18 de dezembro de 2010 às 11:20:02
Assunto: Especial 189 - Os seis estágios da morte e a vida no mundo espiritual
 
Bom dia.
Fiquei muito feliz e extremamente esclarecido quanto ao assunto referido: Morte. Sugiro uma continuação ou uma segunda parte fechando o referido assunto com o Livro dos Espíritos.
Mais uma vez obrigado e parabéns pelo estudo que a muitos esclarecerá.

José Eustáquio

 

De: Mailde Selene (Belo Horizonte, MG)
Sábado, 18 de dezembro de 2010 às 15:22:50

Boa tarde! Desejo a todos um Natal cheio de paz, muita luz e saúde. Que todos nós reconheçamos a importância da leitura dos livros da doutrina espírita e não cansaremos de doar durante o ano inteiro esses presentes de consolação imediata para todos os nossos irmãos do mundo. São coisas muito simples de fazer e que têm um resultado diário de alegrias e diminuição de sofrimentos p/ muitos.

Boa tarde!
 
Mailde

 

De: Jota Alves (Petrolina, PE)
Sábado, 18 de dezembro de 2010 às 21:12:16

Pergunto aos meus irmãos em Cristo se o Projeto Orbum e o Livro de Urantia fazem parte do Espiritismo de Allan Kardec, ou se são aceitos pela doutrina.

Jota
 

Resposta do Editor: 

O Livro de Urântia é uma antologia de 196 “escritos” ditados entre 1928 e 1935 por seres supostamente supra-humanos cujos nomes são indicados no livro, junto com seus respectivos escritos. Os seres humanos aos quais os escritos foram entregues já faleceram. Embora os escritos de Urântia tenham sido impressos nos últimos 50 anos, nenhuma religião formal nasceu de seus ensinamentos.

A obra citada e o Projeto Orbum não têm, segundo entendemos, nenhuma ligação com a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

 

De: Maria das Dores Dias Leite (Ubá, MG)
Domingo, 19 de dezembro de 2010 às 21:32:22

Como conviver com uma pessoa em que você não confia absolutamente nela? Afastar ou...? Favor me responder urgente, será de grande ajuda.
Maria
 

Resposta do Editor: 

Sugerimos à leitora que leia o estudo publicado nesta edição dentro da seção Estudando a série André Luiz. Nele há interessantes informações com respeito à função do lar e às dificuldades de relacionamento dentro da família e entre os cônjuges. Depois, em caso de dúvida, teremos imenso prazer em esclarecer os pontos duvidosos.

 

De: Milton Chaves de Almeida (Niterói, RJ)
Segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 às 11:19:34

Prezados senhores:
Obrigado pela oportunidade de expressar minha opinião.
De modo geral, gosto dos espíritas. São todos muito inteligentes, embora pequem muito quanto à verdadeira caridade moral... Em minhas longas caminhadas pelos centros espíritas (principalmente kardecistas), constatei que existem imensa boa vontade e solicitude, mescladas de sutil atitude de bajulação, uma espécie de receio ou temor de ofender os seres humanos desencarnados (espíritos) necessitados de socorro e orientação espiritual e hipócrita e dissimulada má vontade pelos ENCARNADOS, quiçá, em muitos casos, bem mais necessitados de socorro e solidariedade fraternal. É como se, ademais, as sessões espíritas de desobsessão ou comunicação redentora de espíritos revéis e similares exercessem sobre os profitentes/militantes espíritas um fascínio especial pela própria natureza das manifestações.
Ei, é aqui na Terra, principalmente, que precisamos da verdadeira caridade (moral), para que, desprezados por hipócritas vestidos de ovelhas "piedosas", não venhamos nós, que tanto ouvimos falar de amor, perdão, solidariedade, fraternidade na literatura espírita, não nos tornemos, por nossa vez, os revéis justamente odiosos em relação aos espíritas que se acovardaram em nos estender a mão quando, encarnados, mais precisávamos e acreditávamos serem pessoas realmente bondosas e generosas... quando de fato não eram. Mais parecem, aliás, com o aspecto intelectual do movimento, preocupados em manter certas aparências e evitar serem tachados de ignorantes, do que o verdadeiro exercício da fé e da bondade... Pelo que tenho visto, sinto-me mesmo inclinado a acreditar que os espíritas esperam que as pessoas que buscam ajuda junto a eles desencarnem primeiro, revoltadas e enojadas, para só então, lá no inferno ou umbral, como quiserem, trazidos a uma sessãozinha de hipocrisia religiosa, recebam "amor", atenção e socorro...

Amém!... Abraço! Adeus!
Grato pela atenção!

Milton
 

 

De: José Vieira (Goiânia, GO)
Segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 às 22:15:05

Amados Irmãos em Cristo,
Neste Natal, desejo muito fazer uma coisa que sempre sonhei: Esperar pela chegada do Papai Noel, distribuindo alimentos, sopas, carinho, esperança, palavra de Deus aos nossos irmãos necessitados, nos asilos, nas ruas, nos albergues, debaixo das pontes, nos hospitais, onde for necessário. Moro em Goiânia-GO, já pedi ajuda a vários colegas daqui, mas não consegui localizar alguém que desenvolva esse trabalho. Desejo muito que vocês me ajudem: localizar alguém ou alguma entidade que me acolha como voluntário.
Conto com vocês e desejo a todos um natal cheio de Luz, alegria, paz serenidade, sabedoria...
Um grande abraço.
José Vieira
 

Resposta do Editor: 

Na Capital de Goiás existe um movimento espírita forte coordenado pela Federação Espírita do Estado. Sugerimos ao leitor entrar em contato com a federativa, que lhe poderá fornecer, com certeza, a indicação que solicita. O site da Federação é http://www.feego.org.br/index.html 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita