WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 210 - 22 de Maio de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Gloria Collaroy (Sidney, Austrália)
Domingo, 15 de maio de 2011 às 23:05:42

Assunto: Especial 209 - Será Chico Xavier a reencarnação de Allan Kardec?
Caro Americo, Jesus o abrace bem forte.
Minhas preces e rogativas foram ouvidas pela Espiritualidade.
Sempre tive desejos de ler algo sobre esse tema, de Chico ter sido Allan Kardec. Eu só tenho a lhe agradecer por ter-me tirado não da dúvida, mas com a clareza com que você escreveu, colocando provas que considero irrefutáveis. 
Lendo esta matéria, fica claro, fica visível a diferença entre um e outro.
Lendo o livro do médium Carlos Baccelli, realmente fiquei na dúvida, mas nunca convencida dessa veracidade.
Não me estenderei, e mesmo dialogar com você seria enfadonho para você, pois você já pode ter notado quanto necessito ainda de escola, mas aos poucos irei compreendendo melhor. 
Obrigada pelo ensinamento, prossiga meu irmão querido, nos seus esclarecimentos nos fazendo também mais esclarecidos.
Mil agradecimentos, que você permaneça na companhia de Espíritos que desejam disseminar a verdade entre nós e não o que "achamos".
Receba o meu carinhoso abraço e minhas vibrações de paz em seu coração.
Gloria Collaroy

 

De: José Passini (Juiz de Fora, MG)
Sábado, 14 de maio de 2011 às 16:48:05

Assunto: Especial 209 - Será Chico Xavier a reencarnação de Allan Kardec?
Excelente trabalho. Bem documentado, ao contrário de muitos artigos que se fundamentam apenas em "o Chico disse..." É lamentável que alguns espíritas, que poderiam empregar seu talento em campanhas como a evangelização infantil, ou numa cruzada pela moralização da televisão, ou pela erradicação dos anúncios de bebidas alcoólicas pela televisão, estejam aí a entregar seu talento às Trevas, perdendo o seu - e ainda pior - fazendo outros perderem seu tempo.

José Passini

 

De: Wilson Marconi (Londrina, PR)
Sábado, 14 de maio de 2011 às 19:39:24

Assunto: Especial 209 - Será Chico Xavier a reencarnação de Allan Kardec?
O autor da matéria, muito bem embasado em estudos sérios, não deixa dúvida a respeito da polêmica levantada sobre os dois maiores vultos da terceira revelação divina, que não são o mesmo espírito, embora grandemente iluminados, mas cada qual cumprindo brilhantemente tarefas distintas.

Para os "inventadores" da grande ideia, hoje teríamos somente um insigne Espírito em nossa doutrina: fico, porém, com os dois - Chico é Chico e Kardec é Kardec. Parem de inventar, que a Doutrina agradece.
Fraternalmente.
Wilson

 

De: Paulo Afonso da Mata Machado (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 16 de maio de 2011 às 09:30:10
Assunto: Especial 209 - Será Chico Xavier a reencarnação de Allan Kardec?

Acho ridícula essa discussão se Chico foi ou não Kardec.
É evidente que não foi e ele sempre disse isso. No entanto, não há necessidade de rebaixar Chico para exaltar Kardec. Os sofrimentos por que Chico passou são próprios de um espírito em fim de prova. Somente alguém que já houvesse passado por uma fieira de encarnações reparatórias sofreria as provas que sofreu, pois Jesus disse que ninguém suporta peso maior do que aquele que pode carregar. A propósito, Emmanuel somente se encarnou depois que Chico desencarnou em 2002.

Paulo Afonso

 

De: Raimundo Nonato Moura dos Santos (Salvador, BA)
Segunda-feira, 16 de maio de 2011 às 09:44:46
Assunto: Especial 209 - Será Chico Xavier a reencarnação de Allan Kardec?

Prezado irmão, bom dia, parabéns pelo artigo muito bem escrito e esclarecedor. Nós aceitamos e concordamos inteiramente com a vossa opinião a respeito do assunto supracitado.

