Damos sequência ao
estudo metódico e sequencial do livro
Médiuns e Mediunidade,
de autoria de
Cairbar Schutel,
publicado originalmente
em 1923 pela Casa
Editora O Clarim, de
Matão (SP). O estudo
basear-se-á na 7ª edição
da obra, publicada em
1977.
Questões preliminares
A. Quem são os médiuns
de efeitos físicos?
São os indivíduos
especialmente aptos para
produzir fenômenos
materiais, como a
tiptologia, a escrita
direta, os transportes
etc. Esses médiuns
classificam-se em
facultativos e
involuntários.
Facultativos são os que
têm consciência da sua
aptidão. Involuntários
são aqueles cuja
influência se exerce sem
que o saibam.
(Médiuns e Mediunidade,
cap. XX - Médiuns de
efeitos físicos.)
B. Por que a escrita
direta é catalogada
entre os fenômenos
físicos?
Os Espíritos colocam a
escrita direta na ordem
dos fenômenos físicos,
porque neste caso eles
não se servem dos
materiais cerebrais do
médium, mas sim de
outros materiais,
diferentemente do que
ocorre na psicografia.
(Obra citada, cap. XX -
Médiuns de efeitos
físicos.)
C. A mediunidade de
efeitos físicos é
suscetível de
desenvolvimento?
Sim. Todos os dons
mediúnicos são
suscetíveis de
desenvolvimento. O
estudo, o exercício, a
calma, a boa vontade são
os meios para que o
experimentador consiga o
conhecimento da verdade,
e obtenha proveito em
seus trabalhos. Não há
palavras cabalísticas,
nem orações capazes de
levar ao fim desejado,
desde que faltem as
principais condições,
que são trabalho e
perseverança.
(Obra citada, cap. XX -
Médiuns de efeitos
físicos.)
Texto para leitura
164. Os fenômenos
físicos distinguem-se em
dois grupos:
manifestações
espontâneas e
manifestações
provocadas. As
manifestações físicas
resultam da mediunidade
de efeitos físicos, que
o Apóstolo Paulo chama o
dom das maravilhas.
(Médiuns e Mediunidade,
cap. XIX - Manifestações
Físicas.)
165. Manifestações
espontâneas são as que
se verificam
independentemente da
nossa vontade e mesmo
sem pensarmos em tais
fatos. (Médiuns e
Mediunidade, cap. XIX -
Manifestações Físicas.)
166. Manifestações
provocadas são o
resultado dos pedidos,
das invocações que
fazemos para obtenção
dos fenômenos. Estas
manifestações, como as
inteligentes, têm por
fim chamar a nossa
atenção para alguma
coisa extra-humana e nos
convencer da existência
de um poder superior ao
homem. (Médiuns e
Mediunidade, cap. XIX -
Manifestações Físicas.)
167. Como disse Paulo, a
cada um é dada a
manifestação do Espírito
para proveito. É para um
fim de utilidade, pois,
que o Senhor estabeleceu
a lei das comunicações
espíritas, e não para
satisfazer caprichos,
nem curiosidades vãs.
(Médiuns e Mediunidade,
cap. XIX - Manifestações
Físicas.)
168. Os fatos espíritas
estão intimamente
ligados à Doutrina da
Imortalidade, e, para
que esta verdade seja
compreendida por todos,
o Supremo Criador
permite as interessantes
manifestações que se
verificam em toda a
parte. Fazer, pois, mau
uso dos dons que nos
foram concedidos é
profanar as coisas
santas. (Médiuns e
Mediunidade, cap. XIX -
Manifestações Físicas.)
169. As manifestações
físicas se dividem em
fenômenos de: pancadas,
ruídos, levitação de
corpos, transportes,
rompimento e
desagregação da matéria,
materializações e
movimentos de corpos
inertes. (Médiuns e
Mediunidade, cap. XIX -
Manifestações Físicas.)
170. Médiuns de efeitos
físicos: são os
indivíduos especialmente
aptos para produzir
fenômenos materiais,
tais os que enumeramos.
Estes médiuns são
facultativos ou
involuntários. (Obra
citada, cap. XX -
Médiuns de efeitos
físicos.)
171. Facultativos são os
que têm consciência da
sua aptidão.
Involuntários são
aqueles cuja influência
se exerce sem que o
saibam. (Obra citada,
cap. XX - Médiuns de
efeitos físicos.)
172. Essa faculdade,
como qualquer outra
faculdade mediúnica, não
constitui um estado
patológico. Se o que a
possui sofre qualquer
enfermidade, esta
depende de uma causa
estranha. (Obra citada,
cap. XX - Médiuns de
efeitos físicos.)
173. Os médiuns de
efeitos físicos se
dividem em: tiptológicos,
motores, de translações
e levitações, de efeitos
musicais, de aparições,
de transportes,
pneumatógrafos,
excitadores e curadores.
(Obra citada, cap. XX -
Médiuns de efeitos
físicos.)
174. Médiuns
tiptológicos: são
aqueles por influência
dos quais se produzem
ruídos, pancadas. Os
médiuns de mesinha são
de tiptologia. (Obra
citada, cap. XX -
Médiuns de efeitos
físicos.)
175. Médiuns motores:
são os que produzem
movimentos de corpos
inertes. (Obra citada,
cap. XX - Médiuns de
efeitos físicos.)
176. Médiuns de
translações e suspensões
ou levitações: são os
que produzem a
translação aérea e
suspensão de corpos
inertes no espaço, sem
ponto de apoio. Alguns
há que podem elevar-se a
si mesmos. (Obra citada,
cap. XX - Médiuns de
efeitos físicos.)
177. Médiuns de efeitos
musicais: estes provocam
o toque de instrumentos
sem contacto. (Obra
citada, cap. XX -
Médiuns de efeitos
físicos.)
178. Médiuns de
aparições ou
materializações: são
aqueles que podem
provocar aparições
fluídicas ou tangíveis,
visíveis para todos os
assistentes. (Obra
citada, cap. XX -
Médiuns de efeitos
físicos.)
179. Médiuns de
transportes: são os que
podem servir de
auxiliares aos Espíritos
para transporte de
objetos materiais. É uma
variedade dos médiuns
motores e de translação.
(Obra citada, cap. XX -
Médiuns de efeitos
físicos.)
180. Médiuns
pneumatógrafos: assim
são designados os
médiuns que obtêm a
escrita direta. Os
Espíritos colocam a
escrita direta na ordem
dos fenômenos físicos,
porque neste caso eles
não se servem dos
materiais cerebrais do
médium, mas sim de
outros materiais. (Obra
citada, cap. XX -
Médiuns de efeitos
físicos.)
181. Médiuns excitadores:
são as pessoas que têm o
poder de desenvolver nos
outros, por sua
influência, a faculdade
de escrever ou de falar.
(Obra citada, cap. XX -
Médiuns de efeitos
físicos.)
182. Médiuns curadores:
estes têm o poder de
curar ou aliviar os
doentes, por imposição
das mãos ou por meio de
orações. Esta faculdade
às vezes não é senão a
exaltação do poder
magnético, fortificada
com o concurso de bons
Espíritos. (Obra citada,
cap. XX - Médiuns de
efeitos físicos.)
183. Todos esses dons
são suscetíveis de
desenvolvimento, como a
mediunidade escrevente e
outras já enumeradas. O
estudo, o exercício, a
calma, a boa vontade são
os únicos meios para que
o experimentador consiga
o conhecimento da
verdade, e obtenha
proveito em seus
trabalhos. Não há
palavras cabalísticas,
nem orações capazes de
levar ao fim desejado,
desde que faltem as
principais condições,
que são trabalho e
perseverança. (Obra
citada, cap. XX -
Médiuns de efeitos
físicos.)
184. Já dissemos que há
pessoas que desenvolvem
de um dia para outro a
sua mediunidade; outras
custam a desenvolvê-la.
Assim também o grau da
força psíquica, não
sendo igual para todos,
uns são capazes de com
sua simples presença
provocar fenômenos
verdadeiramente
maravilhosos; outros só
obtêm ligeiras
manifestações. (Obra
citada, cap. XX -
Médiuns de efeitos
físicos.)
185. Grande variedade de
médiuns existe pelo
mundo todo, além dos que
lembramos e
classificamos, que são
os mais comuns. Cumpre
ao leitor, se quiser
fazer um estudo mais
profundo desta
ramificação do
Espiritismo, ler com
atenção os seguintes
livros: No Invisível e
Problema do Ser, do
Destino e da Dor, de
Léon Denis, e
principalmente O Livro
dos Médiuns, de Allan
Kardec. (Obra citada,
cap. XX - Médiuns de
efeitos físicos.)
(Continua no próximo
número.)
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