Em carta publicada anteriormente nesta revista,
o confrade Gustavo Oliveira,
do Rio de Janeiro-RJ,
diz-nos o seguinte: “Aqui
estou para solicitar algum
esclarecimento acerca da
informação de um dos
mentores na obra
Missionários da Luz,
cap. 13: O organismo dos
nascituros provém do corpo
dos pais, mas a criatura
herda tendências e não
qualidades. Que
tendências são essas a que
se refere o instrutor? Por
acaso tais tendências estão
relacionadas às ‘tendências
instintivas’ mencionadas em
O Livro dos Espíritos,
questões números 393 e
394?”.
Antes de responder ao
leitor, é preciso dizer que
no capítulo 13 da obra
citada, na qual o leitor
colheu a informação acima,
há um complemento importante
que é preciso destacar.
Em seguida à frase “a
criatura herda tendências e
não qualidades” o
instrutor Alexandre
acrescentou: “As
primeiras cercam o homem que
renasce, desde os primeiros
dias de luta, não só em seu
corpo transitório, mas
também no ambiente geral a
que foi chamado a viver,
aprimorando-se. As segundas
resultam do labor individual
da alma encarnada, na
defesa, educação e
aperfeiçoamento de si mesma.
Se o Espírito reencarnado
estima as tendências
inferiores,
desenvolvê-la-ás, ao
reencontrá-las dentro do
novo quadro de experiências
humanas. Assim, ninguém se
pode queixar de forças
destruidoras ou de
circunstâncias asfixiantes,
em se referindo ao círculo
onde renasceu. Haverá
sempre, dentro de nós, a luz
da liberdade íntima
indicando-nos a ascensão.
Praticando a subida
espiritual, melhoraremos
sempre”. (Missionários da
Luz, cap. 13, págs. 218
a 220.)
Está dito, pois, com toda a
clareza no texto acima que
as tendências nascem
e cercam o indivíduo desde
os primeiros dias de luta,
mas as qualidades
deverão ser por ele
adquiridas por meio do labor
e da educação, no curso da
existência, ampliando-se
desse modo as que haja,
porventura, conquistado em
existências passadas.
Na questão 393 d´O Livro
dos Espíritos Kardec
reporta-se a essas
tendências, a que
acrescentou o adjetivo
“instintivas”, as quais, na
concepção do Codificador do
Espiritismo, seriam uma
reminiscência do passado. Se
o indivíduo as estima,
poderá desenvolvê-las, e
para isso o meio em que
tenha reencarnado pode
influir decisivamente.
Uma criança que cresça em um
lar onde a bebida é
consumida largamente, se
trouxer do passado essa
tendência, poderá
perfeitamente tornar-se um
alcoólatra, exceto se usar
todas as suas forças e a ela
resistir.
Há no meio espírita o
entendimento de que cada
indivíduo é, em verdade,
herdeiro de si mesmo. Manoel
Philomeno de Miranda trata
do assunto em seu livro
Temas da Vida e da Morte,
obra psicografada pelo
médium Divaldo Franco.
No capítulo intitulado
Reminiscências e conflitos
psicológicos, afirma ele
que, se
ocorrem, entre pais e
filhos, semelhanças físicas
e até psicológicas, estas
adquiridas mediante
convivência familiar, o
mesmo não se dá nos campos
moral e intelectual. O
Espírito é o herdeiro das
próprias conquistas
passadas, graças às quais se
expressa no campo da
atividade nova. Os
comportamentos familiares,
no entanto, influem sobre a
conduta do reencarnante, que
se impregna – especialmente
quando se trata de Espírito
imperfeito – dos conflitos e
das vibrações perniciosas
que lhe irão influenciar
profundamente o
procedimento.
Reações de várias ordens
podem manifestar-se na
criança, como resultantes da
insegurança que experimenta
no berço novo,
desdobrando-se em rebeldia e
insatisfação, nervosismo e
incapacidade intelectual,
durante a infância e a
adolescência, com agravantes
para o futuro, caso o amor
dos pais não interrompa a
caudal das reminiscências
infelizes.
O auxílio do psicólogo e a
terapia cuidadosa ajudam no
mecanismo de reajustamento
da criança, mas é aos pais
que compete a tarefa maior,
que é assistir e amparar o
filho temeroso e
desconfiado, necessitado de
segurança e tranquilidade.
Cremos que, com as
explicações acima, a
pergunta do leitor esteja
perfeitamente elucidada.
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