WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 9 - N° 427 - 16 de Agosto de 2015

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)

 

 
Nélio Vicente Costa:  

“A maior bênção que recebi do Criador foi o fato de ter-me tornado espírita”  

O presidente do Centro Espírita Lar de Jesus fala-nos sobre o Mês Espírita de Caruaru (PE), por ele coordenado desde 2001
 

O Mês Espírita de Caruaru, em Pernambuco, reúne grande número de participantes no belo auditório do Shopping Difusora de Caruaru, cidade expressiva com mais de 300 mil habitantes. Entrevistamos seu coordenador, Nélio Vicente Costa (foto), espírita desde 1975, que é natural de São Luís (MA), mas está radicado na cidade desde

1967.

Formado em Letras, Nélio foi militar do Exército durante 32 anos, tendo ingressado na reserva como Capitão. Atual presidente do Centro Espírita Lar de Jesus, desde 2001 coordena o importante evento, que se realiza anualmente na cidade e é conhecido também pela sigla MESESC.
 

Como o amigo tornou-se espírita? 

Usando a expressão popular diria que foi por acaso, contudo, como sabemos que o acaso não existe, diria que chegou o momento de mostrar para que vim ao mundo, ou seja, chegou o momento de arregaçar as mangas da camisa e cair em campo, isto é, trabalhar no Movimento Espírita. 

O que mais lhe chama a atenção no conteúdo espírita? E por quê?

A pureza doutrinária. Quem segue este importante ensinamento: "Espíritas, amai-vos e instruí-vos" sente, em si, a responsabilidade do trabalho e jamais poderá desprezar qualquer um dos pontos da nossa querida Doutrina. 

Quando e como surgiu o Mês Espírita de Caruaru? 

Este lindo e importante movimento surgiu no ano de 2001. Certa vez, estava meditando sobre a vida e surgiu a brilhante ideia (dos nossos amigos espirituais, é claro) - Por que Caruaru não se organiza melhor na divulgação do Movimento Espírita? Nós, espíritas, nos limitamos a realizar reuniões nos centros espíritas, contudo muita gente, por certo, tem vontade de saber do que se trata, sobre o que falam nessas reuniões, mas devem ficar encabuladas, por não serem espíritas. Pensei: Se houvesse reunião fora das Casas Espíritas, possivelmente essas pessoas participariam. Vamos imitar outras cidades que já fazem esse trabalho! 

Nesses anos todos, qual a experiência mais marcante que ficou do Mês Espírita? 

Em todos esses anos sempre ficou algum profundo ensinamento, todavia o fato mais marcante foi com a vinda do grande tribuno Divaldo Pereira Franco, quando pudemos reunir mil e quinhentas pessoas e todas saíram mais do que satisfeitas, comentando mais ou menos assim: Como estou alegre, como estou feliz, que sensação maravilhosa estou levando para casa. Obrigado, meu Deus, por existir o Espiritismo, obrigado por existirem estes ensinamentos divinos! 

Como vocês conseguiram o confortável espaço do Shopping Difusora de Caruaru para as palestras? 

Sem medo de errar eu digo: Isso é coisa do Alto, porque foi tão simples, que eu mesmo fiquei admirado com tanta facilidade. Os Espíritos amigos devem ter tido um trabalho árduo, mas nós, encarnados, não. 

Quantas instituições espíritas há em Caruaru? E qual a pioneira? 

Caruaru conta com treze instituições espíritas e a pioneira é a Fraternidade Espírita Léon Denis, embora a mais conhecida seja a Associação Municipal Espírita (AME). 

Situe Caruaru no aspecto demográfico social, para melhor compreensão dos leitores. 

Caruaru fica distante de Recife 130 km. Conta com uma população de 320 mil habitantes e dispõe de um comércio maravilhoso, além de um parque industrial de razoável tamanho. Podemos afirmar, sem medo de errar: Quem mora em Caruaru não precisa de mais nada para ter uma vida alegre, feliz. Salve Caruaru, com seus 158 anos de fundação. Fazendo os cálculos, alguém pode ficar impressionado com a data, pensando até que houve equívoco de data, mas ela, Caruaru, foi fundada a 18 de maio de 1857, um mês depois do surgimento do Espiritismo moderno. 

De suas lembranças na atividade espírita, qual gostaria de relatar ao leitor? 

Não sou médium ostensivo, quer dizer, aquele tipo de médium que ouve, vê, se comunica diretamente com os Espíritos, mas certa vez vi claramente no rosto de uma senhora, quando ela se dirigia para a tribuna, a fisionomia de outra pessoa (já desencarnada) e, no final da reunião, sem ninguém saber de nada, pois eu ainda estava sentado no mesmo lugar, onde assisti à palestra, chegou uma médium e me disse: “Nélio, fulana de tal (a mesma da fisionomia que vi) mandou dizer que esteve presente na reunião”. 

Algo mais que gostaria de acrescentar? 

Que todos nós, os espíritas, tenhamos a humildade e a coragem de participar efetivamente das atividades e dos eventos ligados ao movimento espírita, pois só assim teremos, em breve, um movimento vigoroso. 

O próximo mês espírita de 2016 está marcado para quando? 

Como sempre tem acontecido, aos domingos do mês de março. Todos os palestrantes convidados já confirmaram presença. São eles: Izaias Claro (SP), Ademar Faria Júnior (ES) e André Marouço (SP). São todos oradores muito competentes e dedicados à doutrina. 

Suas palavras finais. 

Para quem ainda não conhece o Espiritismo, diria: A maior bênção que já recebi do Criador foi o fato de ter-me tornado espírita. Para os espíritas direi: Como é bom ser espírita! E a todos só tenho a recomendação do Mestre dos mestres, Jesus Cristo: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".


 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita