WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Editorial Inglês Espanhol    

Ano 5 - N° 217 - 10 de Julho de 2011

 

 

O papel do livro na divulgação do Espiritismo


No final dos anos 90, falando aos dirigentes espíritas do Paraná, Divaldo Franco e Raul Teixeira, ao analisarem a situação do movimento espírita nos cinco continentes do globo, disseram que uma das dificuldades existentes na expansão do movimento espírita em grande parte do planeta era exatamente a inexistência ou insuficiência de obras espíritas editadas nos idiomas falados nos diferentes países.

Foi essa informação, que é evidentemente importantíssima, que nos levou a incluir em nossa revista eletrônica alguns textos traduzidos para os idiomas inglês e espanhol, com vistas a que pudéssemos transmitir a informação espírita – ainda que parcial – a um numeroso contingente de pessoas que possuem familiaridade com os idiomas citados.

Desse modo, cinco dos principais textos publicados em nossas edições, além da Carta ao leitor, são colocados semanalmente à disposição dos que dominam o inglês e o espanhol.

Os anos correram e hoje a situação se nos afigura sensivelmente favorável no tocante à disponibilidade do livro espírita editado em idiomas diversos, graças à atuação do Conselho Espírita Internacional que, em parceria com a Federação Espírita Brasileira, vem editando numerosos títulos em diferentes línguas, com ênfase para a obra de Allan Kardec e de Chico Xavier.

No site que mantém na internet – www.edicei.com – o Conselho Espírita Internacional relaciona as obras já publicadas, permitindo ao interessado saber quais são os idiomas nos quais existem livros disponíveis.

Eis alguns dados que colhemos no mencionado site:

- no idioma inglês, o CEI já publicou 6 títulos da série André Luiz, 2 romances de Emmanuel e mais os livros Jesus no Lar, Cartilha do Bem, Mensagem do Pequeno Morto e Pai Nosso.

- em espanhol, 5 títulos da série André Luiz, 1 título da série Fonte Viva e mais Seara dos Médiuns, Justiça Divina, Religião dos Espíritos, Cartilha do Bem, O Espírito da Verdade, Vida e Sexo, Pensamento e Vida e Mensagem do Pequeno Morto.

- na língua alemã, Nosso Lar, Os Mensageiros, Cartilha do Bem e Mensagem do Pequeno Morto.

- em francês, toda a série André Luiz, os 5 romances de Emmanuel, toda a série Fonte Viva e mais os livros O Consolador, A Caminho da Luz e Jesus no Lar.

- no idioma russo, 6 títulos da série André Luiz e o livro Há 2000 Anos.

- em húngaro: Agenda Cristã.

É de ressaltar que na lista acima não estão relacionadas as obras de Kardec, que a distribuidora do CEI disponibiliza em diferentes idiomas, além da notícia de que um número expressivo de outros livros encontra-se em processo de tradução, o que mostra o dinamismo e a disposição com que o Conselho Espírita Internacional vem-se aplicando à tarefa.

Na Biblioteca virtual mantida por esta revista – http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/principal.html - o leitor encontra também, para fins de leitura e mesmo de download, as obras básicas do Espiritismo, de autoria de Kardec, bem como obras de autores importantes como Léon Denis e Gabriel Delanne, editadas nos principais idiomas falados na Europa e também em esperanto.

A tarefa de divulgação espírita fora do Brasil apresenta-se desse modo mais facilitada, embora não dependa ela apenas dos livros, uma vez que requer o trabalho continuado e perseverante de todos aqueles que compreendem quão importante é tornar a doutrina espírita conhecida de todos.




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita