WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Questões Vernáculas
Ano 8 - N° 398 - 25 de Janeiro de 2015
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 

 

Tal como no aprendizado de Matemática, os exercícios são também muito úteis no estudo do idioma.

Aqui estão nove textos nos quais a pontuação está correta; contudo, existem em todos eles diversos erros de ortografia, que pedimos sejam detectados pelo leitor:

1. Esse principio é aplicavel a todas as situações ou, pelo menos, à grande parte delas. Se ignoramos a existencia de determinado problema e a freqüencia com que ocorre, como poderemos equaciona-lo e resolve-lo? 

2. A medida que se opera nossa transformação moral para melhor, sob a egide de Jesus, as sombras densas vão sendo desbastadas para que as alvissaras de luz e de paz atinjam o climax em periodo breve. 

3. Ao Poder Publico e seus orgãos cabe assegurar as pessoas portadoras de deficiencia o pleno exercicio de seus direitos basicos, inclusive dos direitos a educação, a saúde, ao trabalho, ao lazer, a previdencia social, ao amparo a infancia e a maternidade. 

4. Ao Estado compete desenvolver politicas publicas relativas a acessibilidade e a inclusão dos portadores de deficiencia na educação, na saude, na formação profissional e no trabalho. Cabe ao Ministerio Publico fiscaliza-lo. 

5. Nos comentarios que se lêem no meio espirita a respeito do advento do Mundo de Regeneração, parece que se ignora que existem fatores e dificuldades que é preciso remover. Tais idéias ninguem entende. 

6. Seguindo uma tendencia detectada em inumeros paises, leis especificas dispuseram sobre cotas para acesso aos concursos publicos e foram estabelecidos parametros para a indispensavel educação inclusiva.  

7. Conseguiremos desse modo dar um basta as guerras, a criminalidade, a violência, a corrupção, as desigualdades e aos preconceitos? Se nada disso mudar, quais serão as conseqüencias? 

8. O joão de barro e o saci pererê, bem como a situação dos afro-descendentes, foram tema do ultimo vestibular realizado em Goiania. 

9. Maria ganhou um passeio de microonibus pela orla do Rio e, ainda por cima, um microondas novinho.

Eis os textos depois de feitas as correções necessárias:

1. Esse princípio é aplicável a todas as situações ou, pelo menos, a grande parte delas. Se ignoramos a existência de determinado problema e a frequência com que ocorre, como poderemos equacioná-lo e resolvê-lo? 

2. À medida que se opera nossa transformação moral para melhor, sob a égide de Jesus, as sombras densas vão sendo desbastadas para que as alvíssaras de luz e de paz atinjam o clímax em período breve. 

3. Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade. 

4. Ao Estado compete desenvolver políticas públicas relativas à acessibilidade e à inclusão dos portadores de deficiência na educação, na saúde, na formação profissional e no trabalho. Cabe ao Ministério Público fiscalizá-lo. 

5. Nos comentários que se leem no meio espírita a respeito do advento do Mundo de Regeneração, parece que se ignora que existem fatores e dificuldades que é preciso remover. Tais ideias ninguém entende. 

6. Seguindo uma tendência detectada em inúmeros países, leis específicas dispuseram sobre cotas para acesso aos concursos públicos e foram estabelecidos parâmetros para a indispensável educação inclusiva.  

7. Conseguiremos desse modo dar um basta às guerras, à criminalidade, à violência, à corrupção, às desigualdades e aos preconceitos? Se nada disso mudar, quais serão as consequências? 

8. O joão-de-barro e o saci-pererê, bem como a situação dos afrodescendentes, foram tema do último vestibular realizado em Goiânia. 

9. Maria ganhou um passeio de micro-ônibus pela orla do Rio e, ainda por cima, um micro-ondas novinho.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita