WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 217 - 10 de Julho de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Marcos Domingues (Piracicaba, SP)
Sexta-feira, 1 de julho de 2011 às 11:30:02

Se Deus fez o homem segundo a sua imagem e semelhança, como pode um animal, depois de certo tempo, entrar no reino HOMINAL, gerar pensamentos contínuos e passar a ter um ESPIRITO como o nosso. Então DEUS não fez o HOMEM à sua imagem e semelhança!

Marcos
 

Resposta do Editor: 

O assunto da criação dos Espíritos já foi examinado nesta revista em diversas oportunidades, como podemos ver na seção O Espiritismo responde da edição 111. Eis o link que permite acessar o texto a que nos referimos - http://www.oconsolador.com.br/ano3/111/oespiritismoresponde.html

É no tocante à essência da alma que entendemos a expressão “feito à imagem e semelhança” de Deus, pois o Espírito é fruto de um processo de elaboração em que o princípio espiritual é o objeto e, devido a isso, sua natureza é espiritual. 

 

De: José Coutinho de Mendonça (Itaboraí, RJ)
Sexta-feira, 1 de julho de 2011 às 16:04:03

Somente uma pergunta: por que todas as obras de Rochester vocês não editam?

José Coutinho 

Resposta do Editor: 

Nada temos contra os livros assinados por J. W. Rochester, mas esta revista não edita livros, motivo pelo qual não entendemos a pergunta feita pelo leitor na carta acima. 

 

De: Luciane F. (Ivinhema, MS)
Sábado, 2 de julho de 2011 às 22:14:23

Olá, gostaria de saber qual a programação de palestras da semana espírita de Londrina, porque estou programando uma viagem para Londrina e gostaria de visitar.
Obrigada. 
Luciane 

Resposta do Editor: 

Na reportagem especial publicada nesta edição a leitora verá a programação completa da 20ª Semana Espírita de Londrina, que se iniciou ontem, dia 9 de julho. 

 

De: Magaly Campelo de Magalhães (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 3 de julho de 2011 às 00:01:55
Assunto: Edição 216 - O Bom Samaritano

A parábola teve, na palavra abalizada da autora do texto, uma interpretação convincente, permeada de exemplos construtivos, de imagens pertinentes e de acenos a uma constante revisão dos valores que nos devem guiar na vida terrena.

Magaly 

 

De: A.K. (São Paulo, SP)
Domingo, 3 de julho de 2011 à 00:14

Sr. Diretor.
Na busca incessante de respostas a muitas divergências de opiniões entre os grupos espíritas, espero poder contar com sua colaboração, considerando com muito apreço sua responsabilidade de esclarecer os fatos com objetividade, seriedade e imparcialidade.
Há 2 anos, visitei alguns Centros Espíritas, porém as experiências que presenciei em alguns deles me deixaram pior do que eu estava. Passei então a acompanhar pela internet alguns grupos e assistir palestras sobre Espiritismo. Analisando os grupos e sites espíritas, constatei características muito peculiares encontrados na maioria dos integrantes dos “grupos espíritas elitizados", tais como o individualismo, defendendo seu modo de pensar sem aceitar críticas, vaidade e orgulho exacerbados, egocentrismo, competitividade doentia por cargos, status, títulos, prepotência e arrogância, cinismo, falsidade e hipocrisia ao extremo. Durante este tempo eu não encontrei ninguém desse grupo que tenha errado e admitido, pedindo perdão ao ofendido; pelo contrário, todos acham que não precisam mais do perdão, pois já se consideram "santos, iluminados, endeusados". Ah! O detalhe: só eles, "da panelinha", são evoluídos, o resto do povo é ainda primata...
Sei que não é conveniente apresentar a uma autoridade espírita adjetivos pouco nobres aos "irmãozinhos". Confesso com profunda tristeza que estes exemplos foram as principais razões que me levaram ao ceticismo religioso, principalmente o Espiritismo. Digo principalmente, pois foi nos Centros Espíritas que me deparei com toda sorte de “espertalhões" que usam da fachada espírita para se promover e cometem barbáries para atropelar os outros. Sem contar com outro tipo de espertalhão, que usa dos sites espíritas e as próprias Instituições espíritas para vender "seu peixe"... O Sr. me entende, né? Quer um exemplo? Basta acessar alguns sites, tais como blog de Espiritismo ou estudos espíritas e verá a propaganda explícita de produto lançado no mercado e de livros de conteúdo esdrúxulo, chulo, eivado de palavrões torpes que agridem o mínimo de pudor e respeito... (...) O que mais se vê nesse meio são "figuras polêmicas" que, para conseguir chamar a atenção, precisam se utilizar de meios recalcados e polêmicos para justificar seus distúrbios psíquicos.
Dependendo de sua postura e disposição, pelo menos dar o seu parecer deste texto, pode mudar muitos aspectos e talvez até merecedor de uma reavaliação do meu ponto de vista. Pense nisto!
Muita luz e paz!
A.K. 

Resposta do Editor: 

Por motivos óbvios, o nome do leitor foi aqui abreviado, bem como excluídas do texto referências a nomes de pessoas cuja menção em nada contribuiria para entender o objetivo da mensagem, ou seja, que há no meio espírita pessoas que se valem da condição de espírita, mas, contrariamente ao que imaginam, prestam efetivamente um desserviço ao Espiritismo e a seus próprios leitores. Quem conhece a doutrina espírita sabe o que significa a palavra caridade e, portanto, o sentido da frase “Fora da caridade não há salvação”. Em face disso, a benevolência com todos, a indulgência para com as imperfeições alheias e o perdão das ofensas recebidas deveriam constituir a bandeira de todo aquele que se diz espírita, especialmente dos que usam a tribuna ou a imprensa, conscientes de que, de acordo com as sábias palavras de Allan Kardec, o verdadeiro espírita se reconhece por sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas inclinações inferiores.  

 

De: Vanessa Mosconi (Ipuã, SP)
Domingo, 3 de julho de 2011 às 14:22:26

Gostaria de saber como faço para receber a revista “O Consolador” gratuitamente para a Casa de Caridade que eu frequento.

Atenciosamente.
Vanessa Mosconi
 

Resposta do Editor: 

Esta revista não tem formato impresso, mas a leitora receberá semanalmente uma informação, por e-mail, contendo os destaques de cada edição com os respectivos links, o que lhe facilitará sobremodo a leitura da revista.

 

De: Marilia Teodoro (Osasco, SP)
Domingo, 3 de julho de 2011 às 17:18:29

Estou adorando! É meu 1° acesso!

Marilia

 

De: Alexandre Ferreira (São Paulo, SP)
Domingo, 3 de julho de 2011 às 16:00:25

Amigos

Já está disponível, em nosso site o informativo de julho de 2011: http://www.neapa.org.br/estamos_aqui.
Abraços
Alexandre Ferreira
Diretoria de Divulgação do Núcleo Espírita Assistencial "Paz e Amor" - Rua Muniz de Souza, 72 - Cambuci – São Paulo, SP

 

De: Ariovaldo de Amorim (Bertioga, SP)
Domingo, 3 de julho de 2011 às 19:20:15

Qual a diferença entre expiação e missão?
Todos nós temos uma missão?
Grato.

Ariovaldo 

Resposta do Editor: 

Sobre o tema expiação, que pressupõe resgate, quitação, ajuste de erros, e varia segundo a natureza e o grau da falta, sugerimos ao leitor que leia o texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 31 desta revista. Eis o link que permite acessá-lo: http://www.oconsolador.com.br/31/oespiritismoresponde.html

Missão é tarefa, encargo, serviço, mais ou menos importante, que nos compete cumprir. Nem todos somos missionários, mas, sem dúvida, temos deveres a atender, que assumimos quando fizemos nossa programação reencarnatória. 

 

De: E.C. (Porto Belo, SC)
Segunda-feira, 4 de julho de 2011 às 16:15:04

Preciso de ajuda: estou em conflito com algumas coisas. 

E.C. 

Resposta do Editor: 

Como está dito no alto da seção Esclareça suas dúvidas, sugerimos que, no caso de pedido de preces, assistência e socorro espiritual, o leitor deve procurar uma instituição espírita próxima de sua casa. Este link vai ajudá-lo a encontrá-la: http://www.enderecocasaespirita.org.br/

 

De: Bernadete D. (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 4 de julho de 2011 às 16:54:55

Adoro este site, mas por que vocês tiraram o Evangelho aleatório? Agora o dia inteiro é só um tema. Por quê?

Bernadete 

Resposta do Editor: 

Já explicamos à leitora que o Evangelho aleatório jamais foi retirado de nosso site. Se há alguma dificuldade em acessá-lo, isso se deve a uma questão técnica pertinente ao computador da leitora e não à revista “O Consolador”.

 

De: Vera Lucia Barbosa (São Fidélis, RJ)
Terça-feira, 5 de julho de 2011 às 07:23:44

Queridos confrades, pedi uma indicação de livro sobre o tema desdobramento, só que não consigo encontrar nem na editora o livro sugestionado: Desdobramento mediúnico e outro fenômenos psíquicos. Por favor, como faço e onde procurar este livro, ou se possível, se tem outro que possa me ajudar no trabalho que estou realizando?
Fiquem com Deus.
Vera

Resposta do Editor:

Em vários sites da internet há referências ao livro citado. Um deles é o da Editora 3 de Outubro, na qual o livro poderá ser adquirido. Eis o site: http://www.editora3deoutubro.com.br/ 

 

De: Maria Betânia de Paula Souza (Lavras, MG)
Terça-feira, 5 de julho de 2011 às 13:59:02

Olá, gostaria de receber pelo correio apostilas para evangelização infantil. Sou do grupo espírita da prece e sou evangelizadora infantil. Minha turma é de 3 a 9 anos,  meu endereço é R. Maria da Conceição Barra Mansa, 351 Bairro Pitangui - Lavras MG CEP 37200000.

Desde já agradeço.
Um grande abraço.
Maria Betânia 

Resposta do Editor: 

Não dispomos do material didático solicitado pela leitora, que poderá, no entanto, encontrá-lo, sem nenhum custo, nos sites mantidos pelo Grupo Espírita Seara Espírita, de Santo Ângelo-RS: www.searadomestre.com.br e www.searadomestre.com.br/evangelizacao, 

 

De: Faculdades Integradas Espírita (Curitiba, PR)
Terça-feira, dia 5 de julho às 17:24

Para quem deixou passar o vestibular de inverno, mas ainda quer começar o ensino superior em 2011, as Faculdades Integradas Espírita (FIES) estão com as inscrições abertas para as provas agendadas. Há vagas remanescentes nos cursos de Fisioterapia, Geografia, História e Nutrição, todos no período noturno. A taxa é de R$ 25, e as provas podem ser realizadas às terças e quintas-feiras ou aos sábados, até 30 de julho. Os calouros têm a mensalidade diferenciada.
Mais informações no site www.faculdadeespirita.com.br ou pelo telefone (41) 3111-1717.

FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITA
Rua Tobias de Macedo Junior, nº. 246
Bairro Santo Inácio - Curitiba - Paraná
Fone: (41) 3111-1715 e 3111-1723
http://www.faculdadeespirita.com.br

Fernanda Foggiato - Assessora de Imprensa / MTB 6593-PR
 

 

De: Risa Goes (Santaluz, BA)
Terça-feira, 5 de julho de 2011 às 19:45:15

Recebi um e-mail de uma amiga espírita e quero dizer que estou encantada com todo o trabalho colocado à nossa disposição por esse magnífico site. Quero parabenizá-los.

Um grande abraço.
Que a paz e harmonia seja constante em nossas vidas.
Risa
 

 

De: M.F. (Itabaiana, SE)
Terça-feira, 5 de julho de 2011 às 22:13:43

Olá, gostaria de saber qual é o "pecado" de uma separação? Há algum problema futuro para ambas as partes ou somente para quem decidiu separar? Se possível me responda! Agradecida!
Atenciosamente.
M.F.
 

Resposta do Editor: 

O tema divórcio foi objeto nesta revista de diversos artigos e comentários. Um deles, que sugerimos seja consultado pela leitora, saiu em nossa edição 79. Eis o link que permite acessá-lo: http://www.oconsolador.com.br/ano2/79/especial.html Depois de lê-lo, se persistir alguma dúvida, teremos imensa satisfação em procurar esclarecer.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita