A leitora Eduarda Franz
Schmidt, de Melbourne,
Austrália, em carta
publicada nesta mesma
edição, pergunta-nos como
deve proceder em face de
algumas ocorrências,
mencionadas em sua carta,
que indicam esteja ela
experimentando fenômenos de
vidência e audição
mediúnicas, produzidos ora
por bons Espíritos, ora por
Espíritos aparentemente
brincalhões ou levianos.
Segundo o Espiritismo, a
faculdade mediúnica está
radicada no organismo e, por
isso, não há como a pessoa
dotada dessa faculdade
simplesmente ignorá-la ou
tentar sufocá-la. Ninguém é
médium por mero acaso; há
sempre um motivo, uma razão
para isso.
Além do estudo de obras
especializadas no assunto,
como O Livro dos Médiuns,
de Allan Kardec, e No
Invisível, de Léon
Denis, deve a pessoa, em
face do fenômeno, orar e,
confiando na ação da prece,
procurar manter-se calma.
A propósito dos médiuns
audientes, Kardec escreveu
em O Livro dos Médiuns,
cap. XIV, item 165:
“Estes <os médiuns audientes>
ouvem a voz dos Espíritos.
É, como dissemos ao falar da
pneumatofonia, algumas vezes
uma voz interior, que se faz
ouvir no foro íntimo;
doutras vezes, é uma voz
exterior, clara e distinta,
qual a de uma pessoa viva.
Os médiuns audientes podem,
assim, travar conversação
com os Espíritos. Quando têm
o hábito de se comunicar com
determinados Espíritos, eles
os reconhecem imediatamente
pela natureza da voz. Quem
não seja dotado desta
faculdade pode, igualmente,
comunicar com um Espírito,
se tiver, a auxiliá-lo, um
médium audiente, que
desempenhe a função de
intérprete. Esta faculdade é
muito agradável, quando o
médium só ouve Espíritos
bons, ou unicamente aqueles
por quem chama. Assim,
entretanto, já não é, quando
um Espírito mau se lhe
agarra, fazendo-lhe ouvir a
cada instante as coisas mais
desagradáveis e não raro as
mais inconvenientes.
Cumpre-lhe, então, procurar
livrar-se desses Espíritos,
pelos meios que indicaremos
no capítulo da Obsessão.”
Um meio de rechaçar a ação
dos Espíritos inferiores é
justamente elevar o padrão
dos pensamentos, e a prece
concorre para isso, tanto
quanto a prática do bem, o
trabalho útil e a confiança
em Deus, nosso Pai.
Com relação ao aprimoramento
das faculdades mediúnicas em
geral, como a vidência e a
audição, lembramos aqui duas
importantes lições extraídas
do livro Diretrizes de
Segurança, de autoria
dos médiuns Raul Teixeira e
Divaldo Franco, cuja leitura
também recomendamos à
leitora.
Na questão n. 12 do livro
citado, Divaldo Franco diz o
seguinte:
“É
natural que o indivíduo seja
médium onde quer que se
encontre. A mediunidade não
é uma faculdade que só
funcione nas reuniões
especializadas. Onde quer
que se encontre o indivíduo,
aí estão os seus problemas.
É perfeitamente
compreensível que não apenas
na oficina de trabalho, mas
também na rua, na vida
social, ele experimente a
presença dos espíritos; não
somente presenças positivas,
como também perniciosas,
entidades infelizes,
espíritos levianos, ou
aqueles que se comprazem em
perturbar e aturdir. Cumpre
ao médium manter o
equilíbrio que lhe é
proposto pela educação
mediúnica.
Mediante a educação
mediúnica pode-se evitar a
interferência desses
espíritos perturbadores em
nossa vida de relação
normal, para que não
venhamos a cair na obsessão
simples, que é o primeiro
passo para a subjugação –
etapa terminal de um
processo de três fases.
Quando estivermos em lugar
não apropriado ao exercício
da mediunidade ou à
exteriorização do fenômeno,
disciplinemo-nos, oremos,
volvamos a nossa mente para
ideias otimistas,
agradáveis, porque mudando o
nosso clichê mental,
transferimo-nos de atividade
espiritual.”
Com relação às etapas da
educação mediúnica, sugerida
por Divaldo, Raul Teixeira
dá-nos, na questão n. 54 da
obra referida, a seguinte
orientação:
“Segundo Allan Kardec, em O
Livro dos Médiuns, a
mediunidade não deverá ser
explorada antes que venha a
eclodir. Dever-se-ia esperar
que ela brotasse e, a partir
de então, se lhe daria o
devido trato. Sendo assim,
embora encontremos muitos
companheiros que se
candidatam ao exercício da
mediunidade, sem que jamais
hajam sentido coisa alguma
que lhes demonstre serem
portadores desse grau
ostensivo de mediunidade, as
nossas Instituições
Espíritas devem estar sempre
em guarda cuidadosa, para
que não inaugurem o sistema
de fabricação mediúnica
destituída de qualquer valor
doutrinário, uma vez que há
companheiros que se
aproximam das Instituições
Espíritas, portando tais
peculiaridades mediúnicas já
em processo de
desabrochamento.
A Instituição orientada pela
Doutrina deverá aproximá-los
dos estudos doutrinários,
das reuniões doutrinárias,
do trabalho assistencial em
favor de necessitados,
daqueles labores que possam
gradativamente disciplinar a
criatura. Não é oportuno que
ela chegue ao Centro e seja,
de imediato, encaminhada à
mesa de trabalhos
mediúnicos, mas, sim,
introduzida no campo de
estudo, de conhecimento
doutrinário espírita.
Se a pessoa estiver com a
mediunidade atormentada será
encaminhada para tratamento
através de passes,
explicações doutrinárias e
da participação nas reuniões
de estudos, para que possa,
gradualmente, ir assentando
essas energias revoltas,
equilibrando-se até que
possa chegar à atividade
propriamente mediúnica. Isto
porque, se aproximarmos a
criatura, sem nenhum
conhecimento espírita da
mediunidade, aquilo não lhe
sendo compreensível poderá
afastá-la ou perturbá-la
ainda mais. Não sabendo o
que ocorre consigo mesma, a
pessoa, ao invés de
entregar-se ao labor,
procura fugir, procura criar
empecilhos de maneira
consciente ou inconsciente.
E é exatamente por isso que,
não oferecendo a mediunidade
nenhum espetáculo, sendo um
fenômeno natural, exigirá
que o companheiro tenha,
pelo menos, as primeiras
noções basilares do que a
Doutrina Espírita nos fala a
respeito desse tentame. Por
isso, aqueles que se
aproximam da mediunidade
deverão encontrar, nas
Instituições Espíritas, a
orientação para o
tratamento, para o trabalho
e para o estudo, conforme
Allan Kardec nos preceitua.”
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