De: Edina Brognoli (Coimbra, Portugal)
Domingo, 26 de junho de 2011 às 07:55:05
Gostaria de receber os exemplares semanais.
Obrigada.
Edna
Resposta do Editor:
Esta revista não tem formato impresso, mas a leitora receberá semanalmente uma informação, por e-mail, contendo os destaques de cada edição com os respectivos links, o que facilita sobremodo a leitura da revista. |
|
|
De: Simoni Goidanich (Montevidéu, Uruguai)
Domingo, 26 de junho de 2011 às 14:44
Mucha paz.
Les envío la información sobre el sexto video de la serie "Mediumnidad y Espiritismo" y les agradezco las vibraciones fraternas para que realizáramos este trabajo.
Abrazo fraterno a todos,
Simoni |
|
|
De: Madalena Brito (Viana do Castelo, Portugal)
Segunda-feira, 27 de junho de 2011 às 12:59
Olá. Há algum tempo descobri a Filosofia Espírita e desde então tento estudar os assuntos, através da NET e também através dos livros. Além do "Consolador" consulto outros sites que me parecem esclarecedores. Fiz o curso básico pela NET e raramente vou a um Centro Espírita, dado que vivo só com os meus netos de 9 e 6 anos.
Como ainda sei muito pouco, ou melhor, quase nada, não sei responder a questões pertinentes. Então peço-lhe que me responda, por favor, e se lhe for possível, ao seguinte: A minha família é católica e eu fui educada nessa base. Nunca aceitei muito bem ter que ir à missa aos domingos, ter que ir à confissão, fazer as comunhões, casar na Igreja, etc. Fiz tudo isso por imposição e também como fui criada numa aldeia fui me deixando levar.
Baptizei os meus filhos e a neta mais velha, bem como fizeram também a 1ª comunhão. (A família constantemente me dizia que tinha obrigação de cumprir estes preceitos.)
No entanto, não baptizei os meus dois netos que vivem comigo (eles foram abandonados pelos pais) e não quero fazê-lo, mas a família algumas vezes me questiona e eu acho que não sei dar uma resposta em condições. E agora surge outro problema - o miúdo de 9 anos já algumas vezes me perguntou por que não frequenta a catequese, dado que os colegas da escola frequentam. Em setembro vai para o 2º ciclo - 5º ano e quer frequentar uma disciplina - Moral e Religião - que acho que ensinam na base da religião católica. Aos meus netos, apenas lhes ensino a agradecer a Jesus - de manhã e à noite - e a rezarem o Pai Nosso. Um dia por semana tento fazer com eles o Evangelho, mas não leio textos do "Evangelho segundo o Espiritismo", mas os textos da Célia Camargo, bem como agradecer pelo que temos e pedimos para sermos melhores, pedimos pela família, e pelos colegas e professores deles.
Pode aconselhar-me por favor?
Muito grata.
Madalena Brito
Resposta do Editor:
Os adeptos do Espiritismo não adotam, obviamente, o batismo católico, porque este é um sacramento da Igreja que nenhum significado tem para nós espíritas. Quanto à educação da criança, é importante que ela seja feita desde cedo, conforme recomenda Emmanuel no livro “O Consolador”, em que ele escreveu o seguinte: "O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos. Até os sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência. Ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isto, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho. Passada a época infantil, atingida a maioridade, só o processo violento das provas rudes, no mundo, pode renovar o pensamento e a concepção das criaturas, porquanto a alma encarnada terá retomado o seu patrimônio nocivo do pretérito e reincidirá nas mesmas quedas, se lhe faltou a luz interior dos sagrados princípios educativos" (O Consolador, pergunta 109).
As igrejas e os centros espíritas, por intermédio de seus departamentos voltados para a evangelização infantil, podem ajudar muito nesse propósito, mas, segundo o Espiritismo, a melhor escola para a preparação das almas encarnadas é o lar. Ensina-nos Santo Agostinho (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 14, item 9): "Oh! espiritistas, percebei o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele se encarna vem do espaço para progredir. Cumpri com os vossos deveres e empregai o vosso amor em aproximar essa alma de Deus. Essa a missão que vos foi conferida e da qual recebereis a recompensa, se a cumprirdes fielmente".
O assunto, evidentemente, não passou despercebido a Emmanuel, que explica: "As noções religiosas, com a exemplificação dos mais altos deveres da vida, constituem a base de toda educação, no sagrado instituto da família" ("O Consolador", pergunta 108).
A respeito da importância da evangelização das crianças, sugerimos à leitora que leia a entrevista publicada na edição n. 9 desta revista, que pode ser vista clicando neste link: http://www.oconsolador.com.br/9/entrevista.html |
|
|
De: José Barata (Lisboa, Portugal)
Segunda-feira, 27 de junho de 2011 às 20:42:42
Saudações fraternas. Gostaria de saber se esta revista se encontra à venda aqui em Portugal. Um abraço fraterno.
José
Resposta do Editor:
Não. Esta revista não é vendida; ela circula apenas na internet e para lê-la não é preciso pagar nada nem preencher nenhum cadastro. O acesso ao nosso website é inteiramente livre. |
|
|
De: Sirlei Martins Vieira (Livorno, Itália)
Terça-feira, 28 de junho de 2011 às 13:35:02
Boa tarde a todos os companheiros. Envio este e-mail para pedir misericórdia a uma senhora aqui da Itália. Ela chama-se Silvana Foggia, nascida em 18/02/1948 - Via Miglianico, 84 Castel Verde, Roma. Agradeço desde já se um Espírito de luz lhe fizer uma visita mediúnica, ajudar esta senhora boa de coração. Creio que esta enfermidade poderá estar mais branda visto que padece com dores na perna e joelho, e ela faz um tratamento no seio de um mal de câncer . Minha emoção é grande, pois estou aqui na Itália e me comovi com Silvana doce e amável, e um bom coração. Se for possível ajudá-la, ficarei muito grata. Já frequentei um centro espírita em Belo Horizonte, MG.
A todos, o meu afeto e um abraço.
Sirlei
Resposta do Editor:
Vamos incluir o nome da senhora enferma nos grupos de que participamos, e ajuda idêntica, por meio de orações e vibrações, solicitamos a todos os que lerem a carta acima. |
|
|
De: Negy Abou Latif (Foz do Iguaçu, PR)
Quarta-feira, 22 de junho de 2011 às 19:37
Boa noite. Gostaria de poder obter uma luz de seu entendimento sobre o tema da Revista Espírita de 1862: Criança de 12 anos suicida-se por amor. Li a história e notei que a criança que suicidou fora outrora um poeta e criara em sua mente uma idealização de mulher que trouxe em sua mente, quando o garoto na sua vida atual também se identificou com uma mulher e, não podendo tê-la, suicidou-se.
Pois bem, fiquei em dúvida: quando ele ainda poeta, na vida passada, tinha Elvire como sua idealização, para meu entendimento não ficou claro se era uma pessoa que passou em sua vida, e acabei me confundindo pensando ser uma criação de sua mente.
Analisando mais friamente este tema, poderemos dizer que esta criança que alegou intuição da vida anterior, não fosse algo como uma alucinação, consequentemente um transtorno mental?
Uma outra dúvida: Chico Xavier nos disse que normalmente quando há um ato de suicídio é que já houvera antes outros suicídios. Neste caso, pela história, não aparenta a sua causa. Poderíamos dizer se tratar de uma idealização daquilo que queria viver, e não o que a vida lhe reservara, ou seja uma rebeldia por orgulho?
Mais uma questão: este fato é de grande lição, para que os pais deem mais atenção aos filhos e observem suas manifestações instruindo-os acerca do fato de que a vida não cessa com a morte, e tem repercussão após e muito dolorosa, podendo vir doente em vida posterior.
Continuando a questão, pergunto por que o caso não foi inserido no livro Céu e Inferno? Teria algum conteúdo não aceitável do ponto de vista doutrinário?Obrigado pela atenção.
Saudações fraternas.
Negy Youssef
Resposta do Editor:
O assunto levantado pelo leitor está sendo tratado na seção O Espiritismo responde desta mesma edição. Eis o link que remete a ela: http://www.oconsolador.com.br/ano5/216/oespiritismoresponde.html |
|
|
De: Meri A. (Canguçu, RS)
Quarta-feira, 22 de junho de 2011 às 08:24:28
Assunto: Especial 214 - Kardec, racismo e Espiritismo - uma reflexão
Eu não me considero racista pois acredito que todos somos iguais perante o Pai maior. O que existem são diferenças de cor, de constituição física, de crenças... Nós precisamos nos aceitar, pois com certeza nos pedimos essas diferenças a Deus, por isso "eu acho" que o racismo e os preconceitos estão na verdade dentro daquelas pessoas que se acham discriminadas. Acredito que estes irmãos precisam aceitar-se, amar-se como estão; depois disso nada mais nos fere. Na verdade somos nós que nos achamos diferentes e não nos aceitamos. Eu tenho um pequeno "defeito físico" e só me aceitei depois que entendi o porquê de estar assim, e hoje agradeço ao Pai. Essa é a minha opinião.
Meri |
|
|
De: Anubis Q. (Piracicaba, SP)
Terça-feira, 28 de junho de 2011 às 19:41:53
Assunto: Especial 115 Legiões
A única missão do ''Diabo'', vamos dizer assim: Espírito das Trevas, é convencer a Humanidade que eles NÃO EXISTEM.
Anubis |
|
|
De: Regina Gomes (Diadema, SP)
Terça-feira, 28 de junho de 2011 às 05:39:38
Amigos, se vocês desejam receber mensagens espíritas impressas para distribuição nas bancas, nos eventos ou no grupo espírita, por favor me escrevam. Estou divulgando a Ed. LUZ NO LAR que envia aos interessados TOTALMENTE GRATIS [inclusive o correio] qualquer quantidade. Me escrevam: reginagomes59@msn.com
Abraços para todos.
Regina |
|
|
De: Rodrigo Godoy (Guarulhos, SP)
Segunda-feira, 27 de junho de 2011 às 19:36:02
Olá. Tenho um blog chamado Sociedade Invisível - www.sociedadeinvisivel.net
Estamos à procura de novos colunistas e gostaria de saber se a Revista O Consolador poderia ajudar na divulgação dessa procura tão preciosa e difícil. O Blog não tem fins Lucrativos, nosso único intuito é de Divulgar a Doutrina dos Espíritos.
Abraços.
Rodrigo Godoy
www.sociedadeinvisivel.net |
|
|
De: Benjamin F. (Gama, Distrito Federal)
Domingo, 26 de junho de 2011 às 23:44:37
Gostaria da explicação de como ocorre o fenômeno do agênere.
Benjamin
Resposta do Editor:
A palavra agênere [do grego: a= privativo + géiné, geinomai= engendrar; que não foi engendrado] significa: variedade de aparição tangível; estado de certos Espíritos que podem revestir, temporariamente, as formas de uma pessoa encarnada, a ponto de produzirem completa ilusão. O complemento das informações acima será feito oportunamente na seção O Espiritismo responde, quando então o leitor será devidamente informado. |
|
|
De: Mailde Selene Guimarães Frois Moreira (Belo Horizonte, MG)Domingo, 26 de junho de 2011 às 12:36:29
Bom dia a todos! Li o Livro "Vitória sobre a Depressão"- Divaldo Pereira Franco ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis, que é simplesmente maravilhoso. Recomendo a todos. Peço a todos também que prestem atenção na página 129, cap. 24 com o título "Silêncio Perturbador", onde Joanna nos chama a atenção e também nos dá um puxão de orelhas com relação ao nosso comodismo na divulgação da Doutrina, a distribuição e divulgação dos livros da codificação kardequiana. Aonde notarmos que podemos ajudar, para mudança real de valores morais, devemos partir para ação. Principalmente nos meios de comunicação e para o maior número possível de pessoas. É urgente! Façamos realmente a nossa parte de forma concreta meus amigos e irmãos. Carinhosamente.
Mailde |
|
|
De: Soraia H. (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 26 de junho de 2011 às 08:35:51
Queria saber o que acontece com as pessoas que tiram sua vida.
Soraia
Resposta do Editor:
Sobre o tema suicídio recomendamos à leitora que leia o artigo de Gerson Simões Monteiro publicado na edição 72 desta revista. Eis o link que remete ao texto mencionado: http://www.oconsolador.com.br/ano2/72/especial.html |
|
|
De: Vera C. (São Fidélis, RJ)
Sábado, 25 de junho de 2011 às 15:05:20
Sou médium psicofônica. No momento estou fazendo um trabalho de desdobramento nas reuniões mediúnicas. Preciso que me indique onde posso buscar mais esclarecimentos sobre esse fenômeno, além do Livro dos Médiuns e da Gênese que já estou estudando.
Fiquem na paz de Deus.
Vera
Resposta do Editor:
Sugerimos inicialmente à leitora o livro “Desdobramentos mediúnicos e outros fenômenos psíquicos”, de Dante Labbate, sobre o qual publicamos nesta revista uma interessante entrevista com a confreira Yeda Hungria. O link que remete à entrevista é http://www.oconsolador.com.br/ano2/92/entrevista.html. Depois, em caso de dúvida, teremos a grata satisfação de procurar esclarecê-la. |
|
|
De: Jairo de Tarso da Silva (Itapetininga, SP)
Sábado, 25 de junho de 2011 às 10:14:28
Gostaria do parecer dos srs. acerca de um curso de Espiritismo à distância, chamado "Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância". O idealizador chama-se Edgar Armond.
Vocês enviam edições da revista para o e-mail dos interessados? Em caso afirmativo, eu gostaria de receber.
Jairo
Resposta do Editor:
Não conhecemos o conteúdo do curso citado e, por isso, não temos condições de opinar. Quanto à revista, esclarecemos que ela não tem formato impresso, mas o leitor receberá semanalmente uma informação, por e-mail, contendo os destaques de cada edição com os respectivos links, o que facilita sobremodo a leitura da revista. |
|
|
De: Vilma Paixão (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 25 de junho de 2011 às 08:27:14
Como faço para obter a revista semanal?
Vilma
Resposta do Editor:
Esta revista não tem formato impresso, mas a leitora receberá semanalmente uma informação, por e-mail, contendo os destaques de cada edição com os respectivos links, o que facilita sobremodo a leitura da revista. |
|
|
De: Poliana Abreu (Americana, SP)
Sexta-feira, 24 de junho de 2011 às 20:34:22
Estou interessada em conhecer colegas advogados espíritas, neste site, para troca de informações, se possível. Sou advogada aposentada e o assunto Allan Kardec é pra mim importante.
Obrigada.
