WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 7 - N° 308 - 21 de Abril de 2013
GUARACI DE LIMA SILVEIRA
glimasil@hotmail.com
Juiz de Fora, MG (Brasil)
 

 
Vinícius Lara: 

“Ser jovem é transitório;
ser intolerante é estado
de espírito”

O palestrante e estudioso mineiro, radicado na cidade de
Bicas, fala sobre várias questões da atualidade e diz
como vê a participação do jovem nas atividades
desenvolvidas pelas instituições espíritas

Vinícius Lara da Costa (foto) nasceu na cidade de Bicas-MG, onde reside atualmente. É professor de História. Desde criança foi levado ao Centro Espírita para estudos do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita. Quem o levava era sua mãe, desejando que Vinícius tivesse uma formação cristã adequada  aos  tempos  atuais.  Hoje  é  diretor-

presidente da “Morada do Caminho” – www.moradadocaminho.com.br também na cidade de Bicas. Atua ainda como coordenador mediúnico e diretor de estudos no Centro Espírita Fé e Caridade, importante e antiga instituição espírita da cidade de Juiz de Fora-MG. Vinícius nos encanta pela profundidade demonstrada em suas palestras e em suas posturas de um jovem equilibrado e consciente. Recentemente assistimos a um estudo por ele dirigido e saímos muito felizes entendendo ser ele um Espírito preparado na espiritualidade para dar seguimento em grau maior aos trabalhos de introspecção e divulgação dos apontamentos doutrinários. Ao buscá-lo para esta entrevista, prontamente e carinhosamente, atendeu o nosso pedido e conversou conosco: 


Como foi sua iniciação no Movimento Espírita?

Sou espírita desde muito novo, embora não tenha me adaptado ao movimento com facilidade. Sempre fui considerado aquela criança “difícil” de se evangelizar porque aceitava com muitas reservas as naturalizações que algumas professoras faziam em relação aos aspectos da doutrina, como se fossem dogmas da religião de ontem. Por um tempo, cheguei mesmo a abandonar o Espiritismo, mas aos 14 anos vivenciei minha primeira experiência mediúnica. A partir da mediunidade em educação, criei raízes e permaneço até hoje na tarefa.   

Quais atividades realiza dentro do Movimento Espírita e em quais Centros Espíritas atua?

Atuo atualmente em duas instituições espíritas de modo direto. Em Bicas sou fundador e diretor presidente da Morada do Caminho, uma instituição espírita de amparo à infância. Na casa oferecemos, além das atividades religiosas, oficinas de arte e cultura, aulas de idioma e reforço escolar para crianças e jovens da comunidade. Diferente do que costuma acontecer, essa casa foi elaborada não a partir da cisão entre outras, mas da união de trabalhadores de várias origens na busca por um modelo de promoção social coerente com os modelos crísticos e espíritas. Em Juiz de Fora, fui adotado e adotei com o mesmo carinho o Centro Espírita Fé e Caridade, onde trabalho como diretor mediúnico e coordeno também um grupo de estudos acerca do Novo Testamento. 

Em sua opinião, como o jovem espírita se sente dentro do movimento? É bem recebido? Ele se sente à vontade e é bem orientado?

O cenário está mudando, mas até bem pouco tempo o jovem era um frequentador estranho dentro das casas espíritas. Explico-me: sempre foi ele tratado como o “futuro” do movimento, mas não possuía capacidade para fazer outra coisa na instituição que não fossem trabalhos braçais. Estudos, de vez em quando. Passes, se fosse exemplar. Mediunidade, nunca. Nesse contexto o jovem permanecia nas casas espíritas por algum tempo e depois recebia outros convites mais abertos à sua vontade de trabalhar. Conheci mesmo vários companheiros que se desligaram do movimento espírita e se ligaram a grupos protestantes ou carismáticos exatamente pela acolhida e oportunidade de serviços mais amplos. Como disse, e com muita alegria, o cenário está mudando. Atualmente várias casas têm compreendido o papel do jovem no movimento de hoje, não do amanhã distante. As propostas de trabalho se reformulam e os jovens podem se adaptar mais facilmente ao serviço espírita.  

