WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 209 - 15 de Maio de 2011

GUARACI LIMA SILVEIRA
glimasil@hotmail.com
Juiz de Fora, Minas Gerais (Brasil)
 

Sobre o fim do mundo


No mundo comenta-se uma possível mudança planetária a partir de novembro de 2012. Uns falam em fim do mundo, outros em fim de um ciclo e outros ainda descreem de tudo e dizem que o assunto não passa de falácias que nada acrescentam ao homem e à sociedade do momento.

Divaldo Franco no seu livro que discorre sobre as crianças índigos, fez um belo comentário a respeito do assunto. Disse que nosso sistema solar, que pertence à constelação do Touro, gira em torno de uma grande estrela chamada Alcíone e que pertencemos ao sistema das Plêiades da qual Alcíone é a estrela central. Assim, nosso sol gira em torno daquele grande astro completando sua órbita em aproximadamente 26.000 anos terráqueos. Alcíone emite uma irradiação de fótons, que é uma forte luz que não queima. Desta forma nosso sistema passa 10.800 anos fora dessa luz e 2.200 aproximadamente recebendo as irradiações da tal emanação luminosa daquela estrela e completa a órbita repetindo mais 10.800 anos fora do raio de ação daquela luz e mais 2.200 anos na luz. Presentemente o sistema solar, onde residimos, está entrando na faixa de luz daquela estrela e em novembro de 2012 a Terra penetrará totalmente na luz e ficará por aproximados 2.200 anos. Assim, com certeza o planeta sofrerá mudanças, pois, como nos diz Emmanuel, os astros são solidários entre si e permutam energias constantemente. A luz de fótons de Alcíone provavelmente alinhará nosso planeta para outras conquistas.

Estamos inseridos num sistema denominado cosmos onde tudo é movimento e impermanência. Ora, se os astros se movimentam em torno de sistemas de estrelas e essas em torno de constelações que giram em torno do eixo da galáxia, esses eventos são naturais e obedecem a uma ordem pré-estabelecida pelos Espíritos superiores que governam os mundos siderais. Segundo alguns, o nosso sistema solar corre por fora da faixa de luz e estaria penetrando a parte de cima do sistema de Alcíone pelo lado esquerdo.

Com certeza várias alterações ocorrerão se tal evento de fato acontecer. Os continentes, os mares e oceanos serão afetados e deverá haver a verticalização do eixo planetário que atualmente encontra-se inclinado. Segundo informam, uma nova civilização, muito mais evoluída surgirá e as enfermidades desaparecerão por completo deste mundo.

Tudo isto parece ser muito complicado, mas no fundo é bem simples e a mente humana tem totais condições de absorver tais informações. Se pegarmos o Evangelho de Lucas no capítulo 21, veremos que o Mestre já nos alertava para as grandes mudanças em nossa casa planetária. Vejamos o que diz o texto do V. 8 ao 11: “... cuidado para que vocês não sejam enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu!. E ainda: O tempo já chegou. Não sigam essa gente. Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados. Primeiro essas coisas devem acontecer, mas não será o fim. Uma nação lutará contra a outra, um reino contra outro reino. Haverá grandes terremotos, pestes e fome em vários lugares. Vão acontecer coisas pavorosas e grandes sinais vindos do céu...”. E no versículo 28 Jesus nos dá o grande alento: “Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se e ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima...”.

Nestes textos bíblicos fica bem claro que O Grande Diretor do Planeta tem o controle das leis da natureza e das ações do homem sobre a Terra. Não nos iludamos, a passagem do ciclo de provas e expiações para o ciclo da regeneração está em curso. Tudo o que foi predito por Jesus está acontecendo, contudo Ele nos diz que devemos levantar nossas cabeças porque nossa libertação está próxima. Sim, nossa libertação das provas e das expiações que engendraram no mundo e em nós séculos de sofrimentos. A dor está próxima de ser extinta na Terra e, em sua substituição, surgirão a responsabilidade e o nosso compromisso perante Deus e Suas Leis. Esta deve ser nossa única preocupação.

Durante conferência realizada no Centro Espírita Caminho da Redenção, na cidade de Salvador, Bahia, o médium Divaldo Pereira Franco informou que, no ano de 1970, o sistema solar penetrou nessa faixa, mas foi somente em 1982 que a Terra envolveu-se nela por completo. Segundo o médium, a partir desse ano iniciou-se “uma migração de Espíritos de alta estirpe” em direção à Terra. Esse processo de renovação da população do planeta seguirá seu curso – de acordo com Joanna de Ângelis, mentora espiritual de Divaldo – até o ano de 2052, quando “o planeta alcançará seu momento de grande renovação”, transformação descrita no capítulo 18, itens 27 e 28, da obra “A Gênese” de Allan Kardec, o qual explica a transição do planeta, de mundo de expiação e provas, para mundo de regeneração. No decorrer de sua conferência, Divaldo destacou a importância dos novos Espíritos que renascerão na Terra, os quais dividiu em quatro grupos: humanistas, artistas, conceituais e interdimensionais. Ao destacar a importância da educação como ponto de apoio para o desenvolvimento dessa nova geração, referiu-se ao trabalho pioneiro de Pestalozzi – do qual Allan Kardec foi dileto discípulo – às experiências de Fröebel, a Rudolf Steiner – que desenvolveu a pedagogia Waldorf – e a Maria Montessori. Valorizou a importância do papel dos pais, aos quais recomendou não transferir essa responsabilidade aos professores, aos familiares ou mesmo a profissionais contratados. Essas novas crianças necessitarão muito da participação dos pais em sua educação. Ela é fundamental, motivando-as e auxiliando-as a desenvolver suas potencialidades.                 

Quanto a nós, sabemos que a morte não existe. Se num ajuste do planeta viermos a desencarnar por qualquer ação da natureza, sabemos que não vamos morrer, apenas deixar o corpo físico. Vencer a morte já é um grande feito no campo das libertações.

Ouvimos sempre a rotineira pergunta: para onde vou? Vou continuar aqui? Será que irei para um mundo primitivo? Estas questões estão respondidas há mais de 2.000 anos. Basta ler o Evangelho de Mateus no capítulo 5, V. 4: “Bem-aventurados os mansos, pois eles possuirão a Terra”. Todo o desenvolvimento deste assunto está contido no capítulo IX de O Evangelho segundo do Espiritismo.

Não estamos órfãos de informações. Jesus nos preparou para este momento. Estudando a realidade cósmica observamos que sempre os astros sofrem os efeitos dos seus movimentos, dentro da naturalidade das Leis que regem o cosmos. Estamos inseridos nessas Leis. Somos habitantes do Universo, criaturas cósmicas criadas para a imortalidade. Resta-nos absorver as lições de Jesus e seguirmos confiantes e nos incluirmos dentre aqueles que estão próximos da libertação final dos processos primários da evolução. Sejamos mansos e pacíficos. Sejamos herdeiros da Terra do futuro.       




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita