MARCELO BORELA DE
OLIVEIRA
mbo_imortal@yahoo.com.br
Londrina, Paraná
(Brasil)
Evolução em Dois Mundos
André Luiz
(Parte
34)
Damos continuidade ao
estudo da obra
Evolução em Dois Mundos,
de André Luiz,
psicografada pelos médiuns
Waldo Vieira e
Francisco Cândido Xavier
e
publicada em 1959 pela
Federação Espírita
Brasileira.
Antes de ler as questões
e o texto indicado para
leitura, sugerimos ao
leitor que veja,
primeiro, as notas
constantes do glossário
pertinente ao estudo
desta semana.
Questões preliminares
A. O processo de purgação, após a morte física, é importante para a
libertação dos
desencarnados?
Sim. A alma culpada sofre, depois da morte
física, minucioso
processo de purgação,
que é tanto mais
produtivo quanto mais se
lhe exteriorize a dor do
arrependimento. Apenas
depois disso ela
conseguirá elevar-se a
esferas de reconforto e
reeducação. Se a
moléstia experimentada
por ela na veste
somática foi longa e
difícil, abençoadas
depurações terão sido
feitas, pelo ensejo de
autoexame, no qual as
aflições suportadas com
paciência lhe alteraram
sensações e refundiram
ideias. Contudo, se essa
operação natural não foi
possível no círculo
carnal, mais se lhe
agravam os remorsos
depois do túmulo, por
recalcados na
consciência, a
aflorarem, todos eles,
através de reflexão,
renovando as imagens com
que foram fixados na
própria alma.
(Evolução em dois Mundos, 1a Parte, cap. XIX, pp.
147 e 148.)
B. Nesse processo de purgação pós-morte, qual a situação dos
criminosos?
Os criminosos que mal ressarciram os débitos
contraídos, instados
pelo próprio
arrependimento, plasmam,
em torno de si mesmos,
as cenas degradantes em
que arruinaram a vida
íntima, alimentando-as à
custa dos próprios
pensamentos
desgovernados. Os
caluniadores que
aniquilaram a felicidade
alheia vivem pesadelos
espantosos, regravando
nas telas da memória os
padecimentos das
vítimas, como no dia em
que as fizeram descer
para o abismo da
angústia, algemados ao
pelourinho de obsidentes
recordações. Os
tiranetes volvem a
sentir nos tecidos da
própria alma os golpes
que desferiram nos
outros, e os viciados de
toda sorte, quais os
dipsômanos e
morfinômanos,
experimentam agoniada
insatisfação, qual
ocorre também aos
desequilibrados do sexo,
que acumulam na
organização
psicossomática as cargas
magnéticas do instinto
em desvario, pelas quais
se localizam em plena
alienação. As vítimas do
remorso padecem, assim,
por tempo correspondente
às necessidades de
reajuste, larga
internação em zonas
compatíveis com o estado
espiritual que
demonstram.
(Evolução em dois
Mundos, 1a
Parte, cap. XIX, pp. 147
e 148.)
C. Que funções exercem as regiões infernais que cercam o plano
terráqueo em que
vivemos?
Tais regiões, presentes no clima espiritual das
várias nações do Globo,
podem ser tidas na conta
de imenso cárcere-hospital,
em que a diagnose
terrestre encontrará
realmente todas as
doenças catalogadas na
patologia comum,
inclusive muitas
outras, desconhecidas
do homem, não
propriamente oriundas ou
sustentadas pela fauna
microbiana do ambiente
carnal, mas nascidas de
profundas disfunções do
corpo espiritual e,
muitas vezes, nutridas
pelas formas-pensamentos
em torturado
desequilíbrio,
classificáveis por
larvas mentais, de
extremo poder corrosivo
e alucinatório.
(Evolução em dois
Mundos, 1a
Parte, cap. XIX, pp. 148
e 149.)
Texto para leitura
133. Alimento espiritual - Há, por
isso, consórcios de
infinita gradação no
Plano Terrestre e no
Plano Espiritual, nos
quais os elementos sutis
de comunhão prevalecem
acima das linhas
morfológicas do vaso
físico, por se ajustarem
ao sistema psíquico,
antes que às engrenagens
da carne, em circuitos
substanciais de energia.
Contudo, até que o
Espírito consiga
purificar as próprias
impressões, além da
ganga sensorial, em que
habitualmente se
desregra no narcisismo
obcecante, valendo-se de
outros seres para
satisfazer a volúpia de
hipertrofiar-se
psiquicamente no prazer
de si mesmo, numerosas
reencarnações
instrutivas e
reparadoras se lhe
debitam no livro da
vida, porque não cogita
exclusivamente do
próprio prazer sem lesar
os outros, e toda vez
que lesa alguém abre
nova conta resgatável em
tempo certo. Isso ocorre
porque o instinto sexual
não é apenas agente de
reprodução entre as
formas superiores, mas,
acima de tudo, é o
reconstituinte das
forças espirituais, pelo
qual as criaturas
encarnadas ou
desencarnadas se
alimentam, mutuamente,
na permuta de raios
psíquico-magnéticos que
lhes são necessários ao
progresso. Os Espíritos
santificados, em cuja
natureza superevolvida o
instinto sexual se
diviniza, estão
relativamente unidos aos
Espíritos Glorificados,
em que descobrem as
representações de Deus
que procuram, recolhendo
de semelhantes entidades
as cargas magnéticas
sublimadas, por eles
próprios liberadas no
êxtase espiritual. De
outro lado, as almas
primitivas comumente lhe
gastam a força em
excessos que lhes impõem
duras lições. Entre os
Espíritos santificados e
as almas primitivas,
milhões de criaturas
conscientes, viajando da
rude animalidade para a
Humanidade enobrecida,
em muitas ocasiões se
arrojam a experiências
menos dignas, privando a
companheira ou o
companheiro do alimento
psíquico a que nos
reportamos,
interrompendo a comunhão
sexual que lhes alentava
a euforia, e, se as
forças sexuais não se
encontram
suficientemente
controladas por valores
morais nas vítimas,
surgem, frequentemente,
longos processos de
desespero ou de
delinquência.
(Evolução em dois
Mundos, 1a
Parte, cap. XVIII, pp.
144 e 145.)
134. Enfermidades do instinto sexual
- As cargas magnéticas
do instinto, acumuladas
e desbordantes na
personalidade, à falta
de sólido socorro íntimo
para que se canalizem na
direção do bem,
obliteram as faculdades,
ainda vacilantes, do
discernimento e, à
maneira do esfaimado,
alheio ao bom-senso, a
criatura lesada em seu
equilíbrio sexual
costuma entregar-se à
rebelião e à loucura em
síndromes espirituais de
ciúme ou despeito. À
face das torturas
genésicas a que se vê
relegada, gera aflitivas
contas cármicas a lhe
vergastarem a alma no
espaço e a lhe
retardarem o progresso
no tempo. Nascem daí as
psiconeuroses, os
colapsos nervosos
decorrentes do trauma
nas sinergias do corpo
espiritual, as fobias
numerosas, a “histeria
de conversão”, a
“histeria de angústia”,
os “desvios da libido”,
a neurose obsessiva, as
psicoses e as fixações
mentais diversas que
originam na ciência de
hoje as indagações e os
conceitos da psicologia
de profundidade, na
esfera da Psicanálise,
que identifica as
enfermidades ou
desajustes do instinto
sexual sem oferecer-lhes
medicação adequada,
porque apenas o
conhecimento superior,
gravado na própria alma,
pode opor barreiras à
extensão do conflito
existente, traçando
caminhos novos à energia
criadora do sexo, quando
em perigoso
desequilíbrio. Assim,
por semelhantes rupturas
do sistemas
psicossomáticos,
harmonizados em permutas
de cargas magnéticas
afins, no terreno da
sexualidade física ou
exclusivamente psíquica,
é que múltiplos
sofrimentos são
contraídos por nós
todos, no decurso dos
séculos, porquanto, se
forjamos inquietações e
problemas nos outros,
com o instinto sexual, é
justo venhamos a
solucioná-los em ocasião
adequada, recebendo por
filhos e associados de
destino, entre as
fronteiras domésticas,
todos aqueles que
constituímos credores do
nosso amor e da nossa
renúncia, atravessando,
muitas vezes,
padecimentos inomináveis
para assegurar-lhes o
refazimento preciso.
Compreendamos, pois, que
o sexo reside na mente,
a expressar-se no corpo
espiritual, e
consequentemente no
corpo físico, por
santuário criativo de
nosso amor perante a
vida. Em razão disso,
ninguém escarnecerá
dele, desarmonizando-lhe
as forças, sem
escarnecer e
desarmonizar a si mesmo.
(Evolução em dois
Mundos, 1a
Parte, cap. XVIII, pp.
145 e 146.)
135. Depois da morte -
Efetivamente, logo após
a morte física, sofre a
alma culpada minucioso
processo de purgação,
tanto mais produtivo
quanto mais se lhe
exteriorize a dor do
arrependimento, e apenas
depois disso consegue
elevar-se a esferas de
reconforto e reeducação.
Se a moléstia
experimentada na veste
somática foi longa e
difícil, abençoadas
depurações terão sido
feitas, pelo ensejo de
autoexame, no qual as
aflições suportadas com
paciência lhe alteraram
sensações e refundiram
ideias. Mas, se essa
operação natural não foi
possível no círculo
carnal, mais se lhe
agravam os remorsos,
depois do túmulo, por
recalcados na
consciência, a
aflorarem, todos eles,
através de reflexão,
renovando as imagens com
que foram fixados na
própria alma. Criminosos
que mal ressarciram os
débitos contraídos,
instados pelo próprio
arrependimento, plasmam,
em torno de si mesmos,
as cenas degradantes em
que arruinaram a vida
íntima, alimentando-as à
custa dos próprios
pensamentos
desgovernados.
Caluniadores que
aniquilaram a felicidade
alheia vivem pesadelos
espantosos, regravando
nas telas da memória os
padecimentos das
vítimas, como no dia em
que as fizeram descer
para o abismo da
angústia, algemados ao
pelourinho de obsidentes
recordações. Tiranetes
diversos volvem a sentir
nos tecidos da própria
alma os golpes que
desferiram nos outros, e
os viciados de toda
sorte, quais os
dipsômanos e
morfinômanos,
experimentam agoniada
insatisfação, qual
ocorre também aos
desequilibrados do sexo,
que acumulam na
organização
psicossomática as cargas
magnéticas do instinto
em desvario, pelas quais
se localizam em plena
alienação. As vítimas do
remorso padecem, assim,
por tempo correspondente
às necessidades de
reajuste, larga
internação em zonas
compatíveis com o estado
espiritual que
demonstram. (Evolução
em dois Mundos, 1a
Parte, cap. XIX, pp. 147
e 148.)
136. Conceito de inferno - O
inferno das várias
religiões, nesse
aspecto, existe
perfeitamente como órgão
controlador do
equilíbrio moral nos
reinos do Espírito,
assim como a
penitenciária e o
hospital se levantam na
Terra, como retortas de
recuperação e de
auxílio. Além-túmulo, no
entanto, o
estabelecimento
depurativo como que
reúne em si os órgãos de
repressão e de cura,
porquanto as
consciências
empedernidas aí se
congregam às
consciências enfermas,
na comunhão dolorosa,
mas necessária, em que o
mal é defrontado pelo
próprio mal, a fim de
que, em se examinando
nos semelhantes,
esmoreça por si na faina
destruidora em que se
desmanda. É assim que as
Inteligências ainda
perversas se transformam
em instrumentos
reeducativos daquelas
que começam a despertar,
pela dor do
arrependimento, para a
imprescindível
restauração. O inferno,
dessa maneira, no clima
espiritual das várias
nações do Globo, pode
ser tido na conta de
imenso cárcere-hospital,
em que a diagnose
terrestre encontrará
realmente todas as
doenças catalogadas na
patologia comum,
inclusive muitas
outras, desconhecidas
do homem, não
propriamente oriundas ou
sustentadas pela fauna
microbiana do ambiente
carnal, mas nascidas de
profundas disfunções do
corpo espiritual e,
muitas vezes, nutridas
pelas formas-pensamentos
em torturado
desequilíbrio,
classificáveis por
larvas mentais, de
extremo poder corrosivo
e alucinatório, não
obstante a fugaz duração
com que se articulam,
quando não obedecem às
ideias infelizes,
longamente recapituladas
no tempo. (Evolução
em dois Mundos, 1a
Parte, cap. XIX, pp. 148
e 149.)
Glossário:
Biológico: relativo ao desenvolvimento e às condições de vida dos seres
vivos.
Bissexual: referente à bissexualidade, existência de dois sexos no
mesmo organismo, como o
hermafroditismo em
animais e plantas.
Colapso circulatório:
estado de choque por
insuficiência
circulatória.
Colapso pulmonar:
estado do pulmão que,
parcial ou totalmente,
não tem conteúdo aéreo.
Colapso:
falência de função, de
força, ou de estado
geral; esgotamento.
Estado anormal em que as
paredes de um órgão,
normalmente afastadas,
entram em contato.
Alteração brusca e
danosa; situação anormal
e grave; crise.
Congênito: nascido com o indivíduo.
Corpo Espiritual: o perispírito, psicossoma.
Cosmo: a contextura de um todo.
Cromossômico: relativo ao cromossomo, cada um dos corpúsculos de cromatina
(substância corável) que
se evidenciam no núcleo
da célula durante a
divisão celular
(mitose), os quais
contêm os genes ou
fatores hereditários.
Currículo: conjunto de dados pessoais e sobre os antecedentes
relacionados com as
qualificações de um
indivíduo.
Desmandar: transgredir; abusar; cometer desregramento.
Dipsômano: alcoólatra; dipsomaníaco.
Disfunção: função que se efetua de maneira anômala.
Elétron: corpúsculo carregado de eletricidade negativa, fundamental
na composição do átomo,
e que é o constituinte
mais numeroso de
matéria. É partícula
orbital, porque gira em
torno do núcleo atômico.
Faina: atividade intensa; agitação.
Fauna Microbiana: o conjunto dos microorganismos causadores de
fermentações e doenças
infecciosas, conhecidos
como micróbios.
Fausto: que apresenta fausto, isto é, luxo, pompa.
Fibra: cada uma das estruturas alongadas que, dispostas em feixes,
constituem os tecidos
orgânicos.
Formas-pensamento: formas plasmadas pela mente, ou seja, produzidas
e animadas pela energia
mental que constitui o
pensamento.
Ganga: resíduo mineral não aproveitável numa jazida metalífera;
figurativamente, coisa
residual ou de menor
importância.
Genésico: relativo ao impulso sexual ligado à função de reprodução dos
órgãos sexuais.
Genética: ramo da Biologia que estuda as leis da transmissão dos
caracteres hereditários,
e as propriedades das
partículas (genes) que
asseguram essa
transmissão.
Glândula Sexual: gônada; testículo no sexo masculino, e ovário,
no feminino.
Gônada: glândula sexual masculina ou feminina; nela se formam as células
sexuais (espermatozoides
ou óvulos) e os
hormônios sexuais.
Histeria: psiconeurose que se manifesta através de um conjunto variado
de distúrbios psíquicos,
sensoriais e motores,
considerados como
expressão orgânica de
conflitos inconscientes.
Hormônio: substância produzida pela atividade das glândulas de
secreção interna
(endócrinas), ou pela
atividade de tecidos de
secreção interna. É
lançado, em parte, no
sangue ou na linfa, e,
em parte, nos tecidos.
Atua sobre as funções
orgânicas como excitante
ou como regularizador.
Ideologia: ciência que trata das ideias ou conceitos, cujas
consequências podem
influir na maneira de
pensar de um indivíduo
ou de uma classe.
Imanizar: imantar, submeter a um efeito semelhante ao da ação do ímã.
Larva: forma pós-embrionária, em numerosos grupos de animais,
correspondente ao
estágio inicial de vida.
Libido: instinto ou desejo sexual. Em Psicanálise, é a energia motriz dos
instintos de vida, isto
é, de toda a conduta
ativa e criadora do
homem.
Limiar: início, começo.
Macrocósmico: relativo ao mundo das coisas grandes (macrocosmo), por
oposição ao das coisas
pequenas.
Mônada: organismo muito simples, que se poderia tomar por uma unidade
orgânica; microorganismo
unicelular (uma só
célula).
Monogamia: condição do macho em acasalar-se com uma só fêmea; que tem
apenas um cônjuge.
Monoideísmo: estado de alma dominado por uma ideia central, fixa.
Morfinômano: viciado em morfina e outros alcaloides do ópio.
Morfológico: referente às características da forma.
Narcisismo: amor excessivo a si mesmo; qualidade dos que se envaidecem,
ou se mostram encantados
de si mesmos.
Neurose: perturbação mental que não compromete as funções essenciais
da personalidade e em
que o indivíduo mantém
penosa consciência de
seu estado.
Organogênico: relativo à organogênese, do aparecimento e do
desenvolvimento dos
órgãos no ser vivo.
Patologia: parte da Medicina que se ocupa das doenças, suas origens,
sintomas e natureza.
Pelourinho: coluna de pedra ou de madeira, em praça ou lugar público,
junto da qual se
expunham e castigavam os
criminosos.
Plasmar: dar forma a algo.
Poligamia: condição de macho em acasalar-se com mais de uma fêmea; que
tem mais de um cônjuge
ao mesmo tempo.
Protoforma: primeira forma, forma primitiva.
Psicanálise: método de psicoterapia desenvolvido pelo médico austríaco
Sigmund Freud
(1856-1939), segundo o
qual as neuroses nascem
de complexos reprimidos,
que transtornam a vida
psíquica. O tratamento
consiste em tornar
conscientes esses
complexos a fim de
superá-los.
Psiconeurose: transtorno funcional que se manifesta mediante perturbações
orgânicas
(respiratórias,
digestivas, excretoras,
genitais) e
desequilíbrios
psíquicos.
Psicose: nome genérico das doenças mentais (psicopatias). A psicose
manáco-depressiva é
aquela em que a
excitação se alterna com
a depressão, podendo
apresentar intervalos de
higidez (sanidade)
mental: ciclotomia,
mania.
Psicossomático: relativo ao psicossoma (corpo espiritual ou
perispírito).
Psíquico-magnético: referente as propriedades magnéticas da energia
psíquica.
Reflexão: processo mental em que o pensamento se volta sobre si mesmo
e toma seus próprios
atos como objeto de
conhecimento.
Restringimento: ato ou efeito de diminuir o volume.
Sequela: sintoma ou efeito que permanece após certas doenças.
Sexuado: relativo à produção mediante o uso dos órgãos sexuais, ou
com o concurso de
células sexuais
deferenciadas.
Simbiose: associação de dois seres de espécie distinta, com influência
de um sobre o outro, ou
de ambos entre si,
podendo essas relações,
ser úteis ou
prejudiciais às duas
partes, favoráveis ou
nocivas para uma delas
apenas.
Sinergia: ato ou esforço coordenado de vários órgãos na realização de
uma função.
Sonoterapia: processo de cura em que o sono prolongado é usado como
tratamento.
Sopesar: avaliar, ponderar resultados.
Tessitura: contextura; organização.
Tiranete: aquele que oprime os que dele dependem.
Transubstanciar: transformar uma coisa em outra.
Nota:
Muitos termos técnicos usados na obra em estudo
não se encontram nos
dicionários que
comumente consultamos.
Clicando no link abaixo, o leitor terá acesso ao texto
integral do livro Elucidário de Evolução em Dois Mundos,
elaborado e publicado
com esse propósito:
http://www.OCONSOLADOR\linkfixo\estudosespiritas\andreluiz\Elucidario.pdf