Poliana
Resposta do Editor:
Já enviamos a alguns confrades que atuam no ramo do Direito a mensagem acima, esperando que a leitora consiga estabelecer o contato por ela mencionado. |
|
|
De: L.B. (Livramento, RS)
Quinta-feira, 23 de junho de 2011 às 22:37:12
Olá, sou L.B., fui uma criança muito saudável até os três anos (um ano depois de minha mãe sofrer um aborto espontâneo)a partir daí comecei a ter um febrão, apareceram manchas na minha pele e bolinhas de cálcio pelos meus braços e dedos. Os médicos diagnosticaram dermatomiosite juvenil, tratei por muito tempo com muito corticoide, procurei ajuda espírita e me aconselharam a parar. Hoje só tomo homeopatia e sinto-me melhor. Minha mãe correu muito comigo em médicos, curandeiros e tudo o que pode, acho q foi muito difícil para ela. Apesar de tudo, ou por tudo sempre me esforcei nos estudos, mas nunca tive muitos amigos, parecia q tinham nojo de mim. Estudei me formei no magistério, fiz curso de letras a distância, fiz concurso e passei, trabalho com alunos de 1º ano, gosto muito, mas parece que nunca faço o suficiente. O que me parece é que sempre tem algo trancando no meu caminho, não consigo me realizar plenamente, rezo, estou cultuando antepassados, sou católica e busco fazer o bem, só tive um namorado que não aguentou minha baixa autoestima e seguiu seu caminho. Parece que meus familiares me aturam por que deve ser assim... Queria abrir meus caminhos, ter forças para ajudar a dar luz a meus antepassados, ser mais agradável, ter mais amigos, constituir uma família minha, ser mais feliz no meu trabalho, não sei que rumo seguir as vezes. Quando me acontece algo legal logo penso que não mereço, daí já viu, acho q sou injustiçada a todo o momento que ninguém gosta do que eu faço, perco a vontade de fazer as coisas. Desculpem o desabafo. Me ajudem por favor! Obrigada,
L.B.
Resposta do Editor:
Ocultamos, por motivos óbvios, o nome da remetente, a quem sugerimos a leitura de obras espíritas e também a busca de uma orientação específica que lhe poderá ser prestada no setor de Atendimento Fraterno de um dos centros espíritas existentes em sua cidade. O conhecimento do Espiritismo ajuda-nos muito a entender melhor o que se passa conosco e qual é, em verdade, o verdadeiro objetivo de nossa presença no mundo. No tocante às obras espíritas, seria interessante começar por dois livros de autoria de Allan Kardec – O Livro dos Espíritos e O Evangelho segundo o Espiritismo, obras que a leitora encontra na Biblioteca virtual de nosso site.
O link que remete à Biblioteca virtual é este:
http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/principal.html |
|
|
De: Sara Frauch (São Fidélis, RJ)
Quinta-feira, 23 de junho de 2011 às 15:30:16
Prezados confrades, gostaria de conhecer estudos sobre os efeitos maléficos dos vampiros. E como exercer a profilaxia desses efeitos danosos.
Muito grata.
Que Deus os abençoe.
Sara
Resposta do Editor:
Sobre o tema vampirismo, sugerimos inicialmente a leitura do livro Vampirismo, de autoria de J. Herculano Pires, que integra a Biblioteca virtual desta revista.
Eis o link que remete à obra mencionada:
http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual |
|
|
De: Vera Cristina (Salvador, BA)
Quarta-feira, 22 de junho de 2011 às 16:55:54
Assunto: Especial 196 - O Pescador de Almas
Leitura esplêndida! Em um final de semana eu simplesmente "devorei" as páginas desse romance fabulosamente escrito pelo Espírito Monsenhor Sintra e tão fielmente relatado pelo Prof. Valter Turini. Sou tão fã que já possuo os três outros livros do mesmo autor espiritual! Gostaria até de saber se já existe outro lançamento além do Mosteiro de São Jerônimo.
Vera Cristina
Resposta do Editor:
Não temos conhecimento de que o autor mencionado tenha lançado outras obras depois da citada. |
|
|
De: F. M. (São Pedro, SP)
Quarta-feira, 22 de junho de 2011 às 16:49:25
Gostaria se possível me indicar um livro espírita que fale sobre o vício do ALCOOLISMO, pois gostaria de parar de beber e estou procurando auxílio espiritual.
Fabio
Resposta do Editor:
Sugerimos ao leitor, cujo nome ocultamos por motivos óbvios, a leitura do estudo publicado na edição 38 desta revista sobre o tema alcoolismo, o qual pode ser acessado clicando-se em http://www.oconsolador.com.br/38/especial.html
Nesse estudo há indicações precisas sobre as providências a serem tomadas por aqueles que desejam curar-se realmente dessa doença, assim definida pela Organização Mundial de Saúde. |
|
|
|