WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Esperanto em destaque
Ano 9 - N° 428 - 23 de Agosto de 2015
LEONARDO CASSANHO FORSTER
leo.cassanho@yahoo.com.br
Londrina, PR (Brasil)
 

 

Relatos de além-mundo 

Do livro SEAREIROS DA PRIMEIRA HORA, transcrevemos os dois próximos casos.

Os prezados irmãos que, efetivamente, pertenceram ao GRUPO MEIMEI, de Pedro Leopoldo, presidido pelo caro irmão Arnaldo Rocha e com a presença de Chico Xavier, assistiram às reuniões mais formosas, emotivas e beneficiais que ali se realizaram até o ano de 1959.

Não tivemos a felicidade de pertencer ao seu grupo efetivo de apenas uma dúzia de irmãos, porque não estávamos no dia da sua inauguração.

Todavia, vez por outra, conseguíamos nos inteirar de seus benefícios e receber remédios para a saúde do corpo e festas inesquecíveis para nosso espírito.

Em casa do querido Pachequinho, alma de artista nato, casado com Lucília, abnegada irmã de Chico, com Zezé, ouvimos extasiados e sensibilizados, do gravador daquelas sessões maravilhosas, poesias de vários poetas desencarnados, recebidos pelo querido médium, através dos seus dons psicofônicos, em que se fazem legitimar suas presenças e seus trabalhos, conseguindo deixar gravadas suas vozes com o timbre exato de quando estavam encarnados.

A cultura, a inspiração e o timbre exato de Castro Alves, de Amaral Ornelas e, principalmente, de Carmem Cinira, são de fazer chorar, como aconteceu conosco, ouvindo suas poesias gravadas e recebidas pela mediunidade extraordinária de Francisco Cândido Xavier.

Soubemos, depois, por alguns queridos irmãos, assistentes das sessões do MEIMEI, que Carmem Cinira, depois de declamar as encantadoras quadras de seu poema PERDOA SEMPRE, deixou entrever aos presentes, veladamente, que se achava em processo preparatório para, em breve, reencarnar com uma leva de outros poetas simpáticos ao espiritismo evangélico e que iriam trazer na mão esquerda O LIVRO DOS ESPÍRITOS, na direita o ESPERANTO e no coração o livro de nossa redenção, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

É por isso que assistimos, maravilhados, ao nascimento, de 1960 para cá, de crianças trazendo um brilho diferente nos olhos e uma fisionomia e um adiantamento espiritual fora do comum.

Que as mães, principalmente, observem isso e dêem toda assistência aos seus queridos filhos, porque estão recebendo reencarnados, em missões valiosas, muitos poetas, muitas liras de ouro, para realizarem um expressivo e grandioso SERVIÇO DO SENHOR!

Do livro "Chico Xavier na intimidade" – Ramiro Gama. Capítulo "CARMEM CINIRA E SUA PRÓXIMA ENCARNAÇÃO" - Editora LAKE: http://lake.org.br/

Programa de rádio brasileira todo em esperanto

“Radio Rio de Janeiro elsendos programojn tute parolatajn en Esperanto. La novaĵo estis konigita je la 11-a de Aŭgusto, en la Mirinda Urbo. La estraro de tiu radiostacio aprobis projekton, proponitan fine de Julio, por la pliigo de ĝia aktivado rilate al la Internacia Lingvo.”

Leia a matéria completa em PORTUGUÊS:

http://esperantoilustrado.blogspot.com.br

Em ESPERANTO:

 http://esperantoilustrita.blogspot.com.br

Entrevista sobre Esperanto em Euro Talk

Confira um interessantíssima entrevista feita de Katalyn Kovats com o criador do Euro Talk, assim como com uma colaboradora de um curso de esperanto lançado em junho deste ano para plataformas de aparelhos da Apple.  

Em esperanto: https://www.youtube.com/watch?v=gYZoB2Me9T4

Saiba mais sobre gentílicos em esperanto

Conheça o método utilizado por Zamenhof para nomear os países em esperanto assim como para criar a lógica dos adjetivos pátrios.

Acesse:

http://esperantomovado.blogspot.com.br

André Luiz... falar, ouvir e aprender 

A cada semana, propomos uma frase de André Luiz, do livro Sinal Verde, psicografado por Chico Xavier, vertida ao esperanto por Allan Kardec Afonso Costa.  

Nesta, apresentamos a tradução da frase proposta na semana passada:  

“Digne festi, en la homa frateco, por helpi la proksimulon, estas unu el la plej belaj helpformoj.” 

“Festejar dignamente em torno da fraternidade humana, para ajudar o próximo, é uma das mais belas formas de auxílio.” 

Eis a mais nova:  

“Kiu malpli parolas, tiu pli bone aŭdas, kaj kiu pli bone aŭdas, tiu pli bone lernas.” 

Até a próxima!
 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita