ALTAMIRANDO
CARNEIRO
alta_carneiro@uol.com.br
São Paulo, SP
(Brasil)
Os quatro
sermões de Jesus
A palavra sermão
significa discurso
religioso, doutrinal ou
moral: prédica,
reprimenda com intenção
de moralizar,
repreensão, admoestação,
crítica.
Jesus proferiu quatro
sermões: o Sermão da
Montanha, também
conhecido como Sermão
do Monte, ou, ainda,
Sermão das
Bem-Aventuranças, é o
mais importante deles, proferido
no monte Kurun Haitin,
próximo à cidade de
Cafarnaum, com vasta
plataforma em um dos
flancos, a mais ou menos
50 metros de altura, que
podia conter centenas de
pessoas; o
Sermão Profético, do
qual vamos falar; o
Sermão do Cenáculo,
proferido no local onde
se realizou a chamada
última ceia, antes da
prisão de Jesus; e o
Sermão dos Oito Ais, uma
severa advertência aos
escribas e fariseus.
O Sermão do Cenáculo
está registrado no
Evangelho de João. Os
demais, nos Evangelhos
de Mateus, Marcos e
Lucas.
No Sermão Profético,
Jesus demonstra sua
preocupação com a
incompreensão dos
homens, que Ele sabia
que iria acontecer, ante
os ensinamentos que Ele
trouxe.
O texto de Mateus, 25:
31 a 32, fala da volta
de Jesus, que fez com
que os que interpretam
os Evangelhos pela letra
acreditassem na volta do
Mestre em seu corpo
material. Não haverá
necessidade dessa volta,
não somente porque Jesus
retornou à
Espiritualidade com o
seu corpo espiritual,
como porque os Espíritos
Superiores têm enviado à
Terra, em todos os
tempos (antes e depois
do advento da Doutrina
Espírita), mensagens
consoladoras, de fundo
evangélico e moral.
A separação dos bodes e
das ovelhas, de que fala
o texto, se dará através
das vidas sucessivas. Os
bons (as ovelhas)
continuarão a viver na
Terra e os maus (os
bodes) habitarão mundos
menos evoluídos,
guardando a lembrança de
terem perdido um
paraíso.
Jesus diz que precisamos
construir o Reino de
Deus em nossos corações.
Isto vale também para as
nações que se tornaram
infiéis. No sentido
objetivo, a expressão
significa os lugares
felizes, os mundos
ditosos e os mundos
celestes ou divinos. Os
que estão na Terra,
mundo de expiação e
provas, ao passarem para
um mundo de regeneração
é como se passassem para
o céu.
No sentido subjetivo, a
expressão significa a
paz de consciência, o
coração sereno, a mente
tranquila, a paz íntima,
o equilíbrio, a fé, o
amor, a bondade, a
fraternidade.
Jesus pediu que nos
acautelássemos dos
falsos cristos e falsos
profetas (Mateus, 7: 15
a 20), que são aqueles
que ensinam errado, por
conveniência própria; os
que divulgam errado,
quer através da palavra,
quer através da escrita.
Há, ainda, uma outra
categoria de falsos
cristos e falsos
profetas, que são os
Espíritos enganadores,
hipócritas, orgulhosos e
pseudossábios. João, na
sua primeira Epístola,
4: 1, nos chama a
atenção para que não
creiamos em todos os
Espíritos, mas que
verifiquemos se os
Espíritos são de Deus.
O Sermão Profético
compreende, ainda, a
Parábola do Bom e do Mau
Servo (Mateus, 24: 45 a
51; Lucas,
12: 42
a 48: Marcos: 13: 33 a
37), uma exortação ao
trabalho e à vigilância,
para que estejamos
preparados quando chegar
a hora do retorno à
Pátria Espiritual.
A Parábola das Dez
Virgens (Mateus, 25: 1 a
13) nos adverte que não
é na hora da morte que
se deve preparar para a
desencarnação e que, ao
desencarnar, cada qual
irá para o Plano
Espiritual na condição
em que se encontra, ou
seja, no nível evolutivo
que preparou para si
próprio.
Também compreende o
Sermão Profético a
Parábola dos Talentos
(Mateus, 25: 14 a 30), a
qual mostra que os
recursos materiais são
oferecidos a todos para
serem empregados em
benefício próprio e do
próximo. O tempo
concedido para a
movimentação desses bens
são as reencarnações.
Cada um de nós tem
capacidade diferenciada
e, assim, cada um
aproveita diferentemente
a sua jornada evolutiva.
Todo aquele que é
diligente e esforçado
receberá amparo e
proteção para que possa
aumentar as suas
virtudes e a sua
capacidade espiritual e
aquele que não se
esforça para acrescentar
alguma coisa ao bem que
recebeu de Deus, e que
nada faz para aumentar a
sua capacidade, sofrerá
reencarnações
expiatórias, quando,
pela dor e pelo
sofrimento, despertará
para o progresso.