Abraços.

Nonato

 

De: José Marcos de Aguiar (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 16 de maio de 2011 às 16:27:31
Assunto: Especial 209 - Será Chico Xavier a reencarnação de Allan Kardec?

A matéria é oportuna e esclarecedora.
Alguns espíritas ainda têm a mania de querer adivinhar a trajetória de alguns espíritos veneráveis, desconsiderando a advertência de Erasto, como afirmado no texto, o que é profundamente lamentável e só serve para afastar da Doutrina os corações desejosos de maiores esclarecimentos.

José Marcos
 

 

De: R.R. (Juiz de Fora, MG)
Quarta-feira, 11 de maio de 2011 às 15:51:57

Minha esposa pela segunda vez decidiu sair de casa, embora eu ainda não saiba o porquê. Da primeira vez foram casos extraconjugais dela. Desta vez ela diz que me vê apenas como amigo. Meu sentimento é de deixá-la ir e me afastar o máximo possível de sua convivência, de seus relacionamentos, de tudo, inclusive nem quero mais vê-la, se fosse possível. Há algum erro em eu estar agindo assim ou devo relevar?

R.R. 

Resposta do Editor: 

Ocultamos o nome do leitor por motivos óbvios. As dificuldades nos relacionamentos afetivos são mais comuns do que pensamos e, em face delas, é sempre bom lembrar o que nos ensinam os autores espíritas que lidaram com o assunto, como o notável J. Herculano Pires, que escreveu estas sábias palavras: "Entre os interesses que podem influir na determinação do casamento figuram também a vaidade e a atração sexual, ambos elementos estranhos ao amor e por isso mesmo de natureza efêmera. Em casos dessa natureza, como em vários outros, a separação se torna inevitável e o divórcio aparece então como a lei civil que serve de remédio à separação dos casais, permitindo aos pares frustrados a reconstrução do lar em bases legítimas com outros cônjuges. (...) Mas quando o lar se formou com base no amor as decepções que podem surgir têm o remédio no próprio amor. Quem ama sabe tolerar e perdoar. As dificuldades serão superadas dia a dia pelo cultivo do amor. Basta que cada cônjuge se lembre de que as frustrações são recíprocas. O mesmo acontece com o artista na realização de sua obra. O ideal está sempre acima do real. Mas o verdadeiro artista sabe disso e procura superar a sua frustração pelo esforço constante de aperfeiçoamento. O cultivo do amor é como o cultivo da arte. E quem romper um casamento de amor, por simples intolerância, não encontrará mais remédio para a sua solidão". (Na Era do Espírito, cap. 11.)

A respeito do divórcio, é possível, à luz da doutrina espírita, firmar as seguintes conclusões: 1) O Espiritismo aceita o divórcio quando os cônjuges já se encontram separados. O divórcio será então uma forma jurídica de legalizar o que de fato já se consumou. 2) O divórcio deve ser medida de última instância, quando não mais exista nenhum clima de convivência entre os cônjuges. 3) Divórcio é uma edificação adiada, resto a pagar no balanço do espírito devedor. 4) Todos os problemas gerados a partir da separação conjugal pesarão na folha daquele que lhe foi a causa. 

Sugerimos ao leitor ler sobre o assunto o estudo publicado na edição n. 79 desta revista, disponível em http://www.oconsolador.com.br/ano2/79/especial.html

 

De: Claudia Lima (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 12 de maio de 2011 às 17:16:43

Pode uma pessoa ser obsidiada por mais de 20 anos, tratar-se espiritualmente e nunca se curar?

Claudia 

Resposta do Editor:

A resposta à pergunta formulada pela leitora é sim. Há casos em que nem a morte corporal põe fim ao processo obsessivo, porque a renovação moral do paciente é o principal elemento na terapia desobsessiva.
Yvonne A. Pereira, em seu livro "Recordações da Mediunidade", era incisiva com relação ao assunto. Escreveu a saudosa médium e estudiosa espírita: "O obsidiado, se não procurar renovar-se diariamente, num trabalho perseverante de autodomínio ou autoeducação, progredindo em moral e edificação espiritual, jamais deixará de se sentir obsidiado, ainda que o seu primitivo obsessor se regenere. Sua renovação moral, portanto, será a principal terapêutica, nos casos em que ele possa agir".

 

De: Marta Lidiane de Lima Bernardo (Patos, PB)
Sexta-feira, 13 de maio de 2011 às 08:06:28

Quero ter em casa revista com assuntos do Espiritismo; como faço para conseguir?

Marta 

Resposta do Editor: 

As revistas espíritas impressas trabalham geralmente com o sistema de assinatura. É preciso, pois, entrar em contato com as editoras que as publicam e firmar o contrato. Em nosso caso, nada disso é preciso. Se a leitora quiser, receberá todos os sábados e-mail contendo os destaques da edição semanal, por assunto, o que facilitará ler nossas edições, sem custo nenhum, sem necessidade de cadastro nem o uso de senhas.

 

De: Andreia dos Santos (Jaraguá do Sul, SC)
Sábado, 14 de maio de 2011 às 08:44:23

A morte de um filho de 5 anos com câncer será uma prova para a mãe ou para a evolução daquele espírito da criança?

Andreia 

Resposta do Editor: 

A morte de uma criança constitui sempre uma prova para os pais, mas, para ela, os poucos anos vividos na existência recém-finda são geralmente o complemento de uma existência anterior que se findou antes da hora. É bom que a leitora entenda que dissemos “geralmente”, porque a ocorrência pode ter outras causas. A experiência constituirá também, para todos, um fator de crescimento espiritual, desde que bem assimilada, porque aprendemos no Espiritismo que as provas não existem no mundo para nos esmagar, mas sim para que sejam superadas. 

 

De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Sábado, 14 de maio de 2011 às 18:41:52

Em que ocasião é destinado o anjo da guarda (mentor) de uma pessoa? Quando é configurada uma gravidez ou na ocasião do nascimento?

Léo 

Resposta do Editor:

É evidente que na programação reencarnatória de um Espírito, bem antes da ocorrência da gravidez, esse e outros assuntos importantes na vida da futura criança deverão estar definidos.  

 

De: Aimoré de Oliveira Silva (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 15 de maio de 2011 às 11:45:03

Sobre a tragédia de Realengo analisada sob a ótica espírita: mesmo talvez se tratando de expiação coletiva dos alunos, desencadeada por uma pessoa, essa pessoa por seu livre-arbítrio poderia tomar a decisão de não fazer tal coisa, lutando contra certamente um obsessor que colaborou para o ato. Essas crianças de uma outra forma expiariam suas faltas? Como também a doutrina ensina, o trabalho de cada Espírito para o bem alivia muitas das nossas faltas, dependendo assim de cada um? Gostaria de uma análise tendo uma visão geral sobre o assunto.

Obrigado.
Aimoré 

Resposta do Editor: 

A pergunta formulada pelo leitor, dada a complexidade do tema, será tratada na seção O Espiritismo responde da próxima edição desta revista. 

 

De: S.A. (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 15 de maio de 2011 às 12:11:31

Desculpe o desabafo, mas hoje tive uma discussão com uma evangelizadora de 25 anos (tenho 44) que disse que não estamos na evangelização para dar limites, e sim para evangelizar. Que quem tem que dar limites são os pais. Não concordo, acho que evangelizar é mostrar disciplina, limites, chamar a atenção sim, não deixar que as crianças façam o que elas querem fazer. Ela disse que não podemos ser bruscos (procuro falar com autoridade, mostrando para aqueles espíritos em corpos de crianças que eles têm limites, e que eles não podem fazer o que querem). Enfim, ela quis me mostrar que meu jeito de trabalhar é errado, me levando às lágrimas quando cheguei em casa, pois trabalhei 15 anos na evangelização infantil (3,4,5 e 6 anos) e nunca me chamaram a atenção. Pelo contrário, muitas vezes os responsáveis vinham me agradecer no final de ano pela melhora das crianças. A minha companheira de turma, que hoje tem 32 anos, sempre me agradecia porque dizia que tudo o que sabia sobre evangelização tinha aprendido comigo. Será que os tempos mudaram? Será que agora só temos que ficar de meiguice com os pequenos? Será que não tenho perfil para evangelizar? Será que meu trabalho de 15 anos foi todo por água abaixo, me iludi achando que fiz algo por aqueles pequenos?
S.A.

Resposta do Editor: 

Omitimos, por razões óbvias, o nome da leitora, a quem sugerimos, em primeiro lugar, assimilar o que houver de bom na crítica feita por sua colega de trabalho, e, em segundo lugar, não se deixar agastar com o fato, perseverando, portanto, na importante tarefa da evangelização infantil, em que a boa vontade, o amor, o carinho com as crianças estão e estarão sempre acima da técnica.

A respeito do assunto, que será oportunamente examinado na seção O Espiritismo responde de nossa revista, é útil lembrar estas palavras de J. Herculano Pires, extraídas do seu livro Pedagogia Espírita, pág. 182: “Os dois problemas – o da educação no lar e o da educação na escola – giram em torno de um mesmo eixo. Os pais são os professores no lar e os mestres são os pais na escola. Muito mais do que um fenômeno biológico, a paternidade e a maternidade constituem uma relação psíquica e portanto espiritual. A criança já nasce com o acervo pessoal de suas conquistas no processo evolutivo. A tarefa dos pais, como a dos mestres, é ajudá-la a integrar-se na posse desse acervo e enriquecê-lo ainda mais. Assim, para que a educação se desenvolva de maneira harmoniosa e eficiente é necessária a conjugação do lar com a escola, dos pais com os mestres”.

 

De: P.A.J. (Pirapora, MG)
Quarta-feira, 11 de maio de 2011 às 11:56:21

Peço em nome de Jesus que meus irmãos de luz me ajudem a restaurar minha vida financeira e familiar.
Agradeço a todos.

P.A.J. 

Resposta do Editor: 

Ocultamos, por motivos óbvios, o nome do leitor, a quem sugerimos busque auxílio numa Casa Espírita, onde os estudos, a oração e os passes magnéticos o auxiliarão muito nesse processo de restauração de sua vida familiar e financeira. Quando a alma volta ao equilíbrio, os problemas, ainda que persistam, são mais facilmente equacionados e resolvidos.

 

De: Irineu Borsi (Caieiras, SP)
Segunda-feira, 16 de maio de 2011 às 18:44:21

Excelente site, ótimos conteúdos e de fácil navegação. Irei utilizá-lo muito.
Parabéns pelo trabalho.
Abraço fraternal.

Irineu
 

 

De: Joana d´Arc (Suzano, SP)
Segunda-feira, 16 de maio de 2011 às 21:08:20

Assunto: Especial 205 - Possessão: há a posse física do encarnado? - Parte 1
Olá, amigos; Gostaria de saber mais sobre a fascinação, pois tenho algo para contar e não sei para quem falar, pois ninguém da família sabe o que esta acontecendo comigo. Alguns que sabem por alto dizem que meu problema é falta de Deus no coração, mas posso lhes garantir que tenho muita fé em Deus e que alguém vai me ajudar.

Joana 

Resposta do Editor: 

O tema fascinação foi tratado nesta revista em nossa edição 123, que a leitora pode ler clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano3/123/esde.html

 

De: Sara Frauch de Carvalho Lins (São Fidélis, RJ)
Segunda-feira, 16 de maio de 2011 às 22:54:46

Prezado confrade, gostaria de saber em qual categoria de espíritos se enquadram os vampiros? Além desse fato, os hipnotizadores enquadram-se na mesma categoria? Qual a sugestão de estudo?
Desde já muito grata pelos estudos semanais.
Um abraço fraternal.

Sara
 

Resposta do Editor:  

Os Espíritos citados pela leitora enquadram-se na 3a Ordem (Espíritos Imperfeitos) da escala espírita que Kardec nos apresenta em O Livro dos Espíritos. Essa ordem apresenta como caracteres gerais o predomínio da matéria sobre o Espírito, a propensão para o mal, a intuição, mas não compreensão de Deus. O estudo da escala espírita foi publicado nesta revista na edição 66 que a leitora pode ler clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano2/66/esde.html

 

De: Gilberto Maia (São Carlos, SP)
Terça-feira, 17 de maio de 2011 às 17:39:10

Agradeço a resposta a mim direcionada na edição de nº 209. Esclareceram e confortaram. Abraços fraternos.
Gilberto

 

De: Cicleuda Fontes (Jacareí, SP)
Terça-feira, 17 de maio de 2011 às 19:17:07

Gostaria de saber onde comprar livros espíritas mais em conta.

Cicleuda 

Resposta do Editor: 

Os livros espíritas são geralmente comercializados pelo mesmo preço, que é sugerido pelas editoras, mas é possível encontrá-los com preços bem reduzidos nas feiras de livros realizados em cidades como Franca e Ribeirão Preto, cujas promoções são sempre um sucesso que vale a pena conhecer. 

 

De: Mariana Guedes Luiz (Juiz de Fora, MG)
Terça-feira, 17 de maio de 2011 às 21:57:40

Boa noite! Muita Paz! Estudo o livro Nosso Lar e estou tendo dificuldades de relacionar algumas passagens com as obras de Kardec. Será que tem alguma forma de encontrar algum livro (ou similar) para poder pesquisar e estudar mais? Sinto algumas dificuldades na hora de procurar.
Muito obrigada.

Mariana 

Resposta do Editor: 

Desconhecemos a existência de obra espírita que faça essa correlação. A única coisa que podemos dizer em auxílio da leitora é que fizemos nesta revista um estudo minucioso do livro Nosso Lar em nossas edições 1 a 12. Para ver a lição inicial, a leitora deve clicar em   http://www.oconsolador.com.br/1/estudandoaserieandreluiz.html.

Com relação às lições seguintes, basta mudar o número “1” que aparece no link citado. O link da última lição – a de n. 12 - é este - http://www.oconsolador.com.br/12/estudandoaserieandreluiz.html 

 

De: José da Conceição de Abreu (Santos, SP)
Quarta-feira, 18 de maio de 2011 às 08:49:22 -0300
Pessoas queridas, vejam que belíssima lição, e mais uma vez aprendemos que é muito melhor, mais salutar agir do que reagir... não?
José  

Nota do Editor: 

Com a carta acima veio um lindo texto, de autor desconhecido. Ei-lo: 

Café da manhã no McDonald's 

Esta é uma bela história e é também uma história real.
Sou mãe de três crianças (14, 12 e 3 anos) e recentemente terminei a minha faculdade. A última aula que assisti foi de sociologia.... O professor dava as aulas de uma maneira inspiradora, de uma maneira que eu gostaria que todos os seres humanos também pudessem ser.
O último projeto do curso era simplesmente chamado "Sorrir"... A classe foi orientada a sair e sorrir para três estranhos e documentar suas reações...
Sou uma pessoa bastante amigável e normalmente sorrio para todos e digo oi de qualquer forma. Então, achei que isto seria muito tranquilo para mim...
Após o trabalho ser passado para nós, fui com meu marido e o mais novo de meus filhos numa manhã fria de Março ao McDonald's. Foi apenas uma maneira de passarmos um tempo agradável com o nosso filho...
Estávamos esperando na fila para sermos atendidos, quando de repente todos a nosso redor começaram a ir para trás, e então o meu marido também fez o mesmo...Não me movi um centímetro... Um sentimento arrebatador de pânico tomou conta de mim, e me virei para ver a razão pela qual todos se afastaram...
Quando me virei, senti um cheiro muito forte de uma pessoa que não toma banho há muitos dias, e lá estava na fila dois pobres sem-teto. Quando eu olhei ao pobre coitado, próximo a mim, ele estava "sorrindo"... Seus olhos azuis estavam cheios da Luz de Deus, pois ele estava buscando apenas aceitação...
Ele disse: - Bom dia!, enquanto contava as poucas moedas que ele tinha amealhado...
O segundo homem tremia suas mãos, e ficou atrás de seu amigo... Eu percebi que o segundo homem tinha problemas mentais e o senhor de olhos azuis era sua salvação..
Eu segurei minhas lágrimas, enquanto estava lá, parada, olhando para os dois...
A jovem mulher no balcão perguntou-lhes o que eles queriam... Ele disse: "Café já está bom, por favor...", pois era tudo o que eles podiam comprar com as poucas moedas que possuíam... (Se eles quisessem apenas se sentar no restaurante para se esquentar naquela fria manhã de março, deveriam comprar algo. Ele apenas queria se esquentar.)
Então eu realmente sucumbi àquele momento, quase abraçando o pequeno senhor de olhos azuis...
Foi aí que notei que todos os olhos no restaurante estavam sobre mim, julgando cada pequena ação minha... Eu sorri e pedi à moça no balcão que me desse mais duas refeições de café da manhã em uma bandeja separada... Então, olhei em volta e vi a mesa em que os dois homens se sentaram para descansar... Coloquei a bandeja na mesa e coloquei minha mão sobre a mão do senhor de olhos azuis... Ele olhou para mim, com lágrimas nos olhos e me disse: "Obrigado!!"
Eu me inclinei, acariciei sua mão e disse "Não fui eu quem fiz isto por você, Deus está aqui trabalhando através de mim para dar a você esperança!!"
Comecei a chorar enquanto me afastava deles para sentar com meu marido e meu filho... Quando eu me sentei, meu marido sorriu para mim e me disse: "Esta é a razão pela qual Deus me deu você, querida, para que eu pudesse ter esperança!!"...
Seguramos nossas mãos por um momento, e sabíamos que pudemos dar aos outros hoje algo pois Deus nos tem dado muito...
Nós não vamos muito à Igreja, porém acreditamos em Deus... Aquele dia, me foi mostrada a Luz do Doce Amor de Deus...
Retornei à aula na faculdade, na última noite de aula, com esta história em minhas mãos. Eu entreguei "meu projeto" ao professor e ele o leu... E então, ele me perguntou: "Posso dividir isto com a classe?"
Eu consenti enquanto ele chamava a atenção da classe para o assunto...
Ele começou a ler o projeto para a classe e aí percebi que como seres humanos e como partes de Deus nós dividimos esta necessidade de curarmos pessoas e de sermos curados...
Do meu jeito, eu consegui tocar algumas pessoas no McDonald's, meu filho e o professor, e cada alma que dividia a classe comigo na última noite que passei como estudante universitária...
Eu me graduei com uma das maiores lições que certamente aprenderei: ACEITAÇÃO INCONDICIONAL.
Que muito amor e muita compaixão seja enviada a todos que lerem esta mensagem e aprenderem a: AMAR AS PESSOAS E USAR AS COISAS E NÃO AMAR AS COISAS E USAR AS PESSOAS...
Um anjo foi enviado para assistir você.. Para que este anjo posso trabalhar, envie isto para pessoas que também precisam de anjos em suas vidas.
Um Anjo escreveu:
Muitas pessoas entrarão e sairão de sua vida, mas apenas os verdadeiros amigos deixarão pegadas em seu coração. Para se controlar, use sua mente... Para controlar os outros, use seu coração... Deus dá a cada pássaro seu alimento, mas Ele não joga nenhum alimento em seus ninhos... 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita