Um leitor de nossa revista,
grande estudioso da Obra de
Allan Kardec, apresentou-nos
uma questão bastante
interessante. Disse-nos
ele:
Peço-lhe, se possível, me
ajudar a entender esta
questão: Na pergunta 780 de
O Livro dos Espíritos
é dito que o progresso moral
decorre do progresso
intelectual, mas nem sempre
o segue imediatamente. Desse
modo, conclui-se que o
Espírito progride primeiro
intelectualmente e em
seguida moralmente. Mas no
item 108 da mesma obra, ao
referir-se aos Espíritos
Benévolos, é dito que se
incluem nessa classe
Espíritos que progrediram
mais no sentido moral do que
no sentido intelectual. Não
existe contradição entre as
informações citadas? Como
pode o progresso realizar-se
mais no moral que no
intelectual?
Que o progresso moral nem
sempre acompanha o progresso
intelectual, eis um fato
conhecido e mencionado em
diversas obras espíritas. Há
no mundo em que vivemos
indivíduos extremamente
cultos e inteligentes,
capazes, no entanto, das
maiores torpezas.
Há quem entenda que o
descompasso não decorreria
apenas da dificuldade de
aquisição da virtude, se
comparada à maior facilidade
de aquisição do
conhecimento, mas,
sobretudo, da falta de
interesse das próprias
pessoas em se desenvolverem
moralmente.
Muitos pais, talvez em sua
grande maioria, se esforçam
por colocar o filho na
melhor escola e nos melhores
cursos – línguas, natação,
música, judô –, mas não os
ensinam a orar nem os levam
à escolinha de moral que as
diferentes religiões
oferecem, sem custo nenhum,
às nossas crianças. Esse
comportamento tem sido visto
com frequência até mesmo nas
famílias espíritas.
Em face disso, é natural que
o progresso intelectual seja
conquistado em primeiro
lugar, vindo mais tarde, a
reboque dele, o chamado
progresso moral, visto que
um e outro são
indispensáveis para que a
criatura humana atinja a
meta para a qual foi criada.
Emmanuel referiu-se a isso
na questão 204 do seu livro
O Consolador, adiante
reproduzida:
204
– A alma humana poder-se-á
elevar para Deus, tão
somente com o progresso
moral, sem os valores
intelectivos?
“O sentimento e a sabedoria
são as duas asas com que a
alma se elevará para a
perfeição infinita. No
círculo acanhado do orbe
terrestre, ambos são
classificados como
adiantamento moral e
adiantamento intelectual,
mas, como estamos examinando
os valores propriamente do
mundo, em particular,
devemos reconhecer que ambos
são imprescindíveis ao
progresso, sendo justo,
porém, considerar a
superioridade do primeiro
sobre o segundo, porquanto a
parte intelectual sem a
moral pode oferecer
numerosas perspectivas de
queda, na repetição das
experiências, enquanto que o
avanço moral jamais será
excessivo, representando o
núcleo mais importante das
energias evolutivas.”
(Obra e questão citadas.)
Quanto às características
dos Espíritos Benévolos,
mencionadas nas questões 97
e 98 e nos itens 107 e 108
d´O Livro dos Espíritos,
é bom ter em mente que
estamos falando de Espíritos
já chegados a um certo grau
evolutivo.
Fazem eles parte da chamada
segunda ordem, os Bons
Espíritos:
“Formam a segunda os que
chegaram ao meio da escala:
o desejo do bem é o que
neles predomina.” (L.E., 97)
“Assim, uns possuem a
ciência, outros a sabedoria
e a bondade. Todos, porém,
ainda têm que sofrer
provas.” (L.E., 98)
“Quando encarnados, são
bondosos e benevolentes com
os seus semelhantes. Não os
movem o orgulho, nem o
egoísmo, ou a ambição.”
(L.E., 107)
“Hão progredido mais no
sentido moral do que no
sentido intelectual.” (L.E.,
108)
Não estamos falando,
portanto, de Espíritos
ignorantes, mas de Espíritos
que já incorporaram ao seu
psiquismo qualidades
intelectuais e morais,
embora tenham até então dado
ênfase maior ao adiantamento
moral, o que pode haver
decorrido de uma sucessão de
provas e de experiências em
que pouco se conquista no
tocante ao intelecto, mas
muito no tocante ao
sentimento.
Madre Teresa de Calcutá e
Albert Einstein, só para
citar dois vultos conhecidos
do mundo em que vivemos, são
exemplos de grandes
benfeitores da Humanidade
que deixaram marca profunda
de sua passagem pelo orbe,
cada qual na esfera de
preocupações e interesses
que identificam com
perfeição as duas asas a que
Emmanuel se referiu.
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