Maria Helena Pioto, conforme
mensagem publicada na seção
de Cartas desta mesma
edição, diz que não entende
a informação de que os
Espíritos não têm sexo, se
eles se comunicam conosco
como homem ou mulher e assim
vivem nas colônias, fato que
foi mostrado até mesmo no
filme Nosso Lar,
baseado no livro homônimo de
autoria de André Luiz.
De fato, André Luiz ali se
apresenta na forma masculina
e D. Laura, mãe de Lísias,
apresenta-se na forma
feminina.
Na edição anterior,
referimo-nos aqui a duas
informações contidas na obra
kardequiana que é importante
relembrar:
1) As almas podem animar
corpos de homens e mulheres.
As almas ou Espíritos não
têm sexo; as afeições que os
unem nada têm de carnal;
fundam-se numa simpatia real
e, por isso, são mais
duráveis.
(Revista Espírita de
1866, págs. 2 e 3.)
2) Os sexos só existem no
organismo; são necessários à
reprodução dos seres
materiais; mas os Espíritos
não se reproduzem uns pelos
outros, razão por que os
sexos seriam inúteis no
mundo espiritual. (Revista
Espírita de 1866, págs. 2 e
3.)
Tais informações, porém,
quando vistas isoladamente,
não resolvem a dúvida da
leitora. Afinal, por que uns
se apresentam com a forma
masculina e outros, com a
forma feminina?
O entendimento da questão
requer que sejam repetidas
aqui algumas explicações já
publicadas nesta revista.
Emmanuel, em seu livro
Vida e Sexo, obra
psicografada por Chico
Xavier e publicada pela FEB
em 1971, informa-nos:
a) Quando errante, pouco
importa ao Espírito encarnar
no corpo de um homem ou de
uma mulher. “O que o guia na
escolha são as provas por
que haja de passar”,
afirmam os imortais em O
Livro dos Espíritos,
item 202.
b) A vida espiritual pura e
simples rege-se por
afinidades eletivas
essenciais; contudo, através
de milênios e milênios, o
Espírito passa por fieira
imensa de reencarnações, ora
em posição de feminilidade,
ora em condições de
masculinidade, o que
sedimenta o fenômeno da
bissexualidade, mais ou
menos pronunciado, em quase
todas as criaturas.
c) O homem e a mulher serão,
assim, de maneira
respectiva, acentuadamente
masculino ou acentuadamente
feminina, sem especificação
psicológica absoluta.
d) O Espírito, ao renascer
entre os homens, pode,
obviamente, tomar um corpo
feminino ou masculino,
atendendo-se ao imperativo
de encargos particulares em
determinado setor de ação,
ou ao cumprimento de
obrigações regenerativas.
O assunto examinado por
Emmanuel foi, de igual
forma, estudado por Kardec,
como podemos conferir na
Revista Espírita de 1866,
págs. 2 a 4.
Diz-nos o Codificador do
Espiritismo, no volume
citado, que as almas podem,
efetivamente, animar corpos
de homens e mulheres, tal
como é ensinado em O
Livro dos Espíritos e no
livro Vida e Sexo.
Ocorre que a influência que
o Espírito encarnado sofre
do organismo não se apaga
imediatamente após a
destruição do invólucro
material, assim como não
perdemos instantaneamente os
gostos e hábitos terrenos.
Se o Espírito percorreu uma
série de existências no
mesmo sexo, ele poderá
conservar durante muito
tempo, na erraticidade, o
caráter de homem ou de
mulher, cuja marca nele
ficou impressa.
É assim – devido a essa
influência, que repercute da
vida corporal à vida
espiritual – que ele se
apresentará no plano
espiritual, na chamada
erraticidade, o que explica
a existência ali de homens e
mulheres, embora se
encontrem desencarnados.
Sobre o assunto sugerimos
aos leitores a leitura dos
textos seguintes publicados
nesta revista:
edição 8 - http://www.oconsolador.com.br/8/editorial.html
edição 8 - http://www.oconsolador.com.br/8/entrevista.html
edição 15 -
http://www.oconsolador.com.br/15/especial.html
edição 85 -
http://www.oconsolador.com.br/ano2/85/especial.html
edição 144 -
http://www.oconsolador.com.br/ano3/144/especial.html
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