Respondemos hoje às
questões enviadas pelo
leitor Paulo Henrique
Rodrigues, de Astolfo
Dutra-MG, a que nos
reportamos na semana
passada. A carta contendo os
questionamentos feitos por
um amigo do Paulo foi
publicada na edição 250
desta revista.
Eis as perguntas propostas
e, em seguida, as respostas:
1) Se nas Colônias
espirituais convivem
Espíritos mais ou menos
esclarecidos, ou seja,
moralmente um pouco menos
ignorantes, como podem ser
avistadas ou assediadas
pelos supostos Espíritos do
suposto Umbral? Se estão em
‘faixas de sintonia
diferentes’, como um
umbralino consegue detectar
um colonial e até tentar
invadir-lhe a tal colônia?
Resposta:
As colônias espirituais de
que temos notícia situam-se
na mesma faixa vibratória em
que se localiza o chamado
Umbral. Não existe,
portanto, no tocante às
edificações das colônias,
dificuldade nenhuma em serem
elas percebidas pelos
Espíritos localizados no
Umbral, fato que explica a
existência de muros altos
que as protegem de uma
eventual invasão, caso
inexistisse essa proteção.
2) Se o Espiritismo ensina a
humildade e discrição, por
que as descrições das tais
colônias se referem a
‘palácios’, ‘mansões’ e a
uma suntuosidade nos
templos, se tais colônias
seriam para Espíritos
moralmente esclarecidos?
Resposta:
Acomodações amplas e bom
gosto na edificação nada têm
que ver com suntuosidade. A
busca de bem-estar não é
condenada pelo Espiritismo,
desde que não cause prejuízo
a terceiros.
3) Os Espíritos não são
todos dotados de capacidade
de manipulação fluídica, bem
como após a perturbação têm
plena consciência do que
fazem?
Resposta:
Não é verdade que os
Espíritos têm igual
capacidade de manipulação
dos fluidos. Capacidade
fluídica requer muito
treinamento mental. Ernesto
Bozzano trata do assunto no
clássico “A Crise da Morte”.
A respeito do poder do
pensamento no meio
espiritual, consigna Bozzano
a informação de que, para
criar os objetos de que
necessitam, não basta aos
Espíritos pensar na “coisa”
desejada; é preciso uma
concentração firme do
pensamento sobre esse
objeto, englobando-o em
todos os seus detalhes. É
por isso que, exercitando-se
nas criações do pensamento,
os Espíritos chegam a pensar
com uma nitidez cada vez
maior e a concentrar a
vontade com uma eficácia
sempre mais intensa. Não
sendo assim, formar-se-á
tão-somente um esboço mais
ou menos confuso e informe
do objeto desejado, o que é
comum nas edificações
situadas no Umbral e nas
regiões trevosas.
Ademais, informa Bozzano que
um determinado Espírito não
tem capacidade de
transformar o meio em que
vive, porque a paisagem que
o rodeia não é somente
“cenário” dele; é o
“cenário” de todos os
Espíritos que ali residem.
Bozzano destaca, ainda, na
obra citada, a informação de
que a paisagem “astral” se
compõe de duas séries de
objetivações do pensamento,
distintas uma da outra. A
primeira, permanente,
representa a objetivação do
pensamento e da vontade de
entidades espirituais muito
elevadas; a outra,
transitória e mutável, seria
a objetivação do pensamento
e da vontade de cada
entidade desencarnada,
criadora do seu próprio meio
imediato.
(“A Crise da Morte”,
tradução de Guillon Ribeiro,
publicado pela FEB, pp. 54,
75, 130 e 157.)
4) Se o Espiritismo
demonstra que o apego à
matéria subsiste e que ainda
o estado de perturbação é
volátil ao Espírito
desencarnado, por que logo o
Umbral, que reuniria os mais
ambiciosos, os mais apegados
à matéria, os mais vaidosos,
é formado por "construções
em ruínas", edificações
lúgubres e apenas castelos
toscos à moda medieval? Não
seria mais lógico crer que
Espíritos elevados morariam
em choupanas e que Espíritos
vaidosos ergueriam para si
palácios suntuosos com todos
os luxos?
Resposta:
A resposta a esta pergunta
já está dada na questão
anterior, mas é bom lembrar
que no Umbral existem também
“palácios”. Ser inferior não
implica não ter bom gosto.
Segundo lemos no livro
"Libertação", de André Luiz,
o juiz Gregório sentava-se
num trono dourado.
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