Como construir o “Ser Ético” nestes tempos de transição, a partir do status de jovem?

Ser jovem é transitório; ser intolerante é estado de espírito. Não creio que o status de juventude seja diferencial para a conduta do ser ao longo da vida. Sobre os tempos de transição, acredito, com nossos orientadores espirituais, que o movimento se iniciou pela vinda do Cristo e hoje, como há 200 anos, o mundo passa por grandes transformações. Para ser ético neste processo que transcende a compreensão geral cabe ao espírito ser entregue à essência do que o Mestre nos propõe, e cada vez mais desligado das formas estéreis. Em um joguete filosófico podemos dizer que a ética é o Cristo em nós, enquanto a moral é obra das tantas religiões.  

Em sua opinião de jovem, o que deveria ser mudado dentro das práticas exercidas nos Centros Espíritas?

Não sou um revolucionário e entendo os limites do tempo no serviço do Pai, mas acredito que em nossas casas espíritas muita coisa precisaria ser modificada. Vivemos uma burocratização crescente do trabalho espírita com avalanches de cursos formadores que no fim não são capazes de formar muita coisa. O sistema se torna ainda mais obsoleto quando se é trabalhador de uma instituição qualquer e, por motivos particulares, deve-se transferir de cidade ou núcleo de trabalho. Nesse momento todo o sistema em vigor entra em conflito e já não basta haver estudado, é preciso recomeçar do zero iniciando novo movimento burocrático e moroso de ligação ao serviço. Além disso, vive-se a supervalorização de mensagens mediúnicas estranhas ou, quando não, a esterilidade da mediunidade como algo ultrapassado e perigoso. Sinceramente, há muito que se compreender acerca do Espiritismo para lidar com estas situações. Conforme disse, no entanto, entendo os limites do tempo no processo de amadurecimento das almas e creio que as mudanças que aponto vêm acontecendo normalmente. Alguns “donos” de casas espíritas estão retornando para a pátria espiritual e aos poucos vêm surgindo novas cabeças voltadas mais para o que é de importância ao Espírito em detrimento de quaisquer outras coisas. 

Dentre os fundamentos básicos da Doutrina Espírita qual deveria ser o mais enfocado na formação do jovem espírita?

O método kardequiano de análise crítica. Ao jovem deste milênio não é justo oferecer cartilhas quaisquer, o processo de amadurecimento será tão mais produtivo quanto mais luz o iniciante possuir para, de suas próprias reflexões, iluminar o caminho por onde pretende andar. 

Como foi seu engajamento nas propostas de dirigente espírita? Quais são seus objetivos?

Não sei responder esta pergunta. Não quis ser dirigente, não me programei para isso ou mesmo me apego à função. As coisas foram acontecendo naturalmente e hoje ocupo o papel de liderança a que se refere à pergunta. Intimamente fico muito desconfortável com os comentários que escuto por onde viajo acerca do “Vinícius Lara”. Sei que o tal Vinícius é muito maior do que eu, e bastante diferente, mas também sei que por onde o Pai me permitiu passar, esta personagem foi capaz de abrir caminho a outros jovens tarefeiros. Talvez este seja o objetivo de eu estar ligado à gestão do movimento, ou mesmo respondendo esta pergunta agora.  

O jovem não-espírita o procura para conhecer a Doutrina?

Várias vezes e, por grata alegria, muitos deles se tornam simpatizantes da doutrina ou mesmo trabalhadores em instituições espíritas por aí. 

Acaso lhe fosse solicitado uma formatação de estudos das obras de André Luiz para jovens, quais seriam suas sugestões?

Ótima pergunta, embora o espaço de uma resposta não seja suficiente para abarcar todo um programa. Existem vários itens na obra de André Luiz de muita importância para o esclarecimento acerca dos postulados espíritas. Em alguns aspectos o autor mesmo dilata o conjunto de reflexões apresentadas por Allan Kardec ampliando o cenário de abrangência espírita para muito além da simples cogitação. Em minhas meditações, tenho cada vez mais acreditado na mudança na fórmula de transmissão do ensino. Já não vivemos no tempo dos grandes ícones ou da exposição sumária de assuntos quaisquer. Como ponto básico na formatação de estudos acerca da obra de André Luiz a jovens, creio que o ponto fundamental seria o foco nas perguntas e não nas respostas. Gerar dúvidas e a seguir explicar o que o Espiritismo pode somar às reflexões seria o ideal. Conheço inclusive um grupo de jovens que leva a sério este modelo crítico de estudos. Em Juiz de Fora há um movimento interessante em torno da juventude organizado pelo amigo e irmão Waldyr Imbroisi, que considero o modelo mais interessante de quantos conheço por onde pude viajar. As reuniões como citadas acontecem neste grupo tanto dentro dos ciclos de mocidade da Casa Espírita, como também nas ações do DEJ-AME da cidade. Valeria a pena o contato. 

Acredita que vivemos hoje uma derrocada ou um avanço das sociedades?

Vivemos hoje parte do ciclo de amadurecimento de nossas almas. Aos que creem na evolução como processo linear, estamos em derrocada. Prefiro substituir evolução por amadurecimento e o modelo linear pelo espiral cíclico. Estamos de retorno à casa do Pai, conforme o filho pródigo da parábola evangélica. 

Como apresentar Jesus dos espíritas para a sociedade atual?

Falando menos e sendo mais. 

Em sua opinião, qual deve ser hoje a essência do debate: Tradições x Espiritismo?

O cerne deste debate deveria se concentrar no fato de que o Espiritismo enquanto filosofia espiritualista não possui qualquer pacto com tradições humanas. Se há tradicionalismo em alguma casa espírita é importante rever os fundamentos de nossa crença e compreender sua proposta inicial. Aos demais companheiros do planeta, que se realizam na presença de tradições e rigores, desejemos a bênção de Deus e os votos de muita paz em sua caminhada para o alto. No entanto, ao Espiritismo, transparência e lucidez. 

Como deve ser estudado o tema sexualidade entre jovens espíritas?

Como por quaisquer jovens, com respeito, carinho e esclarecimento. É importante romper com ideias pré-concebidas e de funda marca preconceituosa e cruel. O sexo é faculdade da alma e o corpo que o exterioriza é templo de Deus. As inferências que se projetam dessa realidade são de caráter muito pessoal; o fato é que o Espiritismo não pode reproduzir todo o preconceito judaico-cristão acerca da sexualidade, deve compreendê-la e respeitá-la como manifestação da alma.  

Acredita na eficiência dos atuais modelos de encontros de jovens espíritas ou eles deveriam ter outro formato?

Acredito muito, são trabalhos formidáveis! Há apenas algumas reflexões que me surgem à mente sobre esse aspecto. O movimento espírita de modo geral se constituiu de maneira bastante elitista, e isto fica mais claro quando pensamos nos trabalhos assistenciais – que hoje se modificam já em tempo – dividindo pessoas entre assistidos e assistentes. Neste cenário os encontros de juventude espírita e todo o restante das atividades religiosas do movimento terminavam por se voltar a indivíduos de classe média alta, enquanto boa parte da juventude de menor renda permanecia afastada do processo como um todo. Este estigma, filho de uma postura incompleta acerca da função das casas dentro da assistência social, tende a terminar e apenas ele me preocupa quando observo os encontros de jovens de que me pergunta.  

Uma palavra para os jovens de hoje.

Perseverança e amadurecimento. O mundo inteiro é oficina de Deus e por isso saibam servir ao Criador onde forem chamados, independentemente das formas religiosas ou sociais do serviço. Não vale a pena perder o encanto pelo outro e há sempre um pouco mais a se fazer. No momento em que se encontrarem sejam luz e todo o resto será apenas detalhe. 

Agradecemos e pedimos suas palavras finais.

Agradeço aos amigos pelo carinho e a confiança nas perguntas realizadas com tanto afeto. Espero nos encontremos por outros caminhos ao longo das tarefas que a providência nos confia e sinceramente transmito aos leitores amigos um abraço carinhoso e um beijo no coração.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita