Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão católica do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/1.
As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo.
Questões para debate
1. Quando João Batista começou a anunciar a chegada do reino dos céus e a batizar nas águas do rio Jordão, até os fariseus e os saduceus o buscavam. Que palavras então João lhes dirigia?
2. Jesus, segundo Mateus, teria sido tentado três vezes pelo diabo. Que lições o Mestre então lhe deixou?
3. Em qual cidade Jesus começou a pregar?
4. Como se chamavam os primeiros discípulos convidados por Jesus a auxiliá-lo?
5. Em que parte deste Evangelho começa e termina o Sermão da Montanha?
Texto para leitura
7. Jesus começa a pregar - Tendo João sido preso, Jesus voltou à Galileia e foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulon e Neftali. Desde então ele começou a pregar e a dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”. Foi então que, andando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, ambos pescadores, a quem convidou que o seguissem. Eram Simão, chamado Pedro, e André, e eles, deixando suas redes, o seguiram. Em seguida, viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu, e eles, deixando seu barco e o pai, também o seguiram. Jesus percorria então toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todas as enfermidades e moléstias do povo. Sua fama correu por toda a Síria e, por isso, eram-lhe trazidos todos os que padeciam enfermidades e tormentos, bem como os endemoninhados, os lunáticos, os paralíticos, e ele os curava. (Mateus, 4:12 a 4:24.)
8. As bem-aventuranças do Sermão da Montanha - Jesus, vendo a multidão que o seguia, subiu a um monte e, assentando-se, aproximaram-se os seus discípulos. O Senhor começou então a falar, iniciando ali um famoso sermão que ficou conhecido com o nome de O Sermão da Montanha, o qual se estende pelos cap. 5, 6 e 7 do Evangelho de Mateus. A parte inicial do sermão são as chamadas bem-aventuranças, em número de nove: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós”. (Mateus, 5:1 a 5:12.)
9. Somos o sal da terra e a luz do mundo - Na sequência do sermão, Jesus asseverou: “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo: não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. (Mateus, 5:13 a 5:16.)
10. Jesus diz que não veio revogar a lei, mas cumpri-la - Jesus deixa claro, em seu sermão, que ele não veio destruir a lei ou os profetas, mas cumpri-los. E disse mais que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. A importância do cumprimento da lei pode ser aquilatada pelas seguintes palavras do Senhor: “Qualquer, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus”. (Mateus, 5: 17 a 5:20.)
11. Devemos reconciliar-nos com os adversários - Jesus, após confirmar o mandamento “Não matarás”, acentua que não é apenas quem mata que será réu de juízo, e sim todo aquele que, sem motivo, se encolerizar contra o seu irmão. Abominando as palavras ofensivas contra os nossos semelhantes, Jesus propõe-nos também a reconciliação com os adversários. Quando uma pessoa for levar sua oferta ao altar e se lembrar de que seu irmão tem algo contra ela, deve primeiro ir reconciliar-se com seu irmão e só depois apresentar a sua oferta. Tal postura é tão importante, que Jesus repete o ensinamento: “Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil”. (Mateus, 5:21 a 5:26.)
12. A lição sobre o adultério - Reprovando também o adultério, como fora dito aos antigos, Jesus ensina que todo aquele que atentar numa mulher para a cobiçar “já em seu coração cometeu adultério com ela”. “Portanto”, assevera o Mestre, “se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” (Mateus, 5:27 a 5:30.)
Respostas às questões propostas
1. Quando João Batista começou a anunciar a chegada do reino dos céus e a batizar nas águas do rio Jordão, até os fariseus e os saduceus o buscavam. Que palavras então João lhes dirigia?
João lhes disse: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera vindoura? Dai, pois, frutos de verdadeira penitência. Não digais dentro de vós: Nós temos a Abraão por pai! Pois eu vos digo: Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo. Tem na mão a pá, limpará sua eira e recolherá o trigo ao celeiro. As palhas, porém, queimá-las-á num fogo inextinguível”. (Mateus, 3:7 a 3:12.)
2. Jesus, segundo Mateus, teria sido tentado três vezes pelo diabo. Que lições o Mestre então lhe deixou?
Foram três as lições que Jesus lhe deixou: 1) Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. 2) Não tentarás o Senhor teu Deus. 3) Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. (Mateus, 4:3 a 4:11.)
3. Em qual cidade Jesus começou a pregar?
Quando Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galileia e, deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e Neftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: A terra de Zabulon e de Neftali, região vizinha ao mar, a terra além do Jordão, a Galileia dos gentios, este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte. Desde então, Jesus começou a pregar: Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo. (Mateus, 4:12 a 4:17.)
4. Como se chamavam os primeiros discípulos convidados por Jesus a auxiliá-lo?
Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, que eram pescadores; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. (Mateus, 4:18 a 4:22.)
5. Em que parte deste Evangelho começa e termina o Sermão da Montanha?
O Sermão começa no capítulo 5 e termina no capítulo 7 do Evangelho de Mateus.