Pela Bíblia, anjos e
demônios são realmente
espíritos humanos
A doutrina espírita,
cientificamente e não
dogmaticamente, pesquisa
e ensina que os anjos e
demônios são Espíritos
de natureza humana e não
de outra categoria de
Espíritos. Dizendo de um
modo mais claro e
completo: para o
Espiritismo, anjos são
Espíritos humanos de
elevado nível de
evolução, enquanto que
os demônios são aqueles,
também humanos, que
estão ainda muito
atrasados em sua
evolução espiritual e
moral.
Orígenes, grande sábio
grego do cristianismo
primitivo (185-254), era
possuidor de uma
inteligência tão
brilhante, que ele é
cognominado de o
Adamantino e de santo
Agostinho do Oriente.
Diz-se que ele escreveu
cerca de 6.000 livros. E
ele defendeu a
preexistência
reencarnacionista do
Espírito humano com
relação à concepção do
feto e, também, a teoria
da Apocatástase, segundo
a qual os Espíritos
maus, um dia, se
tornarão bons através
das reencarnações.
Segundo Bertrand L.
Conway, C.S.P., são
Gregório de Nissa, bispo
de Nissa e irmão de são
Basílio, e são Gregório
Nazianzeno, bispo de
Constantinopla (ambos do
4º século), não
aceitavam a eternidade
do inferno. E esses
santos católicos e
grandes teólogos são
dois dos mais
importantes padres da
Igreja, os criadores da
teologia cristã. Sobre
essa descrença na
eternidade do inferno,
há dúvidas a respeito de
são Gregório Nazianzeno.
Porém há mais um detalhe
sobre ele, ou seja, ele
era amigo de Juliano
Apóstata, que era
reencarnacionista. (Mais
detalhes em meu livro “A
Reencarnação na Bíblia e
na Ciência”, EBM, 8ª
Edição, pág. 210, SP,
2011, editado também em
inglês pela Outskirts
Press, Denver, Colorado,
USA, 2014.)
As penas eternas
infernais negadas pelos
dois grandes santos e
padres da Igreja do
cristianismo primitivo,
Gregório de Nissa e
Gregório Nazianzeno,
sugerem também a ideia
da evolução dos
Espíritos até se
tornarem, um dia,
perfeitos, os quais na
tradição cristã foram
denominados anjos ou
enviados, mensageiros.
Os Espíritos maus ou
atrasados são os opostos
aos anjos ou Espíritos
altamente evoluídos que,
pois, já possuem um
elevado nível de
perfeição. E é
interessante observarmos
que os Espíritos maus ou
atrasados (“demônios”)
são chamados também de
anjos maus, pois eles,
igualmente, são
mensageiros ou enviados,
e é por isso que temos
que examinar os
Espíritos manifestantes
(1 João 4: 1).
Realmente, existem as
duas forças: a do bem,
tendo como fundamento
Deus atuando com
Espíritos bons e até já
bem perfeitos ou puros,
e a do mal com base nos
Espíritos maus e ainda
muito atrasados, os
quais são chamados
também pelos evangelhos
de Espíritos impuros.
São impuros justamente
porque ainda estão
dominados pelo mal ou
pelo atraso evolucional
em que ainda se
encontram.
A respeito da teoria da
Apocatástase de
Orígenes, de que
falamos, ela defende a
evolução espiritual e
moral de todos nós, e,
consequentemente, a
ideia de que, um dia,
todos seremos também
anjos.
E o evangelho ou boa
nova é exatamente para
nós o pormos em prática
visando à aceleração da
busca da nossa perfeição
ao nível dos anjos, como
aconteceu também com
Jesus, que se
aperfeiçoou para se
tornar o Autor da nossa
salvação (Hebreus 5: 9).
Aliás, no projeto de
Deus, não há falhas,
tudo tem que, um dia,
dar certo. E não seria,
logo na espécie humana,
a obra-prima visível da
criação divina terrena,
em que Deus falharia,
Ele que jamais falha!