WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Esperanto em destaque
Ano 5 - N° 221 - 7 de Agosto de 2011
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)

 

Temporada de estudos de esperanto encerra-se hoje 

Iniciada no dia 30 de julho, encerra-se neste domingo, dia 7 de agosto, a Temporada de Verão de Estudos de Esperanto. As atividades estão sendo realizadas em Nitra, no oeste da Eslováquia. Foram formadas turmas em diversos níveis, orientadas por cinco grupos de professores. Além das aulas, a programação prevê a realização de apresentações artísticas, práticas desportivas, passeios e uma discoteca esperantista. A coordenação pedagógica está a cargo da equipe do site Lernu ponto Net.  

Projeto digitaliza o acervo da Associação Pernambucana de Esperanto 

A Associação Pernambucana de Esperanto tem um projeto de digitalização de seu acervo histórico. O material, colecionado e herdado de um dos mais antigos esperantistas do estado, o advogado Methódio Maranhão, será aos poucos divulgado na internet. O objetivo da iniciativa é disponibilizar a coleção a todos os interessados e atrair a atenção do público, registrando constantemente a evolução do movimento esperantista no estado. A instituição possui uma das maiores bibliotecas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

Biblioteca cearense recebe livros de esperanto 

Mais uma instituição pública recebe livros da Cooperativa Cultural dos Esperantistas. Desta feita, a beneficiada foi a Biblioteca Pública Municipal Possidônio da Silva Bem, localizada em Juazeiro do Norte, no Ceará. Foi enviado um pacote contendo dez obras didáticas e literárias, escritas em esperanto e em português. Desde julho de 2001, a Cooperativa Cultural dos Esperantistas doou mais de mil livros a 102 entidades brasileiras e 12 estrangeiras, no âmbito da campanha O Esperanto nas Bibliotecas, coordenada por Aloísio Sartorato. 

Está em construção o Hotel Esperanto na Polônia

Está em construção o Hotel Esperanto. O estabelecimento situa-se no centro antigo de Białystok, cidade-natal do criador da língua internacional neutra, localizada no nordeste da Polônia. Serão 17 quartos, totalizando 37 leitos. O empreendimento será de três estrelas. O proprietário também administra o Café Esperanto, na mesma cidade. A inauguração do hotel está prevista para o terceiro trimestre de 2012. Os recursos para a construção foram fornecidos pelo dono, pela Prefeitura de Białystok e pela União Europeia. O empreendimento está orçado em aproximadamente 12.450.000 reais. 

Maestro esperantista promete acabar com a confusão da nomenclatura musical 

O maestro colombiano Alfredo Aragón lançou o livro Muzika Terminaro. O titulo, em português, significaTerminologia Musical. O objetivo da obra é enfrentar o problema da divergência de termos técnicos da Música na língua internacional neutra. Aragón chega a classificar a situação como caótica, influenciada pelos idiomas nacionais. No prefácio, o autor afirma que pretende pôr ordem na confusão, dotando o esperanto de termos claros e bem definidos, evitando neologismos desnecessários. Na parte final, há um estudo comparativo das definições existentes com as novas, propostas pelo maestro.

Britânicos celebraram o aniversário do esperanto 

O movimento esperantista do Reino Unido celebrou no dia 26 de julho o Dia do Nascimento do Esperanto. A data refere-se ao lançamento do primeiro livro, escrito em russo, por Lázaro Luís Zamenhof. Diversos órgãos da mídia foram contactados pela Associação Britânica de Esperanto, com vistas a informar sobre a atual situação do idioma auxiliar neutro no mundo. Entre as notícias veiculadas estão o uso da língua internacional nas propagandas da empresa de telefonia British Telecom e a contratação de tradutores de esperanto pelo governo inglês. Outra informação usada foi a campanha junto ao site Twitter, encabeçada pela esperantista brasileira Renata Ventura. 

Dinamarca sediou mais um Congresso Universal de Esperanto 

Encerrou-se no dia 30 de julho, sábado, o Congresso Universal de Esperanto, que se realizou em Copenhague, capital da Dinamarca. A solenidade de abertura foi antecedida por um minuto de silêncio, em homenagem às vítimas do massacre ocorrido na Noruega. Em seguida, os congressistas fizeram manifestação pela paz. Compareceram os embaixadores da Bélgica e Cuba, além de representantes dos governos da França, Alemanha, Eslováquia e Bósnia-Herzegovina. Receberam calorosos aplausos as mensagens de saudação da diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, e de Luís Zaleski-Zamenhof, neto do criador do esperanto. Esta edição do congresso foi dedicada ao Ano Internacional da Juventude. O tema do evento foi Diálogo e Intercompreensão. Após o discurso do presidente da Associação Universal de Esperanto, Probal Dasgupta, houve uma apresentação musical. A solenidade foi encerrada com o hino La Espero.  

Um giro pelo movimento esperantista 

 Aconteceu, na semana passada, a reunião do Círculo dos Esperantistas Donos e Amigos dos Gatos, no Congresso Universal de Esperanto.

 Os resultados do programa Esperanto, a Língua da Fraternidade no IBOPE vêm despertando a atenção do movimento esperantista internacional.

 A Associação Mundial dos Jornalistas Esperantistas escolheu sua nova diretoria.

 Dezenas de esperantistas promoveram uma passeata no centro de Copenhague, no primeiro dia do Congresso Universal de Esperanto.




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita