Damos sequência ao
estudo metódico e sequencial do livro
Médiuns e Mediunidade,
de autoria de
Cairbar Schutel,
publicado originalmente
em 1923 pela Casa
Editora O Clarim, de
Matão (SP). O estudo
basear-se-á na 7ª edição
da obra, publicada em
1977.
Questões preliminares
A. Que são médiuns de
efeitos físicos?
Médiuns de efeitos
físicos são aqueles
mediante os quais se
podem obter efeitos
materiais, ou
manifestações
ostensivas. São exemplos
de médiuns de efeitos
físicos: os que provocam
fenômenos de levitação,
batidas,
materializações,
transportes etc. É o que
Paulo de Tarso chamava
operações de maravilhas.
(Médiuns e Mediunidade,
cap. V - Aclaração das
mediunidades segundo o
apóstolo Paulo -
Diversidade de médiuns.)
B. Que importância
tiveram, para o
Espiritismo, as mesas
girantes?
Elas foram o ponto de
partida da Doutrina
Espírita, visto que,
sendo esses fenômenos
muito simples, o estudo
das causas seria mais
fácil e, estabelecida a
teoria, ter-se-ia a
chave dos efeitos mais
complicados. (Obra
citada, cap. VI -
Primeiras Experiências -
Abc do Espiritismo
Experimental - Sessões
de mesinha.)
C. A força psíquica é a
mesma em todos os
médiuns?
Não. A força psíquica
não é a mesma em todos
os médiuns, que,
portanto, a possuem em
graus diferentes. Em
face disso, pode ocorrer
que determinado médium,
dotado de pouca força
mediúnica, mal consiga
oscilar um pequeno
móvel, ao passo que, por
intermédio de outros, é
possível levantar uma
mesa de 100 quilogramas.
(Obra citada, cap. VI -
Primeiras Experiências -
Abc do Espiritismo
Experimental - Sessões
de mesinha.)
Texto para leitura
36. O Apóstolo Paulo, na
1ª Epístola aos
Coríntios, cap. XII,
lembra a diversidade de
dons, e, portanto, a
diversidade de operações
e, consequentemente, a
diversidade de médiuns.
E Paulo acrescenta: "A
manifestação do espírito
é dada a cada um para o
que for útil".
(Médiuns e Mediunidade,
cap. V - Aclaração das
mediunidades segundo o
apóstolo Paulo -
Diversidade de médiuns.)
37. No final do capítulo
recomenda a todos
procurarem os melhores
dons, vale dizer,
mediunidades, e aponta o
caminho mais excelente
para que sejam bons os
resultados
experimentais. É assim
que, depois de um
eloquente discurso sobre
a caridade, faz realçar
esta virtude em sua
forma espiritualizada,
ou seja, caracterizada
por benevolência,
tolerância, humildade,
paciência, perseverança,
desinteresse, condições
estas de que devem
revestir-se os médiuns.
(Obra citada, cap. V -
Aclaração das
mediunidades segundo o
apóstolo Paulo -
Diversidade de médiuns.)
38. É preciso que cada
um procure conhecer a si
mesmo, para saber o dom
que possui, ou seja, a
mediunidade que tem,
para começar os seus
estudos. O apóstolo
citado diz em sua carta
doutrinária: Uns têm a
palavra da sabedoria,
outros da fé, outros
promovem a operação de
maravilhas, outros têm
os dons de curar, outros
a variedade de línguas,
outros a interpretação
das línguas, outros o
dom de discernir os
espíritos. (Obra
citada, cap. V -
Aclaração das
mediunidades segundo o
apóstolo Paulo -
Diversidade de médiuns.)
39. A todas essas
mediunidades e a todos
esses médiuns devemos
acrescentar que uma
mesma mediunidade pode
ser mais acentuada, mais
vigorosa, em uns do que
em outros; a força
psíquica não é sempre a
mesma para todos os
médiuns, que a possuem
em graus diferentes.
(Obra citada, cap. V -
Aclaração das
mediunidades segundo o
apóstolo Paulo -
Diversidade de médiuns.)
40. Em O Livro dos
Médiuns, de Allan
Kardec, veremos os dons
mencionados pelo
Apóstolo dos Gentios
amplamente explicados.
Distinguiremos então na
mediunidade duas formas
distintas: manifestações
físicas e manifestações
inteligentes. Isso nos
induz a classificar os
médiuns em médiuns de
efeitos físicos e
médiuns de efeitos
inteligentes. Não quer
isto dizer que as
manifestações físicas
não sejam inteligentes,
mas que as inteligentes
estão isentas da
materialidade das
primeiras. (Obra
citada, cap. V -
Aclaração das
mediunidades segundo o
apóstolo Paulo -
Diversidade de médiuns.)
41. A classificação dos
fenômenos não é difícil
e o estudante dotado de
um pouco de
discernimento, pelas
manifestações,
distinguirá a forma de
mediunidade que possui,
ou a daquele com quem
faz experiências.
Entretanto, é difícil
especificar com precisão
matemática onde terminam
as manifestações físicas
e onde começam as
inteligentes, assim como
é difícil dizer onde
acaba o reino vegetal e
onde começa o reino
animal, ou onde termina
este e começa o reino
hominal. (Obra
citada, cap. V -
Aclaração das
mediunidades segundo o
apóstolo Paulo -
Diversidade de médiuns.)
42. Os médiuns de
efeitos intelectuais são
aqueles mais
especialmente dotados
para receberem e
transmitirem as
comunicações
inteligentes. (Obra
citada, cap. V -
Aclaração das
mediunidades segundo o
apóstolo Paulo -
Diversidade de médiuns.)
43. Exemplo de médiuns
de efeitos intelectuais:
aqueles que transmitem
pela palavra ou pela
escrita mensagens de
ordem moral ou
científica: é o que
Paulo chama a palavra da
sabedoria, a palavra da
ciência. (Obra
citada, cap. V -
Aclaração das
mediunidades segundo o
apóstolo Paulo -
Diversidade de médiuns.)
44. Médiuns de efeitos
físicos são aqueles
mediante os quais se
podem obter efeitos
materiais, ou
manifestações
ostensivas. (Obra
citada, cap. V -
Aclaração das
mediunidades segundo o
apóstolo Paulo -
Diversidade de médiuns.)
45. Exemplo de médiuns
de efeitos físicos: os
que provocam fenômenos
de levitação, batidas,
materializações,
transportes etc. É o que
Paulo chama operações de
maravilhas. (Obra
citada, cap. V -
Aclaração das
mediunidades segundo o
apóstolo Paulo -
Diversidade de médiuns.)
46. As variedades
citadas se ligam muitas
vezes uma à outra, e
médiuns há que possuem
ambos os dons. (Obra
citada, cap. V -
Aclaração das
mediunidades segundo o
apóstolo Paulo -
Diversidade de médiuns.)
47. Para satisfazer a
curiosidade do leitor e
proporcionar-lhe desde
já algum meio de
experimentação, vamos
tratar das sessões de
mesinha, ou das mesas
girantes, antes de
fazermos a especificação
das mediunidades mais
usuais. (Obra citada,
cap. VI - Primeiras
Experiências - Abc do
Espiritismo Experimental
- Sessões de mesinha.)
48. Esse fenômeno
alimentou por muito
tempo a curiosidade dos
salões, mas depois
cansaram-se dele para se
dedicarem a outras
distrações, vistos que o
limitavam a um mero
passatempo. Aqueles,
porém, que o estudaram
com o fim de utilidade
moral, viram coroados de
êxito os seus esforços.
(Obra citada, cap. VI -
Primeiras Experiências -
Abc do Espiritismo
Experimental - Sessões
de mesinha.)
49. As mesas girantes
foram o ponto de partida
da Doutrina Espírita,
mesmo porque, sendo
esses fenômenos muito
simples, o estudo das
causas seria mais fácil
e, estabelecida a
teoria, teríamos a chave
dos efeitos mais
complicados. (Obra
citada, cap. VI -
Primeiras Experiências -
Abc do Espiritismo
Experimental - Sessões
de mesinha.)
50. Para a produção do
fenômeno é preciso a
intervenção de uma ou
mais pessoas dotadas de
mediunidade. O número
dos cooperadores é
indiferente; a
alternância de sexos, na
ordem, aconselhada por
alguns, assim como o
contacto dos dedos para
formar a corrente em
nada influem. A forma da
mesa, a substância de
que é feita, a presença
dos metais, da seda nas
vestes dos assistentes
etc. também nenhuma
influência têm. O volume
da mesa influi, mas
somente no caso em que a
força mediúnica seja
insuficiente para vencer
o obstáculo, a
resistência. (Obra
citada, cap. VI -
Primeiras Experiências -
Abc do Espiritismo
Experimental - Sessões
de mesinha.)
51. Importante lembrar
que a força psíquica não
é sempre a mesma em
todos os médiuns, que a
possuem em graus
diferentes. Em face
disso, pode ocorrer que
determinado médium,
dotado de pouca força
mediúnica, mal consiga
oscilar um pequeno
móvel, ao passo que, por
intermédio de outros, é
possível levantar uma
mesa de 100 quilogramas.
(Obra citada, cap. VI -
Primeiras Experiências -
Abc do Espiritismo
Experimental - Sessões
de mesinha.)
52. Para facilitar as
experiências,
recomenda-se usar uma
pequena mesa semelhante
a essas de centro de
sala, de três pés. A
pessoa ou as pessoas que
vão experimentar devem
sentar-se em roda da
mesa, e colocar as mãos
sobre ela, sem pressão
nem esforço muscular.
(Obra citada, cap. VI -
Primeiras Experiências -
Abc do Espiritismo
Experimental - Sessões
de mesinha.)
53. Quando o efeito
principia a
manifestar-se, ouve-se
quase sempre um pequeno
ruído na mesa; sente-se
como que um
estremecimento que é o
prelúdio do movimento; o
móvel parece esforçar-se
para desprender-se,
depois começa a oscilar.
É nesse momento que se
deve inquirir a causa,
convencionando-se por
exemplo: uma pancada
para a resposta SIM; e
duas pancadas para a
resposta NÃO; assim como
convencionar para cada
letra do alfabeto um
certo número de
pancadas: a - uma
pancada; b - duas; c -
três; d - quatro; e -
cinco, e assim por
diante, até z - vinte e
cinco. (Obra citada,
cap. VI - Primeiras
Experiências - Abc do
Espiritismo Experimental
- Sessões de mesinha.)
54. O exemplo seguinte
vai facilitar a
compreensão do leitor. É
a reprodução de uma das
sessões realizadas por
Cairbar Schutel no
começo de seus estudos
espíritas:
“Alguns amigos e eu
rodeávamos uma pequena
mesa, entre os quais -
Q.A. e C.O.; este servia
de médium. Depois de
alguns minutos de
espera, a mesa começou a
oscilar. Perguntamos à
entidade invisível se
queria dar o seu nome, e
convencionamos os sinais
para a resposta, sinais
que acima
designamos.
A mesa levantou-se de um
lado e bateu uma
pancada: Sim.
Pedimos que desse as
pancadas conforme
convencionamos; bateu:
10-15-1-14-14-1. Depois
de curto intervalo
continuou:
18-15-4-18-9-7-21-5-19.
Outro intervalo e
prosseguiu:
3-15-14-3-5-9-3-1-15.
Transformando estes
algarismos em letras
obtivemos os nomes:
Joana Rodrigues
Conceição.
Q.A. disse ser este o
nome de sua sobrinha, já
falecida.
Perguntamos o que
desejava.
A mesa respondeu pelo
alfabeto convencional:
18-5-25-5-13. Nova pausa
e perseguiu: 16-15-18.
Outra pausa e mais:
13-9-13. Quer dizer:
rezem por mim.” (Obra
citada, cap. VI -
Primeiras Experiências -
Abc do Espiritismo
Experimental - Sessões
de mesinha.)
(Continua no próximo
número.)
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