DIAMANTINO
LOURENÇO
RODRIGUES DE
BÁRTOLO
bartolo.profuniv@mail.pt
Venade - Caminha, Viana
do Castelo
(Portugal)
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O Homem
Religioso
O homem, na sua
singularidade
mais genuína e
profunda,
destaca-se de
toda a natureza
pelas suas
capacidades
cognitivas,
afetivas,
estéticas e
religiosas. É
pouco provável
que qualquer
outro animal
possua a
faculdade de se
ligar ao
sobrenatural
transcendente,
por exemplo,
pela meditação,
pelas atitudes
de submissão,
reverência e
adoração,
através da
oração.
A religião é uma
manifestação
eminentemente
humana e todas
as culturas são
profundamente
marcadas por
este fenômeno,
porque,
«Quando o homem
crê em Deus e
observa a ínfima
diferença que
separa a
natureza divina
da sua, então se
prostra diante
de Deus e o
adora. A
adoração é a
máxima expressão
da relação com
Deus de um ser
humano (…). O
significado da
adoração é que
Deus é
absolutamente
tudo para quem o
adora». (KIERKEGAARD,
1944-412, in
MONDIM,
1980:226.)
Consideradas sua
finitude e
precariedade
físicas, num
mundo que ainda
não conhece
totalmente, o
homem sente-se
frágil e
dependente de
algo que,
dramaticamente,
nem sempre ao
longo da sua
história
filogenética e
ontogenética
soube ou quis
identificar.
Ao dar-se conta
destas suas
vulnerabilidades,
ele, o
homem-crente,
procura abrir-se
ao sobrenatural
que designa por
Deus, porque,
sendo dotado de
inteligência e
de reflexão,
rapidamente
reconhece a
existência do
sagrado e,
livremente, é
capaz de O amar
ou odiar.
Todavia, para o
homem de fé, o
que acredita
numa existência
transcendente,
para além da
vida biológica,
a busca de
oportunidades
para se
encontrar com
Deus, ente
supremo e
sagrado, é
incessante e
persistente.
Com efeito:
«Neste
misterioso
universo, existe
uma coisa de que
o Homem pode ter
a certeza. O
Homem certamente
não é a maior
presença
espiritual do
Universo. (…)
Existe uma
presença no
Universo que é
espiritualmente
maior do que o
Homem. O
objetivo do
Homem é buscar
comunhão com a
presença por
trás dos
fenômenos, e
buscá-la com o
anseio de
harmonizar o seu
próprio eu com
essa realidade
espiritual
absoluta». (TOYNBEE,
in SOCIEDADE
TORRE DE VIGIA
DE BÍBLIAS E
TRATOS,
1990:366.)
A dimensão
religiosa do
homem é,
seguramente, um
aspeto essencial
da sua
superioridade
face aos
restantes
animais que
povoam o mesmo
mundo. O homem,
centro e objeto
das maiores
investigações
científicas,
apresenta-se,
neste
particular, como
algo ainda
misterioso,
indecifrável,
incógnito.
Esta
característica,
única da sua
religiosidade, o
distingue de
todos os demais
seres deste
mundo que
habita,
justamente,
porque: «O
homem religioso
se religa,
relaciona sua
existência com
um princípio
supremo que rege
e dá sentido a
tudo o que
existe. Este
princípio tem um
caráter
absoluto,
incondicionado.
É Deus. (…)
Partindo deste
pressuposto, o
homem religioso
quer que sua
vida cotidiana
esteja em
consonância com
esta ordem
cósmica; (…) sua
ética – os
princípios que
regem sua
conduta
interpessoal e
os objetivos
válidos de sua
vida estão
subordinados aos
postulados e
mandamentos de
sua doutrina
religiosa».
(ROMERO,
1998:310-11.)
Além desta
inimitável
característica
que é a sua
capacidade
religiosa, o
homem continua
um mistério
porque,
conhecendo já,
razoavelmente
bem, a sua
constituição
físico-biológica
e podendo dela
tratar com
alguma
objetividade e
sucesso, outro
tanto não se
verifica com a
sua constituição
espiritual,
desde logo
porque ignora
sua natureza,
sua origem e seu
destino, mesmo
quando se
considera
imortal,
acreditando, em
coerência com a
existência de
uma outra vida
transcendental,
sem, contudo,
conseguir
provar,
cientificamente,
tal
imortalidade, o
que lhe provoca
uma sensação de
impotência e
angústia. «O
homem de hoje
vive sem
certezas vitais
sobre o que mais
intimamente lhe
interessa. (…) A
sobrevivência
depois da morte
é um problema
pessoal que
afeta o nosso
próprio destino.
Não é como
resolver uma
questão que nos
é indiferente.»
(MARTINS,
1961:162-63.)
BARTOLO,
Diamantino
Lourenço
Rodrigues de,
(2009).
Filosofia Social
e Política,
Especialização:
Cidadania
Luso-Brasileira,
Direitos Humanos
e Relações
Interpessoais,
Tese de
Doutoramento,
Bahia/Brasil:
FATECTA –
Faculdade
Teológica e
Cultural da
Bahia.
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