WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 265 - 17 de Junho de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Erica Yamila Paludi (Chubut, Argentina)
Segunda-feira, 11 de junho de 2012 às 10:45
Boa tarde, muito obrigada pela informação enviada. Eu me pergunto se vocês têm informação sobre existência de animais no mundo espiritual. Eles têm um princípio espiritual, mas tenho muita curiosidade sobre o que sucede com eles logo depois da vida na Terra. Talvez vocês possam indicar-me algum livro a respeito.
Um abraço.
Erica Paludi
 

Resposta do Editor: 

Há, sim, algumas espécies animais no plano espiritual. Embora muitos reencarnem quase de imediato, alguns permanecem – com seu corpo espiritual – no plano extrafísico, onde desenvolvem tarefas adequadas à experiência que adquiriram. Irvênia Prada trata do assunto no artigo “Os animais têm alma e são também seres em evolução”, que a leitora pode ler clicando neste link: http://www.oconsolador.com.br/9/especial.html

Um dos casos por ela relatados foi extraído do livro "Testemunhos de Chico Xavier", de Suely Caldas Schubert, FEB, em que se lê o seguinte depoimento de Chico: "Em 1939, o meu irmão José deixou-me um desses amigos fiéis (um cão). Chamava-se Lorde e fez-se meu companheiro... Em 1945, depois de longa enfermidade, veio a falecer. Mas, no último instante, vi o Espírito de meu irmão aproximar-se e arrebatá-lo ao corpo inerte e, durante alguns meses, quando o José, em Espírito, vinha ter comigo, era sempre acompanhado por ele... A vida é uma luz que se alarga para todos..."

O assunto é tratado por André Luiz no seu livro “Evolução em Dois Mundos”, cap. XIII da 1ª Parte. Segundo ele, plantas e animais domesticados pela inteligência humana, durante milênios, podem ser aclimatados e aprimorados no chamado mundo espiritual, por determinados períodos de existência, ao fim dos quais regressam ao seus núcleos de origem no solo terrestre, para que avancem na romagem evolutiva.

No tocante à reprodução no plano extrafísico, isso se dá apenas com as plantas, dada a sua configuração celular mais simples.

 

De: Francisco Tangarife (Cali, Colômbia)
Quarta-feira, 13 de junho de 2012 às 15:43:05
Como proceder no caso em que o paciente tenha dado passagens de comunicação psicofônica no quarto do passes? Como deve proceder o passista que vê um Espírito obsessor do paciente durante a execução dos passes?
Francisco Tangarife
 

Resposta do Editor: 

Nos dois casos, a aplicação do passe deve ter continuidade normal, evitando-se a doutrinação do Espírito no local, que é, obviamente, inadequado para esse tipo de tarefa. Deve-se solicitar ao médium - que tenha entrado em transe - que interrompa a passividade, chamando-o pelo nome. As manifestações mediúnicas, quando orientadas pelo plano espiritual, ocorrem em condições apropriadas, o que não se dá na hipótese citada.

 

De: Maria de Lourdes (Ribeirão das Neves, MG)
Quarta-feira, 13 de junho de 2012 às 14:09:02
Minha filha Laís desde pequena tem uma sensibilidade muito grande. Sempre conversava com amiguinhos invisíveis e viu o Espírito do tio acenando pra ela quando faleceu. Viu também o Espírito do pai (já falecido) deitado em sua cama, quando tinha de 4 para 5 anos. Viu uma criança sentada na janela do seu quarto pedindo ajuda porque dizia que tinha um moço "feio" querendo pegá-la. Fizemos oração pedindo aos Espíritos de luz que a ajudassem; depois a menina veio agradecer. Enfim, hoje minha filha está com 13 anos e de vez em quando me surpreende com algumas revelações como quando começamos a fazer o culto do evangelho no lar e ela viu o Espírito do seu pai vestido de branco ao lado de sua irmã de 19 anos. Na hora do culto a irmã disse que pensou muito no pai e chorou muito depois. Hoje de manhã ela me disse que ontem à noite estava assistindo a um filme sozinha na sala quando se assustou do nada e, ao olhar pela janela, viu uma pequena bola verde florescente envolta em luz da mesma cor. O que poderia ser? Se vocês souberem, por favor me respondam, pois ela está impressionada até agora com o que viu.
Desde já obrigada!
Maria de Lourdes
 

Resposta do Editor: 

A vidência mediúnica em crianças é um fato comum, como já foi explicado em nossa revista em diversas oportunidades. Quanto à visão de uma bola verde, é difícil afirmar o que possa ser. Se o fato se repetir, será interessante anotá-lo e, na primeira oportunidade, consultar os mentores espirituais, por meio de algum médium espírita reconhecidamente idôneo. As manifestações espíritas de natureza espontânea, como pode ser o caso, sempre têm uma finalidade, mas o caso descrito não deve causar nenhuma preocupação à jovem.

 

De: T.S. (Seabra, BA)
Quarta-feira, 13 de junho de 2012 às 10:04:15
Frequento o centro espírita de minha cidade. Sempre me relacionei com outra mulher, e gostaria de saber qual a opinião dos espíritas com relação a pessoas que gostam do mesmo sexo. Será que vou ser castigada por isso? A opinião de vocês vai me ajudar e muito.
Desde já obrigada.
T.S.
 

Resposta do Editor: 

A posição espírita com relação ao tema foi tratada em nossa revista em diversos textos, especialmente no editorial da edição 225. Eis o link que remete o interessado ao assunto: http://www.oconsolador.com.br/ano5/225/editorial.html

Em caso de dúvida, teremos imenso prazer em procurar dirimi-la.

 

De: Marcelo Filippo (Teresópolis, RJ)
Terça-feira, 12 de junho de 2012 às 22:03:30
Existem cidades Espirituais? E como elas se constituem?
Gostaria de saber também qual deve ser o nosso comportamento em um Centro Espírita, quando necessitamos desenvolver nossa mediunidade como passistas e os membros não percebem isto?
Marcelo
 

Resposta do Editor: 

Sobre o tema cidades espirituais sugerimos ao leitor que veja o texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 172. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano4/172/oespiritismoresponde.html

No tocante ao desenvolvimento mediúnico, seja na tarefa do passe ou qualquer outra, o diálogo é o caminho indicado. A pessoa deve procurar o diretor do departamento doutrinário da Casa e expor-lhe seu propósito. Em muitos centros espíritas, o fato é facilmente resolvido a partir dos cursos específicos que realizam. Findos os cursos, seus participantes são encaminhados à tarefa para qual o monitor do estudo entende seja a mais adequada, com base na observação feita ao longo dos estudos.

 

De: Ieda S. (Pelotas, RS)
Terça-feira, 12 de junho de 2012 às 21:24:46
Quanto tempo o Espírito desencarnado leva para acordar, para subir a um plano mais elevado e mandar uma mensagem para a família?
Obrigada.
Ieda
 

Resposta do Editor: 

Em todas as etapas citadas na carta acima, a duração é extremamente variável porque depende de uma série de fatores. O assunto foi tratado em todas as suas minúcias no texto intitulado “Os seis estágios da morte e a vida no mundo espiritual”, publicado na edição 189 desta revista. Eis o link que remete o interessado ao texto: http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/especial.html

Cremos que sua leitura ajudará a leitora a compreender como o assunto que ela propôs é complexo.

 

De: Danilo Sergio Mascarenhas (Recife, PE)
Terça-feira, 12 de junho de 2012 às 08:15:47
Assunto: Edição 264 - Astrologia: pode-se acreditar em seus presságios?
Concordo plenamente com a matéria, pois considero uma puerilidade crer que quem nasce sob a falsa influência de determinado astro, sob a influência desse ou daquele signo, tenha a sua personalidade formada de acordo com esse tal signo. É comum ouvirmos dizer que quem é controlador, ou autoritário, ou teimoso, seja do signo de touro. Matematicamente, se juntarmos as qualidades que determinado indivíduo deva ter por conta do signo, realmente muitas delas vão coincidir, mas por conta do universo de pessoas existentes e da pequena quantidade de signos zodiacais. É uma questão de pura matemática e não de influência zodiacal.
Danilo

 

De: Lucia Borges (Florianópolis, SC)
Segunda-feira, 11 de junho de 2012 às 16:52:25
Por que tanta contradição em relação aos passes nas diversas cidades do Brasil? Estalam dedos, fazem gesticulações, ruídos com a boca etc., etc.
Falta de estudo ou vícios?
Lucia
 

Resposta do Editor: 

Ambas as coisas, mas a principal causa é realmente a falta de estudo específico, porque os que não tiveram oportunidade de estudar a matéria tendem a copiar os exemplos dos mais antigos, de que se originam os maneirismos, os gestos e tudo o mais que a leitora mencionou.

 

De: Marilene S. Saenz (Westport – Connecticut, Estados Unidos)
Segunda-feira, 11 de junho de 2012 às 15:08:33
Assunto: Edição 264 - Astrologia: pode-se acreditar em seus presságios?
Kardec não veio com a destinação de esclarecer a Astrologia; por este motivo, ele não poderia verbalizar sobre o assunto. Tudo o que não nos encaixa na afinidade não nos interessa, ou deduzimos como sendo desmerecedor de credulidade.
Outro assunto:
É um pouco difícil encontrar um passista com saúde, isto é, com equilíbrio, principalmente o psicológico em equilíbrio. Sou vegetariana: receberei o passe da mesma maneira com um passista não vegetariano?
Marilene
 

Resposta do Editor: 

Não existem estudos que mostrem que o passe ministrado por uma pessoa não vegetariana faça mal àquele que o recebe. Muitas pessoas não vegetarianas, como foi o caso de Chico Xavier, ministram passes e, ao que se sabe, nenhum mal advém disso. Ressalte-se também que o passe ministrado na Casa Espírita é do tipo humano-espiritual (magnetismo misto), em que, combinado com o fluido humano, próprio do encarnado, o fluido espiritual lhe imprime qualidades de que ele carece, como Kardec explica no cap. XIV do livro A Gênese.

 

De: Romi Sanches de Oliveira (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 11 de junho de 2012 às 13:23:06
Boa tarde.
Gostaria de informações acerca de um estudo que estou fazendo sobre Fluido Universal. Onde encontrar subsídios para meu estudo?
Desde já agradeço.
Romi
 

Resposta do Editor: 

Várias obras tratam do tema fluido universal: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e Evolução em Dois Mundos são algumas delas. Nesta revista o tema foi examinado em várias oportunidades, como o interessado pode conferir clicando nos links abaixo:

http://www.oconsolador.com.br/ano2/60/esde.html

http://www.oconsolador.com.br/ano2/87/esde.html

http://www.oconsolador.com.br/ano6/258/empk.html

http://www.oconsolador.com.br/ano2/69/oespiritismoresponde.html

http://www.oconsolador.com.br/ano5/237/estudandoaserieandreluiz.html

 

De: Emerson Souza (Olinda, PE)
Domingo, 10 de junho de 2012 às 21:27:00
Obrigado pelo esclarecimento dado na matéria Um minuto com Chico Xavier, que tirou minhas dúvidas com relação sobre ser padrinho.
Emerson

 

De: Marilice Santos (Taquari, RS)
Sexta-feira, 8 de junho de 2012 às 19:57:32
A minha pergunta se refere ao seres trevosos. Dizem que eles adquirem formas, imitam a voz, já vi alguém alertando que estes seres conseguem passar e imitar a voz dos mentores e seres de luz. Poderiam eles ter enganado a todos imitando ou se passando pelos espíritos, ou seja, sendo eles tão inteligentes e milenares, enganariam nós, até Alan Kardec? Desculpe a pergunta, mas já vi muitos evangélicos dizendo que estes seres estão enganando os espíritas.
Desde já agradeço.
Abraços.
Marilice
 

Resposta do Editor: 

Os seres trevosos citados na carta acima são, em verdade, Espíritos atrasados e alguns bastante ardilosos, que podem, sim, iludir os médiuns incautos. A questão da mistificação já foi tratada nesta revista em várias oportunidades, como no texto publicado na edição 240, intitulado “O que é mistificação e como proceder para evitá-la”. Eis o link que permite ao interessado acessá-lo:
http://www.oconsolador.com.br/ano5/240/especial.html

 

De: Ana Carla (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 7 de junho de 2012 às 18:41:21
Por favor, como fazer para colocar minha programação no ar? Quero saber se é gratuita ou não.
Grata.
Ana Carla
 

Resposta do Editor: 

Já dissemos à leitora que em nossa revista publicamos, gratuitamente, as notícias e os eventos relacionados com as instituições e o movimento espírita. Nada é cobrado de ninguém, nem da instituição, nem dos leitores. A revista "O Consolador" não adota o sistema de assinatura nem vende anúncios. O acesso a ela é, pois, inteiramente gratuito. Para divulgar os eventos que a leitora deseja, basta comunicar-nos.

 

De: José Bezerra (Recife, PE)
Quinta-feira, 7 de junho de 2012 às 01:33:55
É incontestável a insistência de Jesus em afirmar-se como "Filho do Homem", que, no meu entender, era porque Ele já previa a Sua divinização pelos homens. Na sua opinião, tem alguma lógica essa tese?
Outra pergunta:
É fato que os originais das mais de quatrocentas obras e mensagens psicografadas por Francisco C. Xavier foram destruídos pela Federação Espírita Brasileira? Você conhece os motivos alegados? Qual é a sua visão com relação a esse fato?
Cordialmente, agradeço a atenção.
José Bezerra
 

Resposta do Editor: 

Quanto à frase “Filho do homem”, que Jesus tantas vezes usou, o leitor está certo, porque Kardec também assim pensava, como está dito no texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 255. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano5/255/oespiritismoresponde.html

No tocante aos originais das obras de Chico Xavier, não sabemos se o fato mencionado é verdadeiro e, portanto, não nos cabe emitir opinião a respeito.

 

De: Eliane E. (Frutal, MG)
Quinta-feira, 7 de junho de 2012 às 11:29:47
Assunto: Edição 263 - As profecias e O Livro dos Espíritos
Vale a pena ler!
Eliane

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita