WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 243 - 15 de Janeiro de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Heitor Castro (Fortaleza, CE)
Segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 às 14:22:12
Olá! Gosto de consultar alguns artigos para esclarecer dúvidas argumentativas referentes a alguns pontos bíblicos. Porém, esbarrei com uma questão sobre a qual não encontrei nenhuma abordagem: o exclusivismo cristão. Qual seria o posicionamento mais correto sobre isso? Sei que Jesus resume praticamente tudo do que deve ser feito para o real progresso moral, mas essa ideia de que ele é o único caminho não é, para mim, fácil de engolir. Eu acho que várias outras doutrinas também podem expressar ideias que apresentam o caminho da evolução espiritual, que "o tudo pode ser uma coisa só" (ou seja: ocasionalmente as doutrinas podem se apresentar apenas sob um nome diferente, mas indicarem, no fundo, o mesmo caminho). Mas tente me indicar o posicionamento correto diante dessas palavras:
Is. 43:11 (NIV) "Eu sou o Senhor, e além de mim não há outro salvador."
Oséas 13:4 (KJV) "Eu o Senhor seu Deus... e você não deve conhecer outro deus além de mim: pois não há salvador além de mim."
Atos 4:12 (NIV) "Salvação não é encontrada em ninguém mais, pois não há outro nome debaixo do céu dado aos homens pelo qual possamos ser salvos."
1 Tim. 2:5-7 (Phi) “Pois só há um Deus, e somente um único intermediário entre Deus e os homens, Cristo Jesus. Ele se deu como um resgate por todos os homens - um ato de redenção que sobrevive por todos os tempos como testemunho do que ele é... (Eu falo a verdade sóbria; Eu não minto )....
As outras religiões estariam, então, automaticamente incorretas?
Heitor

Resposta do Editor:

As diversas religiões não-cristãs que têm uma certa expressão nos dias em que vivemos não existiam à época em que os textos citados pelo leitor foram escritos. A inspiração de todos eles se funda no fato de que Jesus trouxe ao planeta a revelação das leis de Deus, suficientes para que a criatura humana, observando-as, possa atingir a meta para a qual foi criada, isto é, a perfeição. Segundo Kardec, o ensino moral contido nos Evangelhos é o caminho infalível da felicidade esperada, não importando, nesse sentido, o rótulo religioso sob o qual ele se apresente.

Com relação ao assunto, é bom lembrar que a doutrina espírita firmou quatro princípios que devem ou deveriam nortear os passos de todo aquele que deseje fazer mais frutífera sua passagem por este globo e, desse modo, aproximar-se da meta final do processo evolutivo, como está explicitado no editorial da edição 11 desta revista, que o leitor pode ler clicando em http://www.oconsolador.com.br/11/editorial.html

Eis os princípios a que nos referimos: 1.) Não basta abster-se de praticar o mal; é preciso fazer todo o bem que esteja ao nosso alcance. (O Livro dos Espíritos, 642.) 2.) Só o bem é que assegura nossa sorte futura. (L.E., 982.) 3.) Reconhece-se o cristão por suas obras. (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 18:16.) 4.) Fora da caridade não há salvação. (E.S.E., cap. 15:5 e 15:10.).

 

De: Jair de Abreu (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 4 de janeiro de 2012 às 18:43:43
Sou formado em Filosofia e Teologia; acabei de escrever um romance espírita que se passa na cidade de Juiz de Fora-MG. Gostaria de saber como faço para editar esse romance por uma editora espírita.
Desde já os meus agradecimentos.
Jair

Resposta do Editor:

Nossa revista não é vinculada a nenhuma editora espírita. Portanto, seria interessante que o leitor buscasse contato com alguma editora que possa avaliar a obra que escreveu e a viabilidade de sua publicação.

 

De: Fabio Mazaroski Maluf Ishibashi (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 às 09:32:15
Pelo amor de Deus, alguém pode me ajudar? Estou morando na rua e não tenho mais onde pedir ajuda.
Fabio

Resposta do Editor:

Nossa revista não tem sede em São Paulo, nem faz atendimento a pessoas, não sendo também vinculada a nenhum Centro ou instituição espírita. Sugerimos ao leitor buscar ajuda numa casa espírita situada em sua cidade. Eis o endereço da USE de São Paulo, que coordena o movimento espírita do Estado e pode, portanto, indicar-lhe um centro espírita localizado na capital bandeirante: http://www.usesp.org.br/site/use/

 

De: Joaquim Moreira da Silva (Jaraguá, GO)
Quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 às 16:00:28
Sou grato pelas obras em PDF. Para mim foi um verdadeiro achado. Só que me decepcionei ao constatar que várias obras de Emmanuel estão incompletas. (Ex.: "Encontro Marcado", "Palavras de Emmanuel"...) Qual a causa disso?
Joaquim

Resposta do Editor:

O leitor tem razão. Há erros inúmeros nas obras espíritas oferecidas em diferentes websites para fins de download. No caso referido vamos encaminhar o assunto ao setor responsável pela manutenção e atualização da Biblioteca virtual de nossa revista.

 

De: Maria Valdirene (Arapiraca, AL)
Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 às 12:14:00
Caros amigos, gosto muito da revista. Leio todas as edições e compro em bancas revistas sobre a doutrina; sou uma curiosa da doutrina. Em alguns dos exemplares que adquiri os assuntos eram anjos protetores e obsessão, onde alguns estudiosos da doutrina afirmavam que não aceitam estas "ideias", pois segundo eles nos dois casos estaríamos colocando em questão ou dúvida o nosso livre-arbítrio, ou seja, estas influências prejudicariam ou tirariam a nossa liberdade. Porém, lendo O Livro dos Espíritos, encontramos afirmações feitas pelos espíritos de que os nossos irmãos influenciam em nossas vidas mais do que imaginamos. Gostaria que esclarecessem esta minha dúvida.
Muito obrigada, paz e luz a todos.
Maria

Resposta do Editor:

A existência dos chamados anjos da guarda e do fenômeno denominado obsessão constitui ponto pacífico na doutrina espírita. Os Espíritos realmente influenciam em nossos pensamentos e atos muito mais do que imaginamos. Sobre o assunto, sugerimos à leitora que leia o Especial da edição 126 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/126/especial.html

 

De: Ana Maria de Brito Lopes (Venâncio Aires, RS)
Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 às 12:54:40
Ler o Livro dos Espíritos ou o Evangelho são surpresas a cada vez. Há mais de 20 anos os leio e sempre encontro novidades. É uma alegria. São-nos mostradas novas e múltiplas faces de toda a doutrina e também de sua história como é o caso até das intenções; basta estar atento e pronto para captar e registrar!
Ana Maria

 

De: Sandra Mara Lazzarini Coffy (Caxias do Sul, RS)
Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 às 16:31:42
Gostaria de saber quem é o mentor espiritual de quem nasce no dia 6 de janeiro!
Sandra

Resposta do Editor: 

O assunto contido na carta acima é estranho aos ensinos espíritas, visto que o protetor espiritual de uma pessoa é escolhido antes de sua imersão na carne e, portanto, nenhuma relação tem com a data do seu nascimento.

 

De: Marcelo Filippo (Teresópolis, RJ)
Sábado, 7 de janeiro de 2012 às 20:28:16
Gostaria de saber o que é o corpo espiritual e como funciona nosso perispírito?Marcelo 

Resposta do Editor:

No texto intitulado “Natureza e propriedades do perispírito” o leitor encontrará resposta às perguntas formuladas na carta acima. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano2/90/esde.html

 

De: José Lourenço (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 às 12:38:22
O que pensar sobre a afirmação de alguns companheiros de doutrina de que n'O Livro dos Espíritos nada existe sobre "mediunidade"? Entendo que OLE é a principal obra da codificação e, de certa forma, contém toda a Doutrina. O Livro dos Médiuns, O Evangelho, etc., seriam desdobramentos d'O Livro dos Espíritos, descendo a detalhes e explanações maiores, que uma obra só não poderia conter.
José Lourenço

Resposta do Editor:

O confrade José Lourenço está correto em sua análise. As obras de Kardec posteriores à edição d´O Livro dos Espíritos são, em verdade, desdobramentos daquela que é considerada a principal obra da doutrina espírita.

 

De: Jaci Cordeiro Elias (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 às 14:10:26
Gostaria de saber seu endereço em São Paulo, e quais os dias de atendimento e horários.
Grata
Jaci 

Resposta do Editor: 

Nossa revista não tem sede em São Paulo, nem faz atendimento a pessoas, não sendo também vinculada a nenhum Centro ou instituição espírita. Sugerimos à leitora manter contato com a USE de São Paulo, que coordena o movimento espírita do Estado e pode, pois, indicar-lhe os endereços dos centros espíritas localizados na capital bandeirante. Eis o link: http://www.usesp.org.br/site/use/

 

De: Dirce Puzzo Ferreira Saba (Pouso Alto, MG)
Segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 às 14:25:47
Como fazer para assinar "O Consolador"?
Obrigada.
Dirce

Resposta do Editor: 

Nossa revista não trabalha com assinatura porque não tem formato impresso e é posta na Internet à disposição de todos, sem nenhuma exigência, inscrição, pagamento ou senha. Para lê-la basta acessar nosso site – www.oconsolador.com

 

De: Silvia Campos Martins (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 às 19:43:06
Boa noite. Gostaria de saber no caso da pílula do dia seguinte (que dizem ser o equivalente a um mês de anticoncepcional) e dos anticoncepcionais tomados diariamente que lemos na bula que não causam o aborto, pois o óvulo não foi fecundado. Na visão espírita estaria eu causando algum mal fazendo o uso destes medicamentos? Seria eu uma assassina? Quando o espírito realmente passa a existir dentro da mãe? há uma regra geral ou cada caso é um caso. Grata.
Silvia 

Resposta do Editor: 

Esta revista já publicou inúmeros textos sobre a pílula do dia seguinte, como o texto publicado na edição 179, na seção O Espiritismo responde, que a leitora pode ler clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano4/179/oespiritismoresponde.html

 

De: Rodrigo de Godoi (Itatiba, SP)
Terça-feira, 10 de janeiro de 2012 às 16:21:22
Boa tarde. Gostaríamos de divulgar o projeto abaixo.
A Casa de Emmanuel, associação de caráter assistencial, filantrópico e cultural, sem fins lucrativos, sediada em Itatiba-SP, acaba de montar uma Rádio Espírita, que funciona pela internet. A Rádio CECEM (sigla do Centro Espírita Casa de Emmanuel) transmite durante 24 horas por dia uma programação selecionada de palestras, estudos e músicas espíritas. Além de poder ouvir as palestras que foram realizadas na própria Casa de Emmanuel, é possível também acessar as palestras proferidas por oradores já bastante conhecidos no meio espírita, como Raul Teixeira, Divaldo Franco entre outros. A iniciativa do projeto surgiu quando o orador Sidney Francez Fernandes, em palestra realizada em Itatiba, falou-nos a respeito da Web Rádio que o Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC), sediado em Bauru-SP, havia publicado. Achamos a ideia interessante e decidimos implementá-la.
Quem tiver interesse em ouvir a rádio, basta acessar o endereço www.radiocecem.com.br. Não é necessário nenhum programa específico. Basta estar conectado à internet pelo computador ou pelo celular.
Grato.
Rodrigo de Godoi
Rádio CECEM

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita