WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 208 - 8 de Maio de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Marcelo Damasceno do Vale (São Bento do Sul, SC)
Segunda-feira, 2 de maio de 2011 às 08:52
Bom dia, paz em nome de Jesus.
Aproveito para informar que o Blog Espiritismo Hoje está ativo. O objetivo deste espaço é realizar uma análise de fatos do noticiário, ciência, saúde e educação à luz dos conceitos da Codificação Espírita, bem como um espaço para discussão e troca de ideias sobre o momento atual de nosso mundo. Contamos com a sua participação e divulgação deste espaço, bem como solicitamos ideias de publicações e artigos para discussão.
O endereço do blog é: http://espiritismohoje.blogspot.com/
Abraços, contando que Jesus está amparando nossos passos.

Marcelo Damasceno do Vale

 

De: Orlando Alves Ferreira (Belo Horizonte, MG)
Terça-feira, 3 de maio de 2011 às 20:03
Não sei por quê (ou por que?), acho que este "AOOFILHO" é professor de português, ou não é? Se for, por favor, me responda: existe a palavra boemia, ou é boêmia?
Desde já fico-lhe mui grato.
Orlando 

Resposta do Editor: 

A palavra boemia consta dos dicionários e é citada por Aurélio Buarque como uma variante de boêmia.

 

De: José Pedro (Goiânia, GO)
Terça-feira, 3 de maio de 2011 às 19:44:53

Como deve ser nossa postura para termos uma convivência menos agressiva com um portador de transtorno de personalidade?
Preciso de ajuda urgente.
Que Jesus nos Abençoe.

José Pedro 

Resposta do Editor: 

O assunto já foi tratado nesta revista, na seção O Espiritismo responde da edição n. 197, que o leitor pode ver clicando em
http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/oespiritismoresponde.html 

 

De: Cecília Guerreiro (São Paulo, SP)
Terça-feira, 3 de maio de 2011 às 19:13:57

Por que na atualidade tanta violência contra a mulher, os bebês, jovens e adolescentes? 
Cecília 

Resposta do Editor: 

Entendemos que a violência que reina na sociedade terrena, e não apenas no Brasil, contra as pessoas em geral, sejam crianças, jovens ou adultos, decorre da condição geral de atraso que caracteriza o mundo em que vivemos, no qual, segundo informa o livro Voltei, de Irmão Jacob, uma parcela considerável da população do globo ainda não atingiu o estágio que chamamos de civilização.

Eis o texto, psicografado por Chico Xavier em 1947, constante da obra citada: “Vivendo encarnados no Planeta quase dois bilhões de individualidades humanas, esclareceu o benfeitor que mais de um bilhão é constituído por Espíritos semicivilizados ou bárbaros e que as pessoas aptas à espiritualidade superior não passam de seiscentos milhões, divididas pelas várias famílias continentais. Torna-se fácil, portanto, avaliar a extensão do serviço regenerativo além do túmulo, considerando-se que homem algum se transforma instantaneamente”.

É por isso, diremos nós, que o planeta em que moramos é, e o será por longo tempo, um mundo de provas e expiações.

 

De: Renata Coltro (São Paulo, SP)
Terça-feira, 3 de maio de 2011 às 15:16:38

Olá, gostaria de saber o endereço de O Consolador aqui em São Paulo.
Obrigada.

Renata 

Resposta do Editor: 

Nossa revista tem sede no Paraná e somente Correspondentes na maioria das capitais brasileiras. Se, porém, o interesse da leitora é buscar um Centro Espírita que possa frequentar, sugerimos consultar o site da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, que coordena o movimento espírita paulista. Ei-lo:  http://www.usesp.org.br/site/home/index.php

 

De: Emmanuel Marques (Garanhuns, PE)
Terça-feira, 3 de maio de 2011 às 11:04:52

Bom dia, que o amor do mestre Jesus permaneça em nossos corações hoje e sempre. Por favor, gostaria que vocês me elucidassem a seguinte dúvida: certa vez escutei numa palestra que a tatuagem lesa o perispírito, mas diante da matéria de vocês referente a amputação de órgãos acredito que não lese.
Obrigado.
Emmanuel 

Resposta do Editor: 

Conforme foi explicado na seção O Espiritismo responde da edição n. 207 desta revista, que o leitor pode ler clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano5/207/oespiritismoresponde.html, a tatuagem, se feita nas condições citadas no texto ora mencionado, não tem reflexo no perispírito.

 

De: Sônia Maria Duarte Soares (Pelotas, RS)
Segunda-feira, 2 de maio de 2011 às 23:32:20

Sou uma pessoa que tem muita ansiedade. Gostaria de ser um pouco feliz.

Abraços.
Sônia 

Resposta do Editor: 

Segundo ensina o Espiritismo, somente o progresso moral pode assegurar aos homens a felicidade na Terra, ao refrear as más paixões e fazer com que entre os homens reinem a concórdia, a paz e a fraternidade. O assunto foi examinado nesta revista em vários textos, como o publicado na edição n. 37 que pode ser lido clicando-se em http://www.oconsolador.com.br/37/esde.html

 

De: Daniele Fernandes de Moura (Campinas, SP)
Segunda-feira, 2 de maio de 2011 às 22:03:26

Amigos, estou lendo o livro Diálogo com as Sombras e fiz o resumo dos tópicos O PODER, VAIDADE, ORGULHO e PROCESSOS DE FUGA, mas não consegui passar o entendimento, Tenho que refazer novamente, mas tenho medo de não conseguir. Vocês, por favor, podem me auxiliar no resumo desses tópicos? Tentei fazer o melhor, mas não consegui. É muito importante! Por favor, me ajudem.

Muito obrigado.
 
Daniele 

Resposta do Editor: 

Infelizmente, não temos como ajudar a leitora porque não possuímos o resumo da obra mencionada.

 

De: Lueli E. (Guarujá, SP)
Quinta-feira, 28 de abril de 2011 às 11:08:39

Bom dia! Dependendo das nossas atitudes, nosso interesse em aprender e melhorarmos espiritualmente, e auxiliando também ao próximo, poderíamos ganhar um tempo a mais, para reduzirmos a nossa dívida? Ou nada muda no que está combinado (digamos assim)?

Abraços, muita paz!
Lueli 

Resposta do Editor: 

A redução de nossas dívidas é algo que ocorre naturalmente com a prática do bem. Como ensina Pedro na primeira de suas epístolas, “o amor cobre a multidão dos pecados”, frase que Divaldo Franco costuma parafrasear dizendo: “O bem que fazemos anula o mal que fizemos”. A extensão de nossa presença na Terra, a chamada moratória, é algo, sim, perfeitamente possível àquele que desenvolve uma tarefa importante no mundo, mas o fato depende também de outros fatores. 

 

De: Paulo Afonso da Mata Machado (Belo Horizonte, MG)
Sexta-feira, 29 de abril de 2011 às 14:48:05

Não vejo nenhum inconveniente em João Evangelista ter trabalhado com Kardec e com Roustaing. A bela mensagem que ele apresenta em A Gênese sobre a tentação de Cristo nada mais é que uma repetição do que está dito em Os Quatro Evangelhos.

Paulo Afonso
 

Resposta do Editor: 

Realmente, não há inconveniente nenhum em um Espírito trabalhar em duas frentes, desde que na conclusão desses trabalhos não existam divergências de princípios, fato que, infelizmente, se verifica com alguns pontos da obra de Roustaing, como já foi aqui mencionado mais de uma vez. Seria interessante ao leitor ler o artigo assinado por José Passini publicado na edição n. 58 desta revista, disponível em http://www.oconsolador.com.br/ano2/58/especial.html 

 

De: Ivanilde Ramos de Lima (Boa Vista, RR)
Sexta-feira, 29 de abril de 2011 às 16:20:42

Quero ver a respeito de assinatura da revista.
Ivanilde 

Resposta do Editor: 

Esta revista não trabalha com o sistema de assinatura, visto que o acesso ao nosso site é livre e gratuito, e não exige cadastro nem senha.

 

De: Regina Abreu (Americana, SP)
Sábado, 30 de abril de 2011 às 13:16:17

Sou advogada, 57 anos, divorciada e não tive filhos. As contingências da vida me levaram a um divórcio. Temo ter infringido as leis do cosmos, dentro desta postura em que a vida me fez posicionar. Afinal o divórcio não é bem visto pelas religiões tradicionais, considerando que também trabalhei nesta área de família. Gostaria de uma resposta a essa questão.

Regina 

Resposta do Editor:

A respeito do divórcio, é possível, à luz da doutrina espírita, firmar as seguintes conclusões: 1) O Espiritismo aceita o divórcio quando os cônjuges já se encontram separados. O divórcio será então uma forma jurídica de legalizar o que de fato já se consumou. 2) O divórcio deve ser medida de última instância, quando não mais exista nenhum clima de convivência entre os cônjuges. 3) Divórcio é uma edificação adiada, resto a pagar no balanço do espírito devedor. 4) Todos os problemas gerados a partir da separação conjugal pesarão na folha daquele que lhe foi a causa. 

Sugerimos à leitora ler sobre o assunto o estudo publicado na edição n. 79 desta revista, disponível em http://www.oconsolador.com.br/ano2/79/especial.html

 

De: Cintya Figueira (Belém, PA)
Sábado, 30 de abril de 2011 às 13:59:29

O que é Ministério da Comunicação na obra de André Luiz? algum departamento?

Cintya 

Resposta do Editor: 

Conforme diz André Luiz, o Ministério da Comunicação é um dos órgãos diretivos da colônia Nosso Lar. Trata-se, efetivamente, de um Ministério e não apenas um departamento. 

 

De: V.J. (Curitiba, PR)
Sábado, 30 de abril de 2011 às 17:49:50

Boa tarde. Tenho tido muitas dificuldades com meu patrão, pois ele é uma pessoa descontrolada, que grita com a gente na frente das pessoas, e é vingativo também, sinto isso. Eu sou uma pessoa que rebato no ato, fico de cara fechada quando não gosto de algo, e esta semana desejei a morte dele de tanta raiva que ele me fez passar. Não peço as contas porque não ganho um salário ruim para o mercado, mas tenho medo do que possa acontecer futuramente, porque não consigo mais nem olhar na cara dele direito; só vou aceitando tudo pela necessidade do salário, só isso. Por isso pergunto: Como controlar a vontade de desejar a morte de alguém? Sou uma pessoa do bem, porque fui criada para ser do bem, só que tenho passado por tantas coisas no meu trabalho, que o que me impressionou foi não sentir remorso por ter desejado a morte de alguém. É lógico que não vou matar a pessoa, mas chego a dizer: 'SE MORRER NAO FAZ FALTA PRA NINGUEM’ ou ‘TOMARA QUE MORRA’.

Desde já agradeço muito.
V.J. 

Resposta do Editor: 

O sentimento de ódio deve ser combatido sempre, porque não faz bem nem ao corpo nem à alma, como foi mostrado no editorial da edição n. 207, que o leitor pode ler clicando neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/207/editorial.html. A proposta do perdão, tantas vezes enfatizada por Jesus, é reiterada também pela doutrina espírita. Benevolência, indulgência e perdão compõem o que o Espiritismo entende como caridade, palavra que está presente no conhecido lema kardequiano “Fora da caridade não há salvação”.

 

De: Daury Lisboa (Macaé, RJ)
Sábado, 30 de abril de 2011 às 19:08:51

É comum acordar de madrugada ao ouvir o convite para trabalhar (psicografar)? Tenho atendido este convite por algumas vezes. Mas tenho obtido a informação de amigos encarnados de que isso pode não ser bom, o que devo fazer?
Abraço fraterno.
Daury Lisboa 

Resposta do Editor: 

Os trabalhos mediúnicos, sejam quais forem, devem ser feitos de preferência tendo alguém ao lado, para prevenir-se possíveis inconvenientes, e o local ideal para isso é a Casa Espírita. Existem médiuns que têm dificuldade de voltar do transe mediúnico, a não ser com a interferência ou ajuda de terceiros. Essa é a razão do conselho mencionado na carta acima transcrita. 

 

De: Maria Marques (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 30 de abril de 2011 às 21:00:37

Assunto: Especial 207 - Possessão: há a posse física do encarnado? - Parte 2 e final
Adorei a matéria sobre possessão, e também acho que essa conclusão de Kardec deveria ser mais divulgada, pois normalmente o espírita fica só no Evangelho e no Livro dos Espíritos.

Maria

 

De: Simoni Goidanich (Montevidéu, Uruguai)
Sábado, 30 de abril de 2011 às 21:37

Dando continuidad a la serie de vídeos sobre "Mediumnidad y Espiritismo", realizados con ocasión de la celebración de los 150 años de "El libro de los médiums", tenemos el gusto de informar que se encuentra disponible el cuarto video, en esta dirección de Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=97WVH8_yu4I 

Si consideran que este video puede ayudar en la divulgación y en el estudio doctrinario, les agradecemos la gentileza de difundirlo. Recordamos que los videos anteriores están en las siguientes direcciones:
Video 1: 
http://www.youtube.com/watch?v=a9E5BL_5CEI
Video 2: 
http://www.youtube.com/watch?v=0rr5VxYATEg
Video 3: 
http://www.youtube.com/watch?v=3ttuWSYc-js 
Mucha paz, salud y felicidad a todos.

Simoni

 

De: Sueli Silva (São Paulo, SP)
Sábado, 30 de abril de 2011 às 21:52:38

Amados irmãos, gostaria de adicionar o banner de vocês em meu Blog e também o Evangelho aleatório de mensagens, mas não sei como. Vocês poderiam me ajudar?

Abraços fraterno de muita luz

Sueli
 

Resposta do Editor: 

O responsável pela área técnica desta revista vai manter contato direto com a leitora e prestar-lhe as informações necessárias. 

 

De: Cinara Carli Brandão (Santa Rita do Sapucaí, MG)
Domingo, 1 de maio de 2011 às 01:33:31

Boa noite, existe a possibilidade de um obsessor mudar o comportamento sexual de uma pessoa, ou mesmo sua preferência sexual?

Grata pela atenção e esclarecimento.
Cínara 

Resposta do Editor: 

Sim. Essa possibilidade existe e há registro do fato numa das obras de Manoel Philomeno de Miranda, em que um Espírito, por vingança, levou um jovem a buscar relacionamentos homossexuais. Com o tratamento desobsessivo, o assédio acabou neutralizado.

 

De: Vilma Caribé Frutuoso (Conceição do Jacuípe, BA)
Domingo, 1 de maio de 2011 às 11:32:35

Assunto: Especial 205 - Possessão: há a posse física do encarnado? - Parte 1
Achei muito útil e válida esta matéria.
São tantos casos de obsessão que encontramos a cada dia, que devemos estar em constante alerta e estudando sempre.

Vilma 

 

De: Carla Fabres (Rio Grande, RS)
Domingo, 1 de maio de 2011 às 20:12:24
Olá, gostaria de saber se vocês enviam a edição semanal por e-mail, ou apenas buscamos na internet?

Obrigada pela atenção.
Carla 

Resposta do Editor: 

Semanalmente enviamos aos nossos leitores que o desejarem uma lista com os destaques da edição semanal, com o que fica muito fácil acessar esta revista de acordo com o tema de interesse do leitor. Quanto à leitura, é necessário que o leitor acesse o site, mas, para isso, não se exigem cadastro, senha nem pagamento de espécie alguma